segunda-feira, 15 de abril de 2013

CACAU- O ALIMENTO ENERGIZANTE



O cacau, desde sua polpa até as sementes possui um ótimo valor nutricional e oferece inúmeros benefícios para a saúde.



Historicamente o cacau sempre foi cultivado para obtenção das sementes para a produção de chocolate, mas todo o fruto pode ser utilizado. Além da polpa a casca do cacau pode ser aproveitada na forma in natura ou na forma de farinha da casca seca e servir para alimentar bovinos, suínos, aves e peixes. Não serve para consumo humano. Pode também ser utilizada para produzir fertilizantes, álcool e extrair pectina (substancia utilizada na produção de geléias).
Com as sementes devidamente fermentadas e processadas extrai-se o cacau em pó e a manteiga do cacau.
A partir do cacau em pó prepara-se o chocolate com a adição de leite, açúcar, gordura vegetal, glicose, estabilizantes de ácidos graxos, conservantes e aromatizantes. Veja bem, cacau não é a mesma coisa que chocolate.
O cacau em pó pode ser utilizado em diversas preparações culinárias e como substituto do chocolate em pó, com a vantagem de ser mais nutritivo e conter menos gordura e açúcar.
Com a manteiga do cacau produz-se o chocolate branco.

Com a polpa do cacau, a parte branca e mucilaginosa do fruto, pode-se preparar deliciosos e nutritivos sucos de sabor bem exótico, parecido com o sabor de outras frutas tropicais como o cupuaçu e graviola, além de geléias, destilados como vinho e vinagre, iogurtes, doces e sorvetes.
Devido a algumas substancias no cacau o suco pode apresentar um aspecto mais viscoso e pastoso quando comparado a outros sucos.

A polpa contém fibras, glicose, frutose e sacarose que são potencialmente energéticos Contem inúmeras vitaminas como as do complexo B: B1, B2 e niacina que agem na tonicidade muscular, no sangue e nos nervos. Contem Vit C que fortalece o sistema imunológico. Possui sais minerais como ferro, fósforo, cálcio que ajudam na saúde dos ossos, dentes e funcionamento do cérebro. A vit A presente neste alimento atua na saúde da pele e olhos, além de possuir proteínas, carboidratos, pouca gordura e pectina.
As fibras colaboram com o funcionamento do intestino evitando a prisão de ventre além de controlar a absorção de gordura e açucares.
Possui composto antioxidante, a epicatequina que protege o coração, previne câncer e auxilia nos casos de depressão.


 Sugestão preparo do suco de cacau:
100 g de polpa de cacau (encontrada em supermercado na forma congelada)
200 ml de água filtrada
Mel
Bater tudo no liquidificador e beber em seguida.


Patrícia Brigagão Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário