quarta-feira, 3 de abril de 2013

TRIGLICERÍDEOS





ALIMENTOS  NÃO RECOMENDADOS:

Carboidratos refinados ( açúcar, mel, farinha branca), sucos de frutas , frutas secas, arroz branco, massas, biscoitos, mingau, farinhas em geral, pães doces,bolos, leite condensado, sorvetes, leites integrais e derivados, creme de leite, maionese, manteiga, margarina, geléia, frutose, álcool, chocolate, pudim , coco, ervilha, milho, batata, inhame, aipim,batata baroa, batata doce, banana, uva, caqui , fruta do conde,refrigerantes normais,carnes gordas e bacon.

ALIMENTOS INDICADOS:

Fibras ( aveia, linhaça,feijão, ervilha cozida, verduras, legumes, pão integral, arroz integral, biscoito integral). As fibras reduzem a gordura circulante.
Peixes ricos em Omega –3 ( salmão, atum, sardinha, bacalhau, truta,sashimi, arenque). Consuma pelo menos três vezes por semana.
Alho – 1 dente ao dia. Ajuda a combater as gorduras.
Usar adoçantes e refrigerantes diet ou light.
Consumo de soja controlado.


DICAS

Ø      Praticar atividades física , no mínimo quatro vezes por semana, 30 minutos, diminuem o LDL e aumentam o HDL, além de diminuir os triglicerídeos.
Ø      Criar o hábito de comer comida japonesa ( sem frituras), ela é rica em peixe, soja, legumes, faz bem ao coração.
Ø      Não adoce bebidas. Use o adoçante ou consuma de forma natural.


Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista




Cuidados com Microondas



1. Desligue o Forno antes de limpá-lo. 
2. Mantenha o interior do Forno limpo.
Quando restos de comida ou pingos se aderem às paredes do Forno, esfregue com um pano úmido. Detergente pode ser usado se o Forno estiver muito sujo. O uso de detergentes abrasivos não é recomendado. 
3. A superfície externa do Forno deve ser limpa com um pano úmido.
Para prevenir que as partes internas do Forno não sejam danificadas, não deixe respingar água nos bocais de ventilação.
4. Se o painel de controle estiver úmido, limpe com um pano seco e macio. Não use detergentes abrasivos no painel de controle.
Quando estiver limpando o painel de controle, mantenha a porta aberta para evitar que o Forno ligue acidentalmente. Depois de limpo, pressione a tecla Desligar/Cancelar, para anular o visor.
5. Caso o vapor se acumule no interior ou em torno da porta do Forno, esfregue com um pano macio.
Durante o cozimento, o vapor se desprende do alimento. A maior parte do vapor é retirado do Forno pelo ar que circula em seu interior. Mas, parte do vapor se condensará nas superfícies mais frias, como a porta do Forno.
Isto pode ocorrer também, quando o microondas é acionado sob condição de alta umidade.
Isto é normal.

6. Ocasionalmente é necessário remover o Prato Giratório para lavar. Lave o Prato Giratório com água morna e sabão, ou em máquina de lavar pratos.
7. O anel e a cavidade da base do Forno devem ser limpas regularmente, para evitar ruídos excessivos. Esfregue a superfície inferior do Forno com detergente suave ou limpador de vidros e seque. O anel deve ser lavado com detergente suave ou em máquina de lavar pratos. Vapores de cozimento se acumulam durante o uso repetido do Forno, mas não afetam a superfície inferior do anel. Quando remover o anel da cavidade da base do Forno para limpeza, tenha certeza de recolocá-lo na posição correta.

8. Não leve qualquer de seus componentes ao Forno ou fogão convencional (gás ou elétrico).
9. Nunca utilize a base antiaderente sem o suporte da base (plástico). Coloque-os sempre sobre o Prato Giratório.
 10. Centralize o Prato no Prato Giratório. Não deixe encostar nas paredes do Forno Microondas.
fonte: Walita

Usando o Microondas com segurança

Não guarde sacos plásticos de qualquer espécie ou outros utensílios dentro do microondas.
Não o utilize para secar roupas.
Ao tampar recipientes, deixe sempre uma pequena abertura para sair o vapor. Embalagens totalmente fechadas podem explodir.
Não pré-aqueça ou ligue o microondas "vazio ".
Não use o forno se a dobradiça, o trinco, ou a vedação da porta estiver danificada não fechando corretamente.
Não tente ligar o aparelho com a porta aberta.
Mantenha o cabo de força longe de superfícies quentes e evite pendurá-lo sobre a borda da mesa ou do balcão.
Remova os prendedores de arame dos sacos plásticos próprios para cozimento de alimentos, antes de colocá-los no forno.
Se os materiais dentro do forno inflamarem (pegarem fogo), mantenha a porta do forno fechada, retire o fio da tomada , desligue o fusível ou a caixa geral de força.
Só utilize material plástico, vidros ou papel. NUNCA utilizar papel laminado, quentinhas ou alumínio.

Patrícia Brigagão Mendes

 



“O GRÃO INTEGRAL – A IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO”








  Há fortes evidências que os grãos integrais promovem benefícios para a saúde e reduzem o risco de doenças crônicas, como doença arterial coronariana e câncer. Tem um papel importante na obesidade, no controle glicêmico no diabetes e retardam o processo de envelhecimento por serem ricos em antioxidantes.
   O grão integral possui três camadas:
a)      Externa (casca) – Contém fibras, vitaminas do complexo B. carboidratos complexos e fitonutrientes.
b)      Intermediária (endosperma) – Rica em proteínas e pequenas quantidades das vitaminas do complexo B.
c)      Interna (germe) – Rica em minerais, Vit. E, Vitaminas do complexo B e fitonutrientes.
   Acredita-se que os grãos integrais reduzam os níveis de colesterol devido ao seu alto teor de fibras solúveis e alto teor de antioxidantes.
   No caso do câncer, o efeito dos grãos integrais é profilático ao invés de terapêutico.
   Para pacientes diabéticos que consomem diariamente estes alimentos, conseguem reduzir tanto a glicose do sangue quanto os níveis de insulina circulante.
   Na obesidade, o consumo destes alimentos ajuda na redução de peso, porque dão mais saciedade, produzem menos insulina e diminui a fome.
   Além de todos estes benefícios, estes alimentos são ricos em fibras, ajudando nos casos de prisão de ventre e também existem estudos, mostrando que reduzem o risco de periodontite (inflamação nas gengivas), causa maior de perda de dentes.
    Com tantos benefícios, quais são estes alimentos e qual a quantidade diária necessária diariamente?
    A quantidade indicada é de 25 a 35g/dia para o adulto.Isto se consegue consumindo duas xícaras de chá destes alimentos por dia. Para aqueles que consomem verduras, frutas, feijões, esta quantidade pode ser menor.
   Estes alimentos fantásticos podem ser misturados ao leite, iogurte, frutas, saladas, sopas, etc.
   Os principais grãos integrais são: aveia, germe de trigo, farelo de trigo, linhaça, centeio, cevada, arroz selvagem, arroz integral, painço e quinoa.
   O café da manhã e a ceia são as refeições mais indicadas para o consumo destes alimentos.
   Comece a incluir estes grãos integrais na sua alimentação diária e tenha os benefícios destes produtos.

Patrícia Brigagão Mendes

CRN/4- 1972