sábado, 17 de novembro de 2012

Intervale suas refeições com lanches de até 200 calorias



12 deliciosas opções para você rechear as horas que intercalam os pratos principais


Para não chegar ao estágio em que você sente seu estômago nas costas, é preciso incluir lanches entre suas refeições principais. Com a participação deles entre os pratos, você nunca chega faminto à próxima refeição. A necessidade, porém, pode somar muitas calorias à dieta, se você não souber em quais alimentos apostar para rechear os intervalos entre as refeições.
SEGUE ABAIXO ALGUMAS SUGESTÕES DE LANCHES:

lanche - foto Getty Images
Opção 1: com 163 calorias
1 unidade de queijo tipo Polenguinho tradicional
1 fatia de pão de forma integral
1 unidade de kiwi

Análise da nutricionista do Minha Vida: Nesta opção de lanche, temos um derivado do leite, um cereal e uma fruta, participantes importantes desse tipo de refeição. Como derivado do leite, o Polenguinho fornece cálcio, mineral de destaque na saúde dos ossos. O pão integral e a fruta oferecem fibras, colaboradoras no funcionamento do intestino. 
iogurte - foto Getty Images Opção 2 - com 153 calorias
1 pote (100 g) de iogurte com 0% de gordura
½ unidade de mamão papaya médio
1 colher de sopa de granola

Análise da nutricionista do Minha Vida: O iogurte com baixa quantidade de gorduras apresenta uma quantidade menor de calorias, possibilitando a ingestão de outros alimentos. A inclusão do mamão papaya e da granola aumenta o consumo de fibras, nutriente que aumenta a motilidade intestinal e a saciedade, retardando a sensação de fome . 
pêssegos - foto Getty Images Opção 3: com 160 calorias
1 unidade de leite fermentado tipo Yakult
1 unidade de torrada tradicional
1 unidade grande de pêssego

Análise da nutricionista do Minha Vida: O leite fermentado contém lactobacilos, microorganismos que equilibram a flora intestinal e regularizam a função do intestino. Já a torrada e o pêssego ajudam a fornecer uma quantidade adequada de calorias para o lanche intermediário ficar completo. Além disso, eles também contribuem para o bom funcionamento do intestino. 
papaya - foto Getty Images Opção 4: com 156 calorias
1 barrinha de cereais
½ unidade média de mamão papaya

Análise da nutricionista do Minha Vida: A combinação fornece boas doses de carboidratos e fibras, garantindo energia e ajudando no funcionamento do intestino. 
torrada com geleia - foto Getty Images Opção 5: com 163 calorias
1 caixinha de suco de maracujá
1 unidade de torrada tradicional
1 colher de chá de geleia com sabor de sua preferência

Análise da nutricionista do Minha Vida: O suco de caixinha é uma boa alternativa para quem não tem como preparar um suco natural. No mercado, você ainda encontra uma grande variedade de sabores, além das versões light e à base de soja. A torrada fornece fibras e carboidratos, enquanto a geleia dá um sabor doce ao lanche. 
lanche - foto Getty Images Opção 6: com 150 calorias
2 fatias de pão de forma integral
2 fatias de peito de peru
1 lata de chá light tipo Nestea do sabor de sua preferência

Análise da nutricionista do Minha Vida: O chá light é outra boa alternativa para quem vive a correria do dia-a-dia. Como ele contém baixíssima quantidade calórica, dá para ser acompanhado com um sanduíche simples. A combinação de pão integral e peito de peru fornecem fibras e proteínas ao organismo . 
ameixa - foto Getty Images Opção 7: com 164 calorias
4 unidades de biscoito salgado
2 colheres de chá de geléia do sabor de sua preferência
1 unidade grande de ameixa fresca

Análise da nutricionista do Minha Vida: O biscoito é boa fonte de carboidratos, responsáveis por gerar energia para o corpo. A geléia pode ainda, ser substituída pelo requeijão, caso você prefira um lanche salgado. A ameixa é uma fruta com baixa quantidade calórica e rica em fibras, o que auxilia na regularização da função intestinal. 
pão de queijo - foto Getty Images Opção 8: com 154 calorias
1 unidade média de pão de queijo
1 unidade média de maçã

Análise da nutricionista do Minha Vida: Uma alimentação equilibrada permite a ingestão de todos os alimentos. Por isso, o pão de queijo pode fazer parte do cardápio, contanto que não seja consumido freqüentemente. Uma unidade média por semana é a quantidade ideal. A maça, por sua vez, fornece vitaminas, minerais e fibras, nutrientes importantes para o organismo. 
torrada com cream cheese - foto Getty Images Opção 9: com 130 calorias
2 torradas light
2 colheres de sopa de cream cheese light
1 xícara de chá de chá verde sem açúcar

Análise da nutricionista do Minha Vida: A torrada light fornece carboidratos, fonte de energia para o organismo, bem como fibras, substância importante para o bom funcionamento intestinal. Como derivado do leite, o cream cheese oferece um nutriente essencial para a saúde dos ossos, o cálcio. O chá verde completa o lanche saudável, apresentando substâncias antioxidantes, que combatem o envelhecimento celular. 
lanche - foto Getty Images Opção 10: com 194 calorias
1 fatia de pão integral light
1 fatia de ricota
3 fatias de peito de peru
1 copo de suco de maracujá com adoçante

Análise da nutricionista do Minha Vida: A combinação do pão integral, fornecedor de carboidratos e fibras, com a ricota e o peito de peru, ricos em proteínas é perfeita. Além de dar energia a quem o consome, o lanche oferece proteínas, nutriente envolvido em diversas funções do organismo, como a renovação celular. O suco de maracujá oferece vitaminas e minerais, colaborando para atingir a meta destes nutrientes. 
leite com morangos - foto Getty Images Opção 11: com 180 kcal
1 copo de leite desnatado batido com 5 morangos
2 unidades de biscoito integral com gergelim

Análise da nutricionista do Minha Vida: O leite desnatado é fonte de cálcio, além de fornecer uma baixa quantidade de calorias e gorduras, colaborando para uma alimentação saudável. O morango e o biscoito são fontes de fibras, nutriente responsável pela regulação do intestino . 
leite com cereal - foto Getty Images Opção 12: com 188 kcal
1 xícara de chá de leite desnatado
½ xícara de chá de cereal matinal tipo Sucrilhos
½ banana nanica picada

Análise da nutricionista do Minha Vida: O leite é um ótimo aliado de quem quer prevenir a osteoporose, já que é fonte de cálcio, mineral responsável pela saúde dos ossos. O cereal matinal se responsabiliza pelo fornecimento de energia para o corpo, enquanto a banana apresenta uma série de vitaminas e minerais .

fONTE: MSN

LANCHES SAUDÁVEIS!



Se você é adepto dos lanchinhos que têm aqueles nomes difíceis de pronunciar, mas que, em geral, adicionam calorias extras à dieta, fique de olho nas dicas para deixá-los mais leves e saborosos: "muitos lanches oferecem a possibilidade de substituir recheios gordos e calóricos por outros mais leves e nutritivos sem perderem o sabor, como no caso da troca da maionese tradicional pela versão light ou por requeijão, por exemplo," explica Giovana Longo, nutricionista da Unifesp.

Quer deixar o seu lanche mais saudável também? A seguir, confira as substituições propostas pela nutricionista. 
  •  
Kebab Sherazade - Foto divulgação Kebabel
Kebab Sherazade
 (Kebab com carne (frango/bovina) = 260 Kcal) Ingredientes: uma fatia de pão libanês, 120g de tiras de frango marinado em especiarias árabes,70g de coalhada seca, uvas passas brancas e pretas, folhas de hortelã inteiras e salada de salsa, tomate, cebola e alface a gosto. Dica da nutri: "nesta receita seria interessante substituir a couve-flor frita pela grelhada, ou então refogada, diminuindo assim o teor de gorduras e valor calórico da preparação. O pão também poderia ser integral".
Wrap Mediterrâneo - Fotos Getty Images Wrap Mediterrâneo (100 kcal)
Ingredientes: 4 unidade(s) de tortilha(s), 120 g de queijo de cabra, 100 g de tomate seco picado, rúcula à gosto, azeite de oliva para dar uma aromatizada no prato. Dica da nutri: "nesta receita não há grandes problemas de composição, exceção do tomate seco, que acaba sendo altamente calórico por ser preparado com óleos. Se possível, utilize o tomate in natura, mais saudável e menos calórico".
Tacos- Fotos Getty Images Tortilhas para o taco:
(12 unidades = aproximadamente 30 Kcal)
Ingredientes: 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 xícara e 1/2 de chá de água morna, sal a gosto. Dicas da nutri: "a farinha de trigo poderia ser substituída pela farinha de trigo integral para deixar a massa mais saudável". Guacamole: (100g = 450 Kcal) Ingredientes: 2 tomates médios sem sementes, 1 pimenta dedo-de-moça média, folhas de 1/2 maço médio de coentro, 1 abacate médio, 1 cebola média picada, suco de 1 limão médio, 3 colheres de sopa de azeite de oliva, sal a gosto. Dicas da nutri: "o guacamole que acompanha os tacos, embora seja uma preparação com alto teor calórico, devido ao abacate, é uma boa opção, uma vez que contem ômega 3, portanto traz benefícios à saúde".
Temaki Califórnia- Fotos Getty Images Temaki Califórnia: (270 Kcal)
 Ingredientes: 55 g de arroz japonês, 1/2 unidade(s) de nori ( espécie de alga típica da culinária japonesa), 1 colher (café) de gergelim, 12 g de manga, 6 g de pepino. Dica da nutri: "a culinária japonesa é caracterizada por alimentos de baixo teor de gordura. O temaki e o sushi, por exemplo, são preparações de baixo valor calórico, porém, devem também ser consumidos com moderação, principalmente no que se refere aos molhos, como o shoyo, molho de soja, que apresenta alto teor de sódio, contribuindo para o aumento da pressão arterial".
Chawarma- Arábia Restaurantes- Foto divulgação Chawarma: (100g = 250 Kcal)
 Ingredientes: uma fatia de pão sírio, salsinha, tomate e cebola a gosto, 20 gramas de picles, 100 g de carne bovina assada e molho de gergelim. Dicas da nutri: "prefira carnes com cortes mais magros e não exagere no picles para não exceder a dose de sódio".

fONTE: MSN

O que é Alergia?



Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos suscetíveis (geneticamente) e previamente sensibilizados.

Causas

Principais agentes que provocam alergia ou hipersensibilidade

  • Ácaros e baratas
  • Mofo (fungos)
  • epitélio (pele) e pelos de animais (gatos e cães)
  • Esporos de fungos e pólens de flores
  • Alimentos
  • Medicamentos.
Foto Getty Images Ácaros são um dos principais desencadeadores das reações alérgicas

Tipos

Alimentar

  • Leite de vaca
  • Ovos
  • Amendoim
  • Soja
  • Peixes e frutos do mar
  • Nozes

Pele

Manifesta-se com lesões e coceira intensa. Em alguns casos, pode ser muito grave, acometendo o corpo inteiro.

Nariz

A inflamação alérgica da mucosa do nariz, conhecida como rinite alérgica, pode ocorrer de forma repetida. Sua principal causa são os alérgenos inalantes, como ácaros e poeira doméstica.

Vias respiratórias

A asma é uma doença acompanhada de inflamação alérgica das vias respiratórias. Também é conhecida como bronquite alérgica ou bronquite asmática. É provocada, principalmente, por:
  • Alérgenos e irritantes
  • Infecções de vias aéreas
  • Exercício físico inadequado
  • Refluxo gastro-esofágico
  • Medicações e alimentos
  • Causas emocionais, como a ansiedade.

Ocular

A conjuntivite alérgica é a alergia mais comum, provocando irritação, vermelhidão, coceira e lacrimejamento dos olhos.

Sintomas de Alergia

Principais sintomas da asma

  • Sensação de "aperto" ou opressão no peito ("peito preso")
  • Falta de ar ou cansaço
  • Chiados no peito
  • Tosse, que pode acompanhar-se de eliminação de secreção (gosma branca).

Principais sintomas da rinite alérgica

  • Espirros repetidos
  • coriza líquida e abundante
  • Coceira nasal insistente (ou coçam também os olhos, os ouvidos, céu da boca e garganta)
  • Mucosa nasal congestionada e narinas entupidas
  • olhos avermelhados, irritados, lacrimejando e coçando
  • Sensação de escorrimento da secreção pela parte de trás do nariz, que pode provocar pigarro ou tosse insistente
  • Alteração do olfato e do paladar
  • Tosse crônica noturna
  • Sinusite
  • Amigdalites
  • Faringites
  • Otites repetidas.

Tratamento de Alergia

É importante procurar um médico especialista, que irá pesquisar as causas da alergia e recomendar os remédios mais adequados para controlar a doença.

Complicações possíveis

Anafilaxia ou choque anafilático

É uma reação alérgica grave, que provoca acometimento de todo o organismo; Dificuldade de respiração; Perda de consciência; Até a morte, quando não tratada imediatamente.

Convivendo/ Prognóstico

Dicas para uma casa saudável

  • Ventilação: manter janelas abertas durante o dia. Não tenha receio: vento não faz mal
  • Móveis: o mobiliário deve ser simples, com bordas lisas e de fácil limpeza
  • A limpeza: deve ser feita diariamente, com água, sabão e produtos de limpeza adequados. Evitar produtos com odor ativo, como os derivados de amoníaco. Evitar, também, usar vassouras e espanadores, bem como aspiradores que não tenham filtros para reter partículas bem pequenas
  • Colchões e travesseiros: trocar travesseiros uma vez por ano e preferir modelos com espuma inteiriça. Evitar penas ou flocos. Encapar colchões e travesseiros com capas especiais contra ácaros e trocar as roupas de cama semanalmente.
FONTE: msn