quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

SUCO DA LUZ


Feito com couve, maçã, gengibre, pepino e sementes germinadas, o suco da luz do sol promete energia e rejuvenescimento ao organismo. A ideia pode parecer moderninha, mas o conceito não tem nada de novo. Ann Wigmore, precursora da alimentação viva, já experimentava usar brotos de grama para curar as feridas de soldados, 50 anos atrás.  Depois de testado e aprovado, a estudiosa começou a desenvolver uma dieta baseada em alimentos crus e clorofila.

Ana Branco, professora da PUC-RJ, trouxe a ideia dos Estados Unidos e foi a primeira a preparar sucos com esse conceito no Brasil -- tidos como sagrados para quem segue a filosofia da alimentação viva. “A diferença de seu suco foi a utilização de sementes germinadas que estão brotando", explica Tiana Rodrigues, chef do Universo Orgânico , casa especializada em receitas desse tipo, no Rio de Janeiro. "Os americanos são feitos com sementes que já estavam germinadas completamente”, completa.
Mas, afinal, o que tem de tão especial nessas bebibas? “As sementes germinadas potencializam suas propriedades em até 20 mil vezes, e a clorofila, substância encontrada principalmente nas folhas verdes escuras, desintoxica o sangue”, diz Tiana. “O suco possui 100% de energia vital, enquanto alimentos industrializados e cozidos não tem nenhuma. Muita gente volta ao restaurante uns dois meses depois contando que começou a tomar o suco uma vez ao dia e teve a energia renovada", afirma. Por isso é que, segundo ela, o suco vale por uma vida. Tiana garante que com essa energia reestabelecida sobra disposição para fazer exercícios. "Tudo isso ajuda no equilíbrio também da mente."
Como não leva água, é preciso extrair líquidos de legumes, frutas e folhas. O pepino, por exemplo, é usado como socador, para empurar a maçã e as folhas contra a lâmina do liquidificador. Depois, os outros alimentos são adicionados, o suco é coado e deve ser bebido imediatiamente e sem gelo ou açúcar. “Em 10 minutos as propriedades dos alimentos já começam a chegar no sangue”, explica a chef.
Outro benefício do suco, segundo Tiana, são as enzimas, que ajudam a digestão. “O corpo precisa de 10 porção de verdes por dia. Quando se come uma carne, a maior parte do prato deveria ser de folhas”, diz Tiana.
A germinação Provocar o processo de germinação das sementes é fácil. Basta colocar um punhado do item escolhido – que pode ser linhaça, girassol, quinua ou trigo, por exemplo -- e esperar 8 horas. Depois, é só tirar a água, escorrer as sementes em um pedaço de filó ou em um escorredor e deixar por lá durante algumas horas, até que os brotinhos comecem a aparecer.
Outros sucos funcionais Tiana estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, e logo se interessou pela influência das cores dos alimentos no bem-estar do corpo e da mente e em sua ligação com os chackras (centros energéticos do corpo, segundo os esotéricos). Quando voltou ao Brasil, aliou o suco da luz do sol a seus estudos para criar uma linha de bebidas que fortalecem o organismo e também cuidam de problemas específicos do corpo. A necessidade de criar essas bebidas surgiu com a procura dos clientes do restaurante. Entre as opções, está o suco da Terra que ajuda nos tratamentos de câncer. “É o suco mais forte, feito com a grama do trigo pura”, explica.
Todos os sucos podem ainda ser mais potencializados com o pó Via Láctea, que combina superalimentos, como açaí, coco e cacau.

As bebibas funcionais ganharam não só adeptos ao suco de luz e da alimentação viva, mas também viraram tendência nas lojas de suco. Misturando uma fruta e outra pode se obter sabores interessantes e que agem na prevenção ou na  melhora de alguns sintomas e doenças. O Suco Bagaço aderiu e serve bebidas como a detoxicante (abacaxi, gengibre, suco de limão, água de coco) e a anti-tpm (mamão, gengibre, abacaxi e laranja). Confira receitas e beba sem moderação. O corpo e a mente agradecem.

COMBINAÇÕES  

ANTI-INCHAÇO: capim cidreira + lima da pérsia + melancia
DESINTOXICANTE: abacaxi + gengibre + limão + água 
AUXÍLIO BRONZEADO: mamão + cenoura + laranja 
fONTE: IG

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário