quinta-feira, 2 de maio de 2013

Comer sem glúten emagrece?

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio. Portanto, presente em vários alimentos muito consumidos pelo brasileiro como: pães, biscoitos, pizzas, cerveja, bolos, etc.


Ultimamente o glúten tem sido visto como um vilão para quem deseja eliminar peso. A nova sensação do momento para conquistar um corpo mais magro e ter mais disposição é a dieta sem glúten, que "promete" eliminar os quilos extras excluindo da alimentação todo alimento que contenha glúten em sua composição.

Mas o glúten é mesmo o grande vilão da sua dieta? A resposta é NÃO! Não há nada que comprove que excluindo o glúten de sua alimentação você elimine peso e diminua a gordura abdominal.
Na verdade, como o glúten está presente na maioria dos alimentos como pizza, biscoitos, massas e pães, excluindo esses alimentos da sua dieta, como conseqüência acabará consumindo menos calorias e poderá eliminar peso.
Mas essa redução de peso não se deve a restrição do glúten e sim a exclusão de diversos alimentos da sua alimentação.
O único motivo que pode levar a pessoa a excluir o glúten de sua alimentação é ser portador da Doença Celíaca. Somente para os celíacos o glúten pode ser considerado um vilão, pois essas pessoas tem hipersensibilidade e quando consumido, interfere no intestino delgado.
Essa interferência causa uma inflamação que impede a absorção de vitaminas, minerais, além de sintomas como diarréia crônica, vômito, falta de apetite, distensão abdominal.
As pessoas portadoras da doença podem identificar os alimentos que contém glúten através do rótulo das embalagens e consultar sempre um médico ou nutricionista.
Mas se você não tem doença celíaca e o seu objetivo é somente eliminar peso, não há motivo para excluir o glúten da sua alimentação. Basta se alimentar de forma saudável, balanceada, fracionada, variada e praticar atividade física regularmente.
 Fonte: Mais Equilíbrio

Nenhum comentário:

Postar um comentário