terça-feira, 2 de julho de 2013

Conheça as calorias de cada tipo de Pizza

Quem resiste ao cheirinho da massa com orégano assando no forno e o queijo começando a derreter em cima da pizza? A infinidade de sabores que extrapola a combinação clássica, entretanto, pode rechear o final de semana com calorias de sobra e fazer você transbordar de culpa. "Para escolher bem sua fatia de pizza, você deve prestar atenção na espessura na massa, na quantidade e no tipo de recheio que é usado", afirma a nutricionista Fernanda Resende Pessoa, do Centro Médico Nova Lima, em Minas Gerais. Uma fatia simples pode somar até 600 calorias se não for escolhida com cuidado - por outro lado, dicas simples reduzem este valor pela metade. No Dia do Trigo (10 de Novembro), confira os sabores mais leves e os nutrientes que eles oferecem: 

Muçarela

Uma fatia de pizza de muçarela tem, em média, 228 calorias. De acordo com a nutricionista Fernanda Resende Pessoa, do Centro Médico Nova Lima, o queijo fornece proteínas e cálcio para o nosso organismo. "Se utilizado em grande quantidade, ele aumenta drasticamente o teor de gorduras saturadas e calorias por porção", afirma a especialista. "Ao acrescentar queijo em qualquer sabor de pizza, prefira os brancos ou a muçarela de búfala e evite queijos como prato, parmesão, provolone e cheddar, mais gordurosos."
pizza de atum com cebola - Foto: Getty Images

Atum com cebola

A cebola contém substâncias que fazem muito bem à saúde: além da vitamina C, que fortalece o sistema imunológico, a cebola é cheia de alicina e selênio, nutrientes com poder antioxidante para dar força extra no controle do colesterol e do diabetes. "O atum também é rico em selênio, mas as estrelas desse alimento são o ômega-3, gordura poli-insaturada que protege o coração contra doenças, e o magnésio, nutriente conhecido por controlar o humor", diz a nutricionista Renata Fidelis, do Spa Sorocaba. Uma fatia de pizza de atum com cebola tem em média 255 calorias.
pizza de champignon com muçarela - Foto: Getty Images

Champignon com muçarela

Os cogumelos são ricos em ácido fólico e cobre, que ajudam a prevenir anemia, e em potássio, envolvido nas contrações musculares. "No entanto, é preciso tomar cuidado com as versões em conserva do cogumelo, que possuem conservantes e muito sódio, causando retenção de líquido e prejudicando a pressão arterial", diz a nutricionista Fernanda. A pizza de champignon com muçarela tem em média 235 calorias por fatia.
pizza de escarola, palmito e muçarela - Foto: Getty Images

Escarola, palmito e muçarela

Rica em fibras, a escarola controla a saciedade e é uma ótima fonte das vitaminas antioxidantes C e E, de vitaminas do complexo B que ajudam as funções cerebrais, e de minerais como cálcio, potássio, fósforo e ferro. Segundo as nutricionistas, o palmito possui vitaminas A e do complexo B, além de cálcio, fósforo e ferro. Uma fatia desse sabor tem, em média, 240 calorias. 
pizza de muçarela de búfala, tomate seco e rúcula  - Foto: Getty Images

Muçarela de búfala, tomate seco e rúcula

A pizza de muçarela de búfala tem, em média, 230 calorias por fatia. Ela fornece proteínas e cálcio presentes na mussarela - prefira a versão light, que tem menos gorduras e pode ser incluída na dieta. "Já a rúcula possui vitaminas A e C, e minerais como cálcio, ferro e magnésio, sendo um nutriente importante para o fortalecimento dos ossos e antioxidante", diz a nutricionista Fernanda. Por ser rica em fibras, a rúcula também ajuda na saciedade. O tomate seco possui uma concentração maior de nutrientes como vitamina A, magnésio e licopeno, esse último responsável por proteger do câncer de próstata. "No entanto, a versão seca possui mais gorduras e sódio, não dá para exagerar no consumo", diz Renata Fidelis. 
pizza de palmito com muçarela - Foto: Getty Images

Palmito com muçarela

Com 245 calorias por fatia, a pizza de palmito com muçarela fornece as proteínas e o cálcio da muçarela, além dos nutrientes presentes no palmito, como vitaminas A, vitaminas do complexo B, fósforo, ferro e cálcio, assim como o queijo. 
pizza de peito de peru com catupiry  - Foto: Getty Images

Peito de peru com catupiry

A pizza de peito de peru com catupiry tem em média 300 calorias por fatia. O número é alto comparado com as outras versões e deve ser consumindo somente se você faz questão do queijo cremoso. "O catupiry tem alto teor de gorduras, principalmente a saturada, que em excesso leva à obesidade e aumenta o risco de doenças cardiovasculares", afirma a nutricionista Fernanda Resende. "O peito de peru é uma carne magra e rica em proteínas, sendo uma ótima opção para rechear a pizza."
pizza de brócolis com muçarela - Foto: Getty Images

Brócolis com muçarela

A pizza de brócolis com muçarela tem, em média, 250 calorias por fatia. De acordo com Renata Fidelis, os brócolis são ricos em ácido fólico, flavonoides, vitamina C e vitamina A, e seus benefícios para a saúde incluem proteger o coração, melhorar o funcionamento do intestino, reforçar a imunidade, controlar o diabetes e aliviar os sintomas de gastrite. 

pizza de marguerita - Foto: Getty Images

Marguerita

Uma fatia de pizza de marguerita tem, em média, 228 calorias e possui as proteínas e o cálcio do queijo, além da vitamina A, do magnésio e do licopeno presentes do tomate. "Nesse caso, como o tomate está em sua forma fresca, as quantidades de gordura e sódio são menores do que no tomate seco", afirma Renata Fidelis.

