domingo, 9 de dezembro de 2012

Emagreça nas Férias


 Veja 20 dicas dos Vigilantes do Peso para você



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Você passou o primeiro semestre num processo de emagrecimento. Agora, às voltas de arrumar as malas para uma viagem de férias, vem o temor de colocar tudo a perder. O Vigilantes do Peso listou 20 conselhos para você curtir de forma saudável sua temporada de férias, sem ganhar quilos extras:

1) Lembre-se de que a meta de emagrecer e de se manter saudável é feita a longo prazo e deve ser mantida independentemente das circunstâncias e dos acontecimentos da vida;

2) Faça das suas férias uma oportunidade de incrementar seu emagrecimento. Use o tempo livre para trabalhar a favor do seu emagrecimento;
3) Nada de roupas folgadas nas férias. Use sempre algo mais colante que o lembre que você precisa perder mais um pouco de peso;

4) Abasteça a geladeira de alimentos saudáveis: frutas e legumes, iogurtes de baixa caloria, queijo branco, pão integral, barras de cereais light;
5) Não se permita ao disque-pizza ou ao fast-food somente porque não tem nada em casa para comer;

6) Dê folga para seu carro. Deixe-o na garagem ou mande para revisão sem pressa. Assim você se dispõe a andar todos os dias ao sair. Use os transportes coletivos e salte alguns pontos antes do seu destino. Descubra a sua vizinhança a pé;

7) Compre um mapa de turista da sua cidade e faça você mesmo um roteiro inteiramente a pé. Prepare uma mochila com frutas, barras de cereais e água;

8) Férias em casa pode significar um bom investimento. Busque uma nova atividade para proporcionar um relaxamento para você mesmo. Inscreva-se em aulas de remo ou de caiaque, faça curso intensivo de dança de salão ou de samba, aprenda a escalar paredes;

9) Aproveite o tempo livre e faça você mesmo, os convites personalizados para o seu aniversário. Adote uma lista de presentes bem sugestivos: uma corda para pular, um jogo de pesos para malhar, uma roupa de malhação incrementada ou uma bicicleta ergométrica;

10) Uma arrumação no seu guarda-roupa. Doe as roupas folgadas e distribua o que não usou nos últimos meses;
11) Se vai viajar, arrume as malas com roupas que realmente vai usar e de acordo com o local: montanha ou praia e não se esqueça de levar seus livros. É sempre útil ter em mãos barras de cereais light para não ficar muito tempo sem comer;

12) Se vai passar o dia na praia, planeje uma alimentação saudável: acondicione, numa caixa de isopor ou bolsa térmica com gelo, caixas plásticas com frutas cortadas, suco de frutas light e pequenos sanduíches de frios;

13) Se vai a uma festa, faça um lanche leve antes de sair. Não vá à festa com fome;

14) Na festa pegue um prato bem pequeno para se servir ou use um guardanapo dobrado para se servir com pequenas porções do que houver de melhor na festa. Não queime seus cartuchos com alimentos que não alimentam;
15) Decidindo-se por beber um drinque, escolha aquele que sabe ser menos calórico ou dilua a bebida em bastante gelo;
16) Consuma muita água;

17) Não se empanturre de comer. Lembre-se que as refeições devem ser balanceadas;

18) Ofereça-se para organizar as atividades de agito da festa;
19) No dia da festa faça um saudável café da manhã, assim começa um dia equilibrado na alimentação;

20) Não abandone o hábito de anotar o que está comendo. Isso é um importante instrumento para corrigir no dia seguinte os excessos, seja restringindo os alimentos ou aumentando a atividade física.

Por Vigilantes do Peso./ Bemzen

Consuma alimentos saudáveis no verão: Veja as dicas da nutricionista



       Durante o verão muitas pessoas aproveitam para viajar às praias, campos e clubes. Porém, para curtir a estação mais quente do ano sem riscos à saúde, adultos, jovens e crianças não devem se descuidar da alimentação. Nessa época do ano são registrados em média um aumento de 20% no número de atendimentos em pronto-socorros e hospitais do Brasil devido a intoxicações alimentares e ingestão de alimentos mal armazenados e estragados que causam vômitos, diarréia, desidratação, mal-estar, entre outros malefícios.

         É nesse sentido que os cuidados com a alimentação devem ser reforçados para que não haja a ingestão de alimentos contaminados e que trazem riscos à saúde. É por meio de práticas simples e um controle adequado da ingestão dos alimentos que podemos evitar problemas gastrointestinais, infecções e intoxicações alimentares.

