quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Aplicativos de Nutrição podem ser aliados no cuidado nutricional


A alimentação saudável é o ponto chave para o bom controle do diabetes em todas as fases da vida. O cuidado nutricional em Diabetes Mellitus deve focar metas individualizadas e realistas, onde o plano alimentar deve se basear nas necessidades nutricionais, estilo de vida, hábitos e práticas alimentares, considerando, a utilização de ferramentas que favoreçam a adesão a terapia prescrita, objetivando alcançar as modificações clínicas e metabólicas.

A avaliação e orientação prévia do profisssional Nutricionista especialista, aliada aos aplicativos de Nutrição disponíveis atualmente para celulares iphone, ipad e Android, são ferramentas que podem potencializar a continuidade do plano estabelecido, pois permitem :
•        Acessar  banco de dados contendo grupos de alimentos em uma tabela de equivalência nutricional que auxilia a substituição  de alimentos
•        Buscar  informações nutricionais especificas para a Contagem de Carboidratos
•        Registrar os alimentos consumidos  e  posterior consulta  dos dados
•        Simular as refeições antes do consumo para orientação das decisões
•        Incluir informações nutricionais de novos alimentos, fornecidos pelo nutricionista
•        Planejar  refeições com alertas para horários
•        Visualizar  evolução do seguimento do plano alimentar prescrito e  peso
•        Acompanhar o consumo por grupos de alimentos, apontando as tendências a desequilíbrio
•        Enviar dos registros  para avaliação do profissional durante a consulta de Nutrição

Recentemente a revista científica Archives of Internal Medicine, publicou um estudo  realizado com adultos obesos e  com sobrepeso que foram  acompanhados quinzenalmente  por nutricionistas, psicólogos e médicos, mostrando que aqueles que utilizaram esta tecnologia tiveram resultados melhores logo no início do experimento e  reduziram mais peso ao final de 12 meses.
No mundo atual,  este tem sido um recurso cada vez mais utilizado, muitos  desenvolvidos por profissionais da área da Nutrição e que beneficiam  milhares de pessoas. Acredito na tecnologia a favor da saúde e provavelmente o sucesso dos aplicativos de Nutrição se deve ao reforço e estímulo contínuo proporcionado pela ferramenta, seja  pela facilidade de poder levar consigo no dia a dia o plano prescrito pelo profissional, por facilitar a busca de alimentos, pelos alertas de horários, seja pelo estímulo da visualização dos  gráficos evolutivos e  permitir o envio do registro das informações ao profissional que podem ser trabalhados durante a consulta.
A princípio como tudo que é novo, pode haver alguma resistência por parte dos profissionais mas é importante ressaltar que a tecnologia não substitui a necessidade de contato direto com o profissional. Tem  sido evidênciado pela ciência que para o sucesso da terapia  nutricional, independente de qualquer que seja a necessidade, deve se basear no  equilíbrio  estabelecido a partir da adequada prescrição de macronutrientes e micronutrientes, de forma personalizada e se fundamentar nos objetivos do tratamento. Desta forma esta tecnologia, quando bem utilizada, pode estreitar a comunicação entre paciente e profissional e se tornar um aliado do tratamento. Seguem algumas sugestões de aplicativos para quem deseja iniciar a experiência: Dieta e Saúde, Avanutri , Nutrabem e Tecnonutri.

Fonte: SBD

Bebidas alcoólicas prejudicam ciclos do sono.


Um estudo britânico sugere que o consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir pode prejudicar a noite de sono.
Segundo a pesquisa, do Centro do Sono de Londres, o álcool prejudica os ciclos do sono e, se consumido com frequência antes de dormir, pode até causar sérios problemas como apneia e insônia crônica .
Getty Images
Drinque: o ideal é não beber nas duas horas que antecedem o momento de dormir, sugerem pesquisadores
Por um lado, o consumo de álcool pode até encurtar o tempo necessário para o primeiro cochilo e também levar a um sono profundo, mas, por outro, pode anular o ciclo do sono que gera maior descanso, no qual ocorrem os sonhos.
Muitos defendem doses moderadas de bebidas e, em algumas clínicas e asilos, elas são servidas regularmente. No entanto, Irshaad Ebrahim, diretor-médico do Centro do Sono de Londres e um dos autores da última pesquisa, diz que é preciso cautela em relação a bebidas alcoólicas.
"Devemos tomar muito cuidado com a bebida alcoólica (consumida) regularmente. Um ou dois copos à noite podem ser bons no curto prazo, mas se você continua usando uma dose antes de dormir, poderá causar problemas", afirmou.
"Se você beber é melhor esperar uma hora e meia a duas horas antes de ir dormir, para passar o efeito do álcool."
A pesquisa foi publicada na revista especializada Alcoholism: Clinical & Experimental Research.
Menos repouso, mais ronco
A equipe de Ebrahim analisou cerca de cem estudos relativos ao consumo de álcool antes de dormir e então partiu para um exame mais detalhado de 20 pesquisas. A partir destas análises, eles descobriram que a bebida alcoólica altera o sono de três formas. Primeiro, acelera o início do sono. Em seguida, faz com que a pessoa caia em um sono profundo.
Estas duas mudanças, idênticas às observadas em pessoas que tomam remédios antidrepressivos, podem parecer boas e até explicam por que pessoas com insônia consomem bebida para poder dormir. Mas, a terceira e última mudança, a fragmentação dos padrões de sono na segunda metade da noite, é a prejudicial.
As bebidas alcoólicas reduzem o tempo passado no sono REM (em inglês, rapid eyes movement, ou movimento rápido dos olhos), a fase na qual os sonhos geralmente ocorrem. E, segundo Ebrahim, como consequência, as pessoas têm um sono menos repousante. Além disso, também pode causar o ronco.
Para Chris Idzikowski, diretor do Centro do Sono em Edimburgo, na Escócia, bebidas alcoólicas não são úteis para se conseguir uma noite mais tranquila."Com doses cada vez maiores, a bebida alcoólica suprime nossa respiração. Pode transformar pessoas que não roncam em pessoas que roncam e estas em pessoas com apneia, quando a respiração é interrompida", afirmou Ebrahim.
"O sono pode começar mais profundo, mas então é interrompido. Além disso, o sono mais profundo provavelmente vai levar ao ronco e piorar a respiração", afirmou.
Idzikowski também alerta para o fato de o álcool deixar a pessoa desidratada e fazer com que ela acorde para ir ao banheiro.
"Muita comida ou álcool, principalmente tarde da noite, antes de dormir, podem causar uma confusão com os padrões de sono", acrescentou.
Fonte: IG

    Pratos de Salmão


    salmão com alcaparras

     

    INGREDIENTES

    4.5
    1 salmão médio (depende quantas pessoas irão comer)
    ·                                 1 alcaparras meio vidro pequeno
    ·                                 1 laranja espremida
    ·                                 1 maizena para engrossar o suco da laranja
    ·                                 rendimento: 5 porções

    MODO DE PREPARO

    1.                              Coloque o salmão por 15 minutos no forno pré-aquecido com temperos de sua preferência, (cuidado para não exagerar pois irá ainda o molho de laranjas com alcaparras)
    2.                              Faça um creme não muito grosso com o suco da laranja e as alcaparras
    3.                              Coloque sobre o salmão e deixe por mais 20 minutos
    4.                              Está pronto

    Filé de salmão ao forno facílimo

    INGREDIENTES

    4.5
    Tempo de preparo50min
    ·                                 Rendimento2 porções
    ·                                  
    ·                                   500 g de filé de salmão
    ·                                 Azeitonas fatiadas sem caroço
    ·                                 Orégano
    ·                                 3 colheres de sopa de Molho de soja (shoyu)
    ·                                 Sal a gosto
    ·                                 Azeite a gosto
    ·                                 Limão
    ·                                 Papel alumínio
    ·                                 1/2 cebola fatiada

    MODO DE PREPARO

    1.                              Lave o salmão com suco de limão
    2.                              Aqueça o azeite e adicione a cebola fatiada, deixando no fogo até que fique transparente
    3.                              Reserve
    4.                              Cubra uma assadeira com papel alumínio de maneira que a sobra dê para forrar todo o peixe
    5.                              Sobre o papel alumínio na assadeira, coloque o peixe já temperado com sal, regue com azeite e shoyu
    6.                              Decore com fatias de azeitonas e um pouco de orégano
    7.                              Despeje a cebola por cima
    8.                              Embrulhe com o papel alumínio, de maneira que o líquido não derrame quando começar a esquentar
    9.                              Leve ao forno médio para assar por cerca de 30 minutos
    10.                         Sirva com legumes e salada verde

    Salmão ao champignon

     

    INGREDIENTES

    4.5
                   Tempo de preparo 1h 00min
    ·                                 Rendimento4 porções
    ·                                  
    ·                                 - 2 postas de salmão
    ·                                 - sal a gosto
    ·                                 - 3 dentes de alho picados e amassados
    ·                                 - pimenta do reino a gosto
    ·                                 - suco de 1 limão
    Molho:
    ·                                 - 1 colher de azeite extra virgem
    ·                                 - 1 vidro pequeno de cogumelos em fatias
    ·                                 - 1 xícara de creme de leite de soja
    ·                                 sal e pimenta do reino branca a gosto
    ·                                  

    MODO DE PREPARO

    1.                              Tempere as postas de salmão com alho, sal, limão e pimenta
    2.                              Deixe marinar por meia hora
    3.                              Grelhe as postas de salmão até dourarem
    4.                              Para o molho, , refogue os cogumelos no azeite
    5.                              Acrescente o creme de leite e deixe engrossar
    6.                              Tempere e coloque sobre o salmão grelhado

    Fonte: Tudo Gostoso