quarta-feira, 3 de abril de 2013

“O GRÃO INTEGRAL – A IMPORTÂNCIA NA ALIMENTAÇÃO”








  Há fortes evidências que os grãos integrais promovem benefícios para a saúde e reduzem o risco de doenças crônicas, como doença arterial coronariana e câncer. Tem um papel importante na obesidade, no controle glicêmico no diabetes e retardam o processo de envelhecimento por serem ricos em antioxidantes.
   O grão integral possui três camadas:
a)      Externa (casca) – Contém fibras, vitaminas do complexo B. carboidratos complexos e fitonutrientes.
b)      Intermediária (endosperma) – Rica em proteínas e pequenas quantidades das vitaminas do complexo B.
c)      Interna (germe) – Rica em minerais, Vit. E, Vitaminas do complexo B e fitonutrientes.
   Acredita-se que os grãos integrais reduzam os níveis de colesterol devido ao seu alto teor de fibras solúveis e alto teor de antioxidantes.
   No caso do câncer, o efeito dos grãos integrais é profilático ao invés de terapêutico.
   Para pacientes diabéticos que consomem diariamente estes alimentos, conseguem reduzir tanto a glicose do sangue quanto os níveis de insulina circulante.
   Na obesidade, o consumo destes alimentos ajuda na redução de peso, porque dão mais saciedade, produzem menos insulina e diminui a fome.
   Além de todos estes benefícios, estes alimentos são ricos em fibras, ajudando nos casos de prisão de ventre e também existem estudos, mostrando que reduzem o risco de periodontite (inflamação nas gengivas), causa maior de perda de dentes.
    Com tantos benefícios, quais são estes alimentos e qual a quantidade diária necessária diariamente?
    A quantidade indicada é de 25 a 35g/dia para o adulto.Isto se consegue consumindo duas xícaras de chá destes alimentos por dia. Para aqueles que consomem verduras, frutas, feijões, esta quantidade pode ser menor.
   Estes alimentos fantásticos podem ser misturados ao leite, iogurte, frutas, saladas, sopas, etc.
   Os principais grãos integrais são: aveia, germe de trigo, farelo de trigo, linhaça, centeio, cevada, arroz selvagem, arroz integral, painço e quinoa.
   O café da manhã e a ceia são as refeições mais indicadas para o consumo destes alimentos.
   Comece a incluir estes grãos integrais na sua alimentação diária e tenha os benefícios destes produtos.

Patrícia Brigagão Mendes

CRN/4- 1972

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