sábado, 14 de setembro de 2013

Acabe com a sensação de inchaço com pequenas mudanças de hábito

Você já teve a sensação de estar pesando o dobro do que a balança apontava? Já sentiu aquele incômodo de mal conseguir colocar um sapato que calçou tão facilmente de manhã, porque seu pé está inchado? Esses são alguns dos desconfortos da retenção de líquido, sintoma comum em doenças que causam mudanças hormonais, como o hipotireoidismo. Esse problema, entretanto, pode ser evitado com atitudes simples, como praticar exercícios e repousar com as pernas elevadas. Conheça sete mudanças de hábito que ajudam a combater essa sensação de inchaço:

Fonte: MSN

Diminua a ingestão de sal
"O sódio, presente no sal, segura a água no corpo, promovendo a retenção de líquido, o que causa a sensação de inchaço", explica Paulo Olzon Monteiro da Silva, clínico geral da Unifesp. Assim, o mais recomendado é não acrescentar sal a refeições prontas de restaurantes e regular a sua quantidade no preparo da comida feita em casa. Lembre-se, também, de que alimentos industrializados e embutidos também contêm bastante sal.
Alongamento - Foto Getty Images Exercite-se
Uma das principais causas da retenção de líquido é a má circulação do sangue, aponta o médico Paulo Olzon. Por isso, praticar exercícios é altamente benéfico, pois eles promovem a contração e o relaxamento dos músculos do corpo, estimulando as veias a empurrar o sangue em direção ao coração. Além disso, praticar esportes também ajuda a controlar o peso que, quando muito acima do ideal, impede uma circulação sanguínea normal.
Espreguiçar - Foto Getty Images Não fique muito tempo na mesma posição
Pessoas que trabalham em uma mesma posição durante muito tempo tendem a sofrer as complicações da retenção de líquido. Mas, se por um lado não há muito como evitar ficar sentado em frente ao computador ou em pé - para atender clientes, por exemplo -, por outro, ninguém é obrigado a ficar estático o tempo todo. Faça pequenas pausas, ande um pouquinho e, se possível, realize um breve alongamento, recomenda Paulo Olzon. Algumas empresas já perceberam como esse estímulo é importante - capaz até de aumentar a produtividade dos funcionários - e passaram a oferecer a chamada ginástica laboral.
Repousar - Foto Getty Images Repouse com as pernas elevadas
Se, mesmo fazendo pequenas pausas ao longo do dia, a sensação de inchaço permanecer, uma boa estratégia é repousar com as pernas um pouco elevadas. Ao se deitar, basta colocar um travesseiro embaixo das pernas para estimular a circulação sanguínea dos membros inferiores. Essa posição também melhora o funcionamento dos rins, que filtram o sangue e produzem a urina, acrescenta o clínico geral Paulo Olzon.
Pernas - Foto Getty Images Massageie as pernas
Quem mantém o hábito de hidratar o corpo com cremes pode até não saber, mas já está combatendo a retenção de líquido no corpo. Quando passamos um creme na pele, realizamos uma breve massagem nos membros para espalhar a loção, estimulando a circulação sanguínea. Melhor ainda se o hidratante for feito à base de cânfora ou mentol, pois esses elementos também melhoram a circulação.
Calça apertada - Foto Getty Images Evite usar roupas apertadas
É moda entre as mulheres o uso de roupas muito justas, principalmente calças jeans. Entretanto, é preciso ficar muito atento aos prejuízos que ela pode trazer. Se suas roupas não limitam os seus movimentos, nem incomodam por estar justas, tudo bem. Mas, se os minutos que precedem a sua chegada em casa são caracterizados pelo desconforto e desespero para finalmente poder trocar de roupa, então talvez seja a hora de renovar o guarda-roupa. "Fique atento também às meias, já que as extremidades dos membros são as que mais retêm líquidos", alerta o médico Paulo Olzon.
Água - Foto Getty Images Beba água
Se você imagina que a ingestão de água favorece a retenção de líquido, está enganado. Pelo contrário: a água estimula o funcionamento dos rins - aumentando a produção de urina -, melhora a circulação e ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Ingerir bebidas diuréticas, como chá de hortelã, também é uma boa opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário