quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Receitas Funcionais

SEM GLÚTEN /

Tabule de Quinoa



INGREDIENTES

1 xícara (chá) de quinoa em grãos
1 tomate médio picado em cubos sem pele e sem sementes
1 cebola média picada
1 dente de alho grande picado
3 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de hortelã picada
Suco de 1 limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
1 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

As sementes de quinua são cobertas por uma camada de saponina, uma resina amarga que, ao entrar em contato com a água, fica feito sabão, por isso recomenda-se lavá-las sob água corrente, esfregando-as com a mão, até que tenha sido eliminado qualquer traço da substância. Uma boa maneira de se testar é provando uma semente crua; se ainda se sentir um gosto amargo, é porque a resina continua presente. A quinua estará pronta para ser utilizada quando a água não apresentar aspecto saponiforme.
Leve ao fogo médio uma panela pequena a quinoa com 2 xícaras (chá) de água filtrada. Deixe cozinhar por 25 minutos, com a panela parcialmente tampada, até que a água seque.Coloque a quinoa em uma tigela e deixe esfriar.
Misture todos os ingredientes restantes a quinoa, mexa bem e leve a geladeira.
Minutos antes de servir tire o tabule da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente. Pode ser servido com pão sírio e coalhada seca.
A Quinoa, ou Quinua Real, como também é conhecida, é um grão originário da Bolívia, com alto poder nutritivo, possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além das grandes quantidades presentes de: vitaminas (B1, B2, B3, C e E),minerais (magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês).Contém fibras que colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo. Não tem o glúten em sua composição, dessa forma as pessoas com alergia ao glúten, a chamada doença celíaca, também podem desfrutar deste alimento.
ACOMPANHAMENTOS /

Arroz de cereais com brócolis e açafrão



Ingredientes:

• 500 g de arroz de cereais
• 1 molho de Brócolis
• alho a gosto
• azeite
• açafrão brasileiro (cúrcuma)

Modo de fazer:

1. Cozinhar o brócolis em água fervendo e sal em panela destampada.
2. Aproveitar a água e cozinhar o arroz, colocando uma folha de louro. Para cada xícara do arroz, utilizar 3 xícaras e meia de água fervendo. Adicionar a água fervendo que falta para completar a quantidade. Cozinhar por 45 minutos em fogo brando, com a tampa parcialmente fechada. Se precisar, adicionar mais água fervente.
3. Refogar o brócolis em um pouco de azeite e alho, sem aquecer muito, apenas para cozinhar levemente o alho, sem tostar.
4. Misturar o brócolis no arroz e adicionar para cada porção de arroz, uma colher de chá de açafrão, sem cozinhar, na hora de servir, para não perder as propriedades da curcumina.

Fonte: Funcionalli