sexta-feira, 27 de julho de 2012

Receitas para o inverno


SOPA DE ABÓBORA, ARROZ E ALGAS




Ingredientes|:

-1 colher de alga fina, colocada de molho em um copo de água na noite anterior, 1 xícara de arroz integral, 2 cebolas pequenas, ½ kg de abóbora, 1 colher de sopa de misso, azeite, 6 xícaras de água.

Modo de fazer:

-Colocar a cebola cortadinha e uma colher de sopa de água para cozinhar. Quando estiver começando a dourar, acrescente a alga escorrida, guardando-se a água da alga. Dissolver o misso em uma xícara de água quente e levar até a panela, juntar o arroz escorrido e a abóbora cortadinha, além do resta da água. Deixar cozinhar por aproximadamente 1 ½ hora e quando estiver pronto, adicionar o azeite. Esta