terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Cardápio Detox para depois das festas


Tão importante quanto curtir o fim de ano ao lado da família, degustando as especialidades deliciosas (e supercalóricas!) típicas das festas é dar um tempo para o corpo se recuperar depois. Como quase todo mundo vive verdadeira maratona de excessos nesta época, que inclui festa de fim de ano da firma, Natal, ano-novo e amigo secreto da turma, o ideal é compensar na semana seguinte. A boa notícia é que não é preciso recorrer à comida sem graça para isso.
Aliás, o prazer em comer deve ser considerado um aliado nesse processo. O desafio é deixar bem temperadinhos e bonitos pratos que possam ser degustados sem culpa, como grãos, saladas, sucos e carnes brancas.
A nutricionista Luciana Bruno confirma que quem exagerou não precisa fazer uma dieta de fome. “O truque é deixar os alimentos saudáveis mais atrativos, criando molhos gostosos para saladas e variando os ingredientes, por exemplo”, diz. Faz sentido: por que toda salada de restaurante parece tão gostosa, enquanto a de casa é difícil de encarar? A resposta está nos molhinhos, que devem ter pouca gordura, e na bela apresentação.
Segundo Luciana, as saladas podem ser um bom recurso nessa fase – ainda mais com tanto calor – mas devem representar uma refeição completa. “É preciso ter, além dos vegetais, uma proteína, que pode ser peixe desfiado, queijo ou ave, e um carboidrato, que pode vir na forma de croutons, massas integrais ou grãos.” Segundo ela, grãos como feijão branco, lentilha e grão de bico são ótimos para compor saladas. “Fica ótimo temperado com ervas e cebola.”
De olho nesse grupo que quer comer bem e dar uma desinchada no começo do ano, o chef Renato Caleffi, do restaurante funcional Le Manjue Bistrô , criou um menu batizado de “detox”. O cardápio é inteiro feito com produtos orgânicos e não contêm glúten, leite e tem baixa carga glicêmica. As sugestões incluem ingredientes prosaicos feitos de forma interessantes, como os legumes diversos cortados em forma de espaguete com a ajuda de um ralador e que devem ser refogados rapidamente.
O menu também inclui sucos funcionais e antioxidantes, que ajudam a hidratar o corpo, têm poder antioxidante e antiestresse. “Muitas vezes vamos atrás de comida porque o corpo está desidratado”, afirma Luciana. Ela sugere combinar ervas e especiarias às bebidas como forma de variar o sabor e enriquecer o valor nutricional. “O gengibre, por exemplo, auxilia a acelerar o metabolismo.”
RECEITAS DE SUCOS FUNCIONAIS
Para espantar o cansaço 
A vitamina C é uma grande aliada quando o assunto é fadiga. O kiwi e a laranja são, portanto, boas opções nesse caso. Para completar a mistura, acrescente uma boa dose de carboidratos vindos da banana e do mel. Eles dão força extra ao organismo.

Bata no liquidificador: 1 kiwi descascado, 200 ml de suco de laranja, meia banana, 1 colher (sopa) de mel e 3 cubos de gelo.
Para curar ressaca 
Exagerou no álcool? Se pintar aquela ressaca desagradável no dia seguinte, a boa e velha recomendação de ingerir bastante liquido é infalível. As frutas ricas em água fazem milagres porque hidratam e nutrem o corpo ao mesmo tempo.

Bata no liquidificador: 2 fatias grossas de melancia, 1 fatia grossa de abacaxi, 8 folhas de hortelã, 4 cubos de gelo
Para armazenar energia 
Entram em cena os batidos mais encorpados, que ajudam a melhorar a disposição. As duas receitas acima possuem boa carga de vitaminas e nutrientes. Elas são também mais calóricas por causa das presenças do açaí e do leite de coco. Vale lembrar, no entanto, que a gordura presente nessas frutas auxilia na redução do colesterol ruim (LDL) e melhora o nível de HDL, o chamado colesterol bom.

