segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vantagens do consumo do Cacau


1. Câncer de intestino
Pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, divulgaram em 2008 que o chocolate pode ajudar a combater o câncer de intestino. Isso porque algumas moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas, possuem propriedades antioxidantes, que serviriam para proteger as células das degenerações do tumor.
2. Bem-estar
A sensação de bem-estar causada pelo chocolate encontra respaldo na ação da endorfina e da dopamina, relacionadas ao relaxamento. Alguns cientistas afirmam que a delícia é capaz de aumentar a produção dessas substâncias.
3. Fluxo arterial
Estudos mostram que o consumo do chocolate amargo melhora o fluxo arterial e faz bem à saúde cardiovascular por diminuir a tendência de coagulação das plaquetas e de obstrução dos vasos sanguíneos. Ajuda a diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).
4. Saúde do coração
O chocolate tem efeitos benéficos para o coração. Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que a versão amarga (rica em cacau) inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial. O resultado positivo é atribuído às catequinas e procianidinas, antioxidantes encontrados na iguaria.
5. Saúde cerebral
O chocolate amargo pode reduzir os danos cerebrais após um acidente vascular cerebral, segundo um estudo da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. Os cientistas descobriram que um composto chamado epicatequina protege as células nervosas. Os testes foram realizados em ratos e a equipe espera que os efeitos possam ser aplicados em seres humanos.
6. Na gravidez
Chocolate durante gravidez pode ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). Uma pesquisa da Universidade Yale, nos Estados Unidos, sugere que mulheres que saboreiam a delícia ao menos cinco vezes por semana estão 40% menos propensas a desenvolver o problema do que aquelas que a consomem menos de uma vez. O composto teobromina, encontrado principalmente nas variedades amargas e meio-amargas, pode ser o responsável pelo benefício.
7. Ataques cardíacos
Pessoas que sobreviveram a ataques cardíacos e comem chocolate podem reduzir o risco de morrer por problemas do coração, segundo pesquisa realizada na Suécia. Testes mostraram que saborear o produto duas vezes por semana resultou em 66% menos chances de morrer de doença cardíaca e uma vez por semana reduziu o risco quase pela metade. Isso porque a delícia é rica em antioxidantes, que nos protege do envelhecimento causado pelos radicais livres.
8. Dores
Ingerir chocolate pode aliviar dores, de acordo com um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. A distração de comer ou beber por prazer atuaria como um analgésico natural. Os testes foram realizados em ratos, mas os pesquisadores acreditam que o mesmo efeito ocorra em pessoas.
9. Beleza
O chocolate é um aliado da beleza também. Está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras e outros cosméticos. Além do alto poder hidratante, o produto combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.
10. Desgaste físico
Dois levantamentos realizados por cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, concluíram que leite com chocolate é a melhor bebida para se recuperar da atividade física. Os benefícios estariam na quantidade de carboidratos e proteínas da mistura.

 Fonte: Terra

CACAU- O ALIMENTO ENERGIZANTE



O cacau, desde sua polpa até as sementes possui um ótimo valor nutricional e oferece inúmeros benefícios para a saúde.



Historicamente o cacau sempre foi cultivado para obtenção das sementes para a produção de chocolate, mas todo o fruto pode ser utilizado. Além da polpa a casca do cacau pode ser aproveitada na forma in natura ou na forma de farinha da casca seca e servir para alimentar bovinos, suínos, aves e peixes. Não serve para consumo humano. Pode também ser utilizada para produzir fertilizantes, álcool e extrair pectina (substancia utilizada na produção de geléias).
Com as sementes devidamente fermentadas e processadas extrai-se o cacau em pó e a manteiga do cacau.
A partir do cacau em pó prepara-se o chocolate com a adição de leite, açúcar, gordura vegetal, glicose, estabilizantes de ácidos graxos, conservantes e aromatizantes. Veja bem, cacau não é a mesma coisa que chocolate.
O cacau em pó pode ser utilizado em diversas preparações culinárias e como substituto do chocolate em pó, com a vantagem de ser mais nutritivo e conter menos gordura e açúcar.
Com a manteiga do cacau produz-se o chocolate branco.

Com a polpa do cacau, a parte branca e mucilaginosa do fruto, pode-se preparar deliciosos e nutritivos sucos de sabor bem exótico, parecido com o sabor de outras frutas tropicais como o cupuaçu e graviola, além de geléias, destilados como vinho e vinagre, iogurtes, doces e sorvetes.
Devido a algumas substancias no cacau o suco pode apresentar um aspecto mais viscoso e pastoso quando comparado a outros sucos.

A polpa contém fibras, glicose, frutose e sacarose que são potencialmente energéticos Contem inúmeras vitaminas como as do complexo B: B1, B2 e niacina que agem na tonicidade muscular, no sangue e nos nervos. Contem Vit C que fortalece o sistema imunológico. Possui sais minerais como ferro, fósforo, cálcio que ajudam na saúde dos ossos, dentes e funcionamento do cérebro. A vit A presente neste alimento atua na saúde da pele e olhos, além de possuir proteínas, carboidratos, pouca gordura e pectina.
As fibras colaboram com o funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre além de controlar a absorção de gordura e açucares.
Possui composto antioxidante, a epicatequina que protege o coração, previne câncer e auxilia nos casos de depressão.


 Sugestão preparo do suco de cacau:
100 g de polpa de cacau (encontrada em supermercado na forma congelada)
200 ml de água filtrada
Mel
Bater tudo no liquidificador e beber em seguida.


Patrícia Brigagão Mendes