sábado, 29 de junho de 2013

Saiba tudo sobre diet e light


1- O que é produto Diet?


São alimentos destinados a um fim especial, eles restringem totalmente o ingrediente ou nutriente destinado ao fim específico em sua fórmula.Os Diets foram elaborados principalmente para atender às pessoas com restrições nutricionais, como diabéticos, alérgicos a lactose e assim por diante.

2- O que é produto Light?


Os produtos Lights são aqueles que sofreram redução de no mínimo 25% em um de seus ingredientes, como gorduras, açúcares, colesterol, etc. Em sua maioria, são usados para dietas de controle de peso e por quem deseja uma alimentação saudável.

3- Diabético pode consumir produto Light?


Sim – Desde que o açúcar de cana não faça parte da fórmula do produto. É importante a leitura do rótulo antes de consumir os produtos. Nele você deve se atentar a informações como: SEM AÇUCAR ou SEM ADIÇÃO DE AÇUCAR.
Não - Quando a restrição do açúcar é apenas parcial, a partir de no mínimo 25%, conforme a legislação.

4- O que são adoçantes?


Os adoçantes são produzidos a partir de edulcorantes (responsáveis pelo sabor doce) e um veículo, (que tem a função de dar volume e proporcionar diluição. Exemplo: água)
Eles possuem um poder muito grande de adoçar, e são sem dúvida, uma boa alternativa para quem não pode ou não quer consumir o açúcar.
Os adoçantes podem ser consumidos por todos, e possuem a vantagem de não provocar cáries.

5- O que são edulcorantes?


São produtos naturais ou artificiais, centena de vezes mais doces que o açúcar de cana, e responsáveis pelo sabor doce dos adoçantes.
O único edulcorante que contém calorias é o Aspartame, mas seu poder de adoçamento deixa suas calorias desprezíveis.
Exemplos de edulcorantes: Sacarina, Ciclamato, Aspartame, Steviosídeo e Sucralose.

6- O que é Sacarina?


É um edulcorante artificial, 500 vezes mais doce que o açúcar e que apresenta um sabor doce e metálico. É utilizado mundialmente na fabricação de biscoitos, sorvetes, refrigerantes, alimentos diet e light, medicamentos, xaropes, pastilhas, cremes dentais e anti sépticos bucais.

7- O que é Ciclamato?


É um edulcorante artificial 30 vezes mais doce que o açúcar. É mundialmente utilizado há mais 30 anos, podendo ser combinado á outros edulcorantes.

8- Ciclamato e Sacarina causam câncer?


Não. Inúmeras pesquisas foram realizadas, e em nenhuma delas foi comprovada a ação cancerígena nessas substâncias. Além disso, a Organização Mundial de Saúde divulgou a quantidade máxima de consumo diário dessas substâncias.
São elas:
- 11ml por kilo corpório de Ciclamato
- 5 ml por Kilo corpório de Sacarina

A Sacarina e o Ciclamato são usados em inúmeros produtos encontrados em nosso cotidiano, como produtos alimentícios, medicamentos, produtos de higiene bucal, entre outros.

9- O que é Aspartame?


O Aspartame é um adoçante artificial composto por dois aminoácidos, são eles: ácido aspártico e fenilalanina. Podemos encontrá-los separadamente em alimentos como carnes, leites e ovos, e por ser de origem animal,é o único adoçante totalmente metabolizável pelo nosso organismo.
O Aspartame é 200 vezes mais doce que o açúcar e permite uma ingestão diária de 40 mg/kg por peso corpóreo. Ex: uma pessoa que pesa 60 kg pode consumir 2400 mg do edulcorante Aspartame. Isso significa 60g do Adoçante Aspartame ao dia.
Sua única contra indicação é para os fenilcetonuricos, pois a fenilalanina faz parte de sua composição.
É importante saber que o Aspartame perde o sabor doce ao ser aquecido, portanto este não é um produto recomendado para forno e fogão.

10- O Aspartame é seguro durante a gravidez?


Sim. Da mesma forma que é seguro comer carnes, ovos e leite, onde também encontramos as substâncias fenilalalina a ácido aspártico.
Segundo um estudo da Anvisa, não existem evidências científicas de que gestantes e crianças metabolizem o aspartame diferentemente de um adulto normal.

11- O que é Steviosídeo?


É um edulcorante natural, 300 vezes mais doce que o açúcar, que pode ser utilizado como edulcorante único ou combinado a outros edulcorantes, através da fórmula Multi Adoçante.

12- O que é a fórmula Multi Adoçante?


Para aumentar a ingestão diária de adoçantes de uma maneira segura, a Lowçucar lançou o Multi Adoçante, composto por três edulcorantes. O Multiadoçante reduz a quantidade de edulcorantes por dose, podendo aumentar o consumo de produtos Diet no dia, permitindo assim, uma utilização com muito mais qualidade de vida e segurança.

13- Além dos adoçantes, quais as opções para quem não quer ou não pode consumir açúcar?


Além dos adoçantes, a Lowçucar oferece diversos produtos como:
Sobremesas – Leite Condensado em Pó, Pó para Preparo de Bolo, Pó para Preparo de Pudim, Pó para Preparo de Mousse e Gelatinas
Alimentos – Wafer, Cappuccino, Drops, Achocolatado, Refrescos, Açúcar líquido, Doce de Leite e Maltodextrina

Dessa forma a Lowçucar proporciona á você uma vida mais saudável recheada de deliciosas e “magras” receitas.

Fonte: Blog da Lowçucar

Nenhum comentário:

Postar um comentário