Bata no liquidificador: 100ml de polpa de açaí congelada, 1 banana, 6 morangos, 300ml de água gelada OU 100ml de iogurte natural, 1 fatia de abacaxi, 2 colheres (sopa) de leite de coco, meia banana, 4 cubos de gelo
Para preparar a pele para o sol 
O verão está aí! Aposte em frutas e vegetais de cor alaranjada, que são antioxidantes ricos em betacaroteno. Quando ingerida, nosso organismo é capaz de transformar essa susbtância em vitamina A. Esta, por sua vez, auxilia na formação de melanina, pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioletas e por manter o bronzeado.

Bata no liquidificador: meio mamão, meia cenoura,1 fatia fina de beterraba, 200ml de suco de laranja, 3 cubos de gelo
SALADAS
Salada de quinua com damasco

INGREDIENTES

  • Meia xícara (chá) de grãos de quinua cozida
    2 colheres (sopa) de damasco
    1 colheres (sopa) de cebola roxa picada
    3 colheres (sopa) de tomate cereja picado
    Meio pepino japonês pequeno picado
    Meia xícara (chá) de peito de peru cortado em cubos pequenos
    2 colheres (chá) de hortelã picada
    2 colheres (sopa) de folhas de manjericão fresco
    Meia xícara (chá) de maionese
    10 folhas de rúcula
    2 colheres (sopa) de amêndoas em lâminas douradas

MODO DE PREPARO

Em uma tigela, acrescente a quinua, o damasco, a cebola, o tomate, o pepino, o peito de
peru, a hortelã, o manjericão, a maionese, a rúcula e misture. Salpique a amêndoa por cima da salada. Sirva em seguida. Dica: as folhas verdes podem ser substituídas por outras de sua preferência. 


salada villa cioé


Ingredientes

  • 80 g de tomate (ou 2 rodelas grossas)
    Sal e pimenta a gosto
  • 5 ml de azeite v irgem
    Hortelã e manjericão a gosto
    60 g de q ueijo de cabra, cortado em rodelas
    Para a saladinha
    20 g de alface frisada, mini rúcula e salsão laminado (um punhado)
    5 g de f olhas novas de salsão e  erva doce laminada (duas colheres de sopa)
  • Uma colher (sopa) de cebola roxa
    crostini de tapenade preta
    1 colher (chá) de pinole tostado
    Folhinhas de erva doce a gosto
    10 ml de redução de aceto
    5 ml de azeite de manjericão
    15 ml de molho de aceto
  • Para a redução balsâmico (decoração)
    1 dente de alho
    250 ml de aceto balsâmico
    50 ml de shoyu
    1 colher (sobremesa) de gengibre
    1 limão
    20 ml de melaço de pimenta
    Pimenta seca a gosto
    Para a tapenade negra de azeitonas pretas
    200 g de azeitona preta sem caroço e picadinha
    50 ml de azeite
    50 ml de óleo de canola
    Pimenta do reino a gosto
    Para o molho de aceto balsâmico
    100 ml de a ceto balsâmico
    60 ml s uco de laranja
    150 ml de óleo de milho
    150 ml de azeite
    Sal de pimenta
    1 grão de alho sem o miolo
    1 colher (sopa) de mel

MODO DE PREPARO

Para a redução de balsâmico 
Leve todo os ingredientes ao fogo para ferver (sem o melaço), deixe evaporar até reduzir à metade. Adicionar o melaço e reservar para utilização 
Para a tapenade negra de azeitonas pretas Demolhe as azeitonas, troque a água no mínimo três vezes. Misture todos os ingredientes e reserve. 

Para o molho de aceto balsâmico 
Leve ao fogo o aceto e o alho. Deixe ferver. Numa vasilha, acrescente o suco de laranja, o sal de pimenta e o mel e bata, com ajuda de um batedo, junto com o óleo e o azeite. Reserve.
Para a montagem do prato 
Coloque as rodelas de tomate sobre um prato para servir. Tempere as rodelas com sal de pimenta e um fio de azeite de manjericão. Sobre as rodelas, adicione as fatias de queijo. Acrescente a saladinha ao lado das fatias,tempere com sal de pimenta e regue com molho de aceto. Acrescente a cebola roxa e, ao lado, a crostini com a tapenade negra. Enfeite com pinoli folhinhas de erva doce. Regue o prato com a redução de aceto e os azeites aromáticos .

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário