domingo, 8 de dezembro de 2013

Dieta contra o câncer


Dicas para prevenir:
- Diminua o consumo de carne vermelha, pois ela está relacionada com o câncer de mama, cólon e próstata. Dieta com o alto teor de gordura saturada favorece ao câncer;
- Consuma uma grande variedade (cinco ou mais porções) de frutas e verduras de diferentes cores, pois são ricas em antioxidantes;
- Mantenha o peso equilibrado ajustado com o consumo de calorias e o gasto calórico. Obesidade pode ser um fator de risco para o câncer;
- Evite alimentos em conserva, defumados ou salgados, que apresentam nitrosaminas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, substâncias altamente cancerígenos;
- Evitar o consumo de álcool e de tabaco;
- Consuma alho e cebola, pois são ricos em substâncias anticarcinogênicas, que agem contra o câncer de estômago, pulmão e fígado;
- Coma mais tomate, que é rico em licopeno. Quanto mais maduro, mais rico em licopeno ele é. Possui ação anticarcinogênica principalmente no câncer de próstata. Para prevenir este câncer se recomenda consumir de 5 a 10mg diariamente (1 tomate tem 10mg de licopeno);
- Evitar bebidas e comidas muito quentes;
- Reduzir o consumo de frituras e de alimentos ricos em gordura saturada e trans (batata frita, bolacha recheada, bolos, pizza...);
- Consuma diariamente vegetais verde escuros, pois são ricos em ácido fólico, betacaroteno e magnésio, que combatem o câncer;
- Consuma mais soja, principalmente o missô e o tofu. São ricos em fitoesteróides, que aumentam a imunidade e inibem a divisão e a proliferação celular;
- Consuma chá verde, pois é fonte de catequinas que são poderosos anticancerígenos;
- Aumente o consumo de frutas cítricas, pois elas são ricas em antioxidantes e melhoram a imunidade de pacientes que utilizam a quimioterapia;
- Consuma mais gorduras saudáveis, como o ômega 3 (peixes, óleo de fígado de bacalhau e linhaça) e ômega 9 (azeite de oliva). Elas auxiliam na diminuição do efeito do estrogênio na célula;
- Evite o consumo excessivo do açúcar, pois ele diminui o tempo de trânsito intestinal, aumentando a quantidade de ácidos biliares fecais relacionados com o risco de câncer colorretal, além de aumentar a insulina que pode potencializar o efeito estrogênico, estimulando o câncer de mama;
- Aumente o consumo de fibras da dieta, pois elas aumentam a remoção de compostos cancerígenos pela as fezes.
Melhores alimentos para prevenir tipos diferentes de câncer:
Fibras vegetais: Possuem efeito protetor sobre o câncer de cólon, pois permitem maior velocidade do trânsito intestinal e aumentam o volume fecal, impedindo a absorção de substâncias cancerígenas.
Frutas e vegetais: Pela sua ação antioxidante protegem contra o câncer de pulmão, mama, cólon, próstata, cavidade oral, estomago, bexiga, ovário, útero e pâncreas.
Vitamina A e betacarotenos: Protegem contra o câncer de pulmão, laringe, bexiga, boca e próstata.
Vitamina C: Seu efeito antioxidante reduz o risco de câncer de boca, esôfago, laringe e estomago.
Selênio e vitamina E: Diminuem o risco de câncer de pulmão e estomago.

As vitaminas mais protetoras:
Vitamina A: Controla a diferenciação celular e favorece a resposta imunológica.
Fontes: Leite e derivados, gema de ovo, carne, fígado, peixes, frutas e vegetais de coloração amarela e laranja (ricos em betacaroteno que é precursor da vitamina A).
Vitamina C: Bloqueia a formação de nitrosaminas (compostos com ação cancerígena). Também ajuda a conservar os estoques de vitamina E e A. Fontes: Acerola, goiaba, laranja, limão, pimentão vermelho, morango, kiwi, melão, tangerina e manga.
Vitamina E: Retarda o envelhecimento celular, impede a oxidação dos componentes graxos, da vitamina A, do selênio e de aminoácidos sulforados. Protege os pulmões contra contaminações e potencializa a ação da vitamina A. Fontes: Amêndoa, castanha, avelã, gérmen de trigo, espinafre cozido, damasco seco, azeite de oliva, abacate e aveia.
Fatores de risco para a doença:
- Genética;
- Fumo;
- Sal em excesso;
- Consumo de álcool;
- Vírus (HPV e Helyobacter pylory);
- Contaminação por substâncias químicas;
- Alimentação rica em gorduras, açúcar simples e pobre em fibras.

Fonte: Só Nutrição

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