         ''É comum que em praias e clubes o acesso a alimentos gordurosos como frituras e porções seja mais fácil. Isso torna esses alimentos como um dos mais consumidos no verão, porém, a forma de armazenagem, higiene, odor e sabor do alimento devem ser observados para evitar problemas gastrointestinais. Frituras, alimentos gordurosos, bebidas alcoólicas e doces devem ser evitados e substituídos por alimentos saudáveis como lanches naturais, água de coco, sucos, água, frutas etc''.

            Os cuidados com a comida fora de casa precisam ter atenção redobrada no verão. É importante verificar a higiene e limpeza dos carrinhos, isopores, utensílios, bem como a forma de armazenamento dos produtos que são vendidos nas praias, além do uso de luvas e roupas adequadas para o manuseio seguro dos alimentos.

        O ideal é consumir alimentos leves, de fácil digestão e que ajudem na reposição de água e sais minerais perdidos na transpiração em praias e  piscinas. ''Sempre vale a pena levar água, sucos, frutas, lanches e biscoitos para praias ou clubes, especialmente com crianças. Além da economia você garante a procedência e higiene dos alimentos'', alerta a especialista.

         Já no caso das crianças, em que os pais possuem uma certa dificuldade para inserir alimentos saudáveis nesses ambientes, o ideal é negociar um limite diário para o consumo de alimentos calóricos, ricos em gordura e açúcar.  ''Os pais podem estipular a ingestão de um sorvete por dia. O ideal é não deixar as crianças comerem apenas petiscos e oferecer bastante água, frutas picadas, bolachas simples e lanches para que a alimentação fique mais equilibrada. Antes de ir à praia prepare um café da manhã completo para as crianças, com leite, frutas, queijo, pães e faça ao menos uma refeição completa ao dia com arroz e feijão, carne magra, salada, verduras e legumes refogados e fruta'', completa a especialista.
Dicas úteis para o consumo de alimentos em praias e clubes durante o verão:

Praias: primeiro verifique a temperatura dos alimentos - alimentos gelados devem estar gelados e, os que passaram por processo de cozimento devem estar inteiramente cozidos, sem pedaços crus. Verifique o cheiro e o gosto. Na dúvida, não coma. No caso de frituras como pastéis, churros e porções verifique como são armazenados os ingredientes desses alimentos e se os mesmos estão com boa aparência e odor adequados;

Clubes: em clubes há a possibilidade de se realizar uma refeição mais equilibrada no almoço, pois muitos servem refeições. E, para as porções e afins valem as mesmas recomendações da praia;

Sanduíche natural: é uma boa opção, mas verifique se ele é mesmo um sanduíche natural. Não tem sanduíche natural de salame com queijo. O sanduíche natural precisa ter coisas leves, como queijo branco, peito de peru, atum, frango e vegetais, como alface, cenoura, tomate etc. A maionese até pode ser colocada, mas tome o cuidado de verificar se o sanduíche está adequadamente refrigerado, embalado e fresco (dentro do prazo de validade);

Sucos de frutas: são boas opções, especialmente para as crianças, em substituição ao refrigerante. Porém de qualquer forma deve ser intercalado com o consumo de água.

Amendoim: o amendoim e demais castanhas são alimentos que podem ser consumidos com moderação. Prefira os assados aos fritos (leia na embalagem) e coma com moderação. Embora saudáveis são calóricos e em excesso levam ao ganho de peso;

Água de côco: Pode ser tomada sem medo. Essa bebida é um excelente hidratante, rico em vitaminas e em sais minerais. Só verifique a higiene do carrinho;

Sorvete: existem diversos tipos de sorvete. Para a praia o ideal são picolés de frutas à base de água, que são mais leves, hidratantes e menos calóricos do que os picolés à base de leite ou com chocolate;

Milho cozido: o milho cozido é uma fonte de carboidratos, como o arroz, pães e batata. Não há uma contra-indicação ao seu consumo, mas como qualquer alimento rico em fibra deve ser muito bem mastigado. Além disso, verifique a higiene e limpeza do vendedor e do carrinho;

Raspadinha: a raspadinha é um gelo triturado com xarope de groselha, guaraná ou outro sabor. O xarope contém muito açúcar e corantes. Além disso, deve-se sempre checar a procedência do gelo. A água contaminada pode ser uma fonte de microorganismos que podem causar problemas intestinais;

Pastéis: frituras devem ser evitadas. São de difícil digestão e contém elevado valor calórico devido à quantidade de gordura. Outro problema é a qualidade do óleo usado na fritura. Normalmente fritam-se todos os alimentos no mesmo óleo e nem sempre ele é trocado com a devida frequência. Melhor evitar.

Fonte: Clinic Check-up do HCor - Hospital do Coração./ Bemzen
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