quinta-feira, 6 de setembro de 2012

RECEITAS PARA GANHO DE PESO.

Bom dia!

Continuando a matéria: Dicas Nutricionais para Ganho de Peso em Crianças, segue abaixo receitas para ganho de peso:


  • Creme de chocolate

Ingredientes: 2 col. sopa de leite em pó, 1 col. sopa de chocolate em pó ou suplemento indicado, 1 col. de chá de maisena, ½ clara de ovo, 2 col. chá de açúcar e 1 copo americano de água


Modo de preparo: misture todos os ingredientes, leve ao fogo, deixe cozinhar por 5 minutos após a fervura.


     Q-Delícia


Ingredientes: 1 copo de leite integral, 1 bola de sorvete, 1 col. sopa do suplemento indicado.

Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir gelado.




  • Morango Loko


Ingredientes: 1 iogurte natural, 1 col. sopa do suplemento indicado sabor morango, 4 morangos picados.

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes em uma tijela.


  • Dicas de sucos

Couve + limão; inhame cru + laranja; cenoura + laranja; beterraba + laranja; mamão + laranja; acerola + mamão; tomate, maça + limão.


Vitaminas


Utilize leite integral, açúcar e mel. Para ficar mais nutritivo acrescente leite em pó, sendo 1 a 2 colheres de sopa para 1 copo ou 1 colher de sopa de creme de leite ou 1 colher de aveia, Neston ou Farinha Láctea.


Dicas de vitaminas: abacate, amendoim, mamão, banana, maçã, banana + maçã, mamão + banana.

Bom apetite!

fONTE: DICAS DE NUTRIÇÃO

Como resolver o baixo peso em crianças!

O baixo peso apresenta risco de desenvolvimento insatisfatório, o seu crescimento e o processo de aprendizagem podem ficar prejudicados, temporariamente ou definitivamente, vai depender da gravidade e do período em que a criança permanecer com peso baixo. Por isso, é importante buscar alternativas que recuperem o estado nutricional da criança o mais rápido possível:


* Separe a refeição em um prato individual para se ter certeza do quanto à criança está realmente ingerindo;
* Esteja presente junto às refeições mesmo que a criança já coma sozinha, você poderá ajudá-la se necessário;
* Não apresse a criança, é necessário ter paciência e bom humor;
* Alimente a criança tão logo ela demonstre fome. Se a criança esperar muito ela perde o apetite;
* Não force a criança a comer, isso aumenta o estresse e diminui ainda mais o apetite. As refeições devem ser tranqüilas e felizes;
* Acrescente óleo nas refeições para aumentar o valor calórico da dieta: para crianças menores de 1 ano, uma colher de sobremesa nas refeições salgadas e uma colher de sopa para crianças maiores de 1 ano. Para as mamadeiras de 100ml uma colher de chá de óleo, para as de 200ml a 250ml acrescentar 2 a 3 colheres de chá de óleo;
* Utilize preparações em forma de purê ou mais pastosas nas refeições. Evite sopas, principalmente excesso de líquidos;
* Ofereça alimentos que a criança prefira e que sejam saudáveis, mas não deixe de apresentar eventualmente aqueles alimentos que ela não gosta, de menor preferência;
* Ofereça de 5 a 7 refeições por dia com intervalos de 2 a 3 horas.


Sugestões para aumentar a oferta calórica e protéica


Tipo de alimento Adicionar para enriquecer


Leite Leite em pó, mel, creme de leite, sorvete, amendoim, abacate.


Sopas Azeite ou óleo vegetal, margarina, carne ou ovo.


Carne Ovos


Frutas Farinhas, leite condensado, mel, sorvete, leite em pó, chocolate

Pães e cereais Geléia, mel, manteiga, margarina derretida, queijo.


Suplementos Incluir nos intervalos entre as refeições:

Existem várias marcas de suplementos no mercado. Verifique com a Nutricionista ou Pediatra a mais recomendável para seu filho.


Fonte: Dicas de Nutrição