Fonte: MInha Vida

Sopas Light

Sopa de Legumes 



Calorias: 56 kcal
Rendimento: 1 porção

Ingredientes:
- 1 batata pequena
- 1 cenoura
- 3 colheres (sopa) de repolho picado
- 2 colheres (café) azeite ou óleo
- 1 pitada de sal

Preparo: Cozinhe os vegetais em 200ml (um copo) de água. Bata tudo no liquidificador.

Sopa Cremosa de Palmito
Calorias por porção: 62 kcal (1 concha média)
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
- 250g de palmitos em conserva
- 1 colher (sopa) de margarina light
- 1 cebola média ralada
- 1 dente de alho amassado
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 3 xícaras (chá) de caldo de galinha
- 1 xícara (chá) de leite desnatado
- sal e pimenta a gosto
- cubinhos de pão torrado
- pedaços de palmito para servir

Preparo:
Aqueça a margarina light, refogue o alho, a cebola e junte os palmitos. Cozinhe por 3 minutos. Acrescente a farinha de trigo, mexendo bem. Lentamente, junte o caldo de galinha, sempre mexendo. Deixe levantar fervura e cozinhe por 10 minutos. Deixe a mistura amornar e bata no liquidificador. Junte o sal, a pimenta (opcional) e o leite . Deixe ferver por 5 minutos. Coloque em uma sopeira, sirva com cubinhos de pão torrado e pedacinhos de palmito.

Sopa de tomate com manjericão

Calorias por porção: 50 kcal (1 concha média)
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de margarina light
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 500g de tomate sem pele e sem sementes maduros, picados
- 4 xícaras de (chá) de caldo de legumes
- 2 colheres de (sopa) de manjericão picado (pode ser desidratado)

Preparo: Aqueça a margarina light em uma panela média, junte a cebola e o alho e refogue até que fiquem levemente dourados. Acrescente o tomate picado, o caldo de legumes e deixe ferver. Cozinhe com a panela tampada por cerca de 10 minutos. Acrescente o manjericão e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Após isso é só servir.

Creme de Agrião

Calorias por porção: 95 kcal
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
- 2 colheres (sopa) de margarina
- 1 cebola pequena picada
- 3 xícaras (chá) de agrião limpo (folhas e talos)
- 2 batatas sem casca picadas em cubinhos
- 3 xícaras (chá) de caldo de legumes
- 3 colheres (sopa) de creme de leite light
- ½ copo (125ml) de leite desnatado
- sal a gosto

Preparo:
Aqueça a margarina, refogue a cebola e as folhas e talos mais tenros do agrião. Quando começar a amolecer, acrescente as batatas e o caldo de legumes e cozinhe por 20 minutos, aproximadamente. Retire da panela e bata tudo no liquidificador. Volte o caldo batido à panela e misture o creme de leite, mexendo sempre. Tempere com sal, aqueça bem e sirva em seguida.

Sopa de Beterraba

Calorias por porção: 70 kcal
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 25 minutos

Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de óleo
- 1 cebola média picada
- 3 beterrabas, sem casca, picadas (500g)
- 1 litro ½ de água
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 tablete de caldo de legumes
- ½ colher de (sopa) de amido de milho
- Sal a gosto

Preparo:
Em uma panela de pressão grande, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 4 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente a beterraba, a água, o suco de limão, o açúcar e o caldo de legumes por 15 minutos, após o início da fervura. Transfira para o copo do liquidificador e bata até que fique homogêneo. Volte ao fogo alto e adicione o amido de milho já dissolvido em meia colher (sopa) de água, e cozinhe, mexendo sempre, por 1 minuto, ou até encorpar e acrescente o sal a gosto. Sirva em seguida.

Sopa de Iogurte com Pepino

Calorias: 55 Kcal
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:
- 1 pepino grande
- 1 cebola pequena picada
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
- 1 ½ tablete de caldo de galinha dissolvido em 2 ½ xícaras (chá) de água quente
- 1limão (cascada ralada e suco)
- 1 ramo de hortelã fresca picado
- 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
- sal e pimenta a gosto
- folhas de hortelã para enfeitar

Preparo:
Reserve uma ponta do pepino com mais ou menos 4 cm para enfeitar e pique o restante. Em uma panela, refogue a cebola no azeite até que fique macia. Junte o pepino picado, o caldo de galinha, a casca e o suco do limão e a hortelã. Deixe levantar fervura e depois, cozinhe tampado por cerca de 20 minutos. Passe a mistura por um processador ou bata no liquidificador e reserve até resfriar. Tempere com sal e pimenta. Enfeite com hortelã e fatias finas de pepino.

Fonte: MInha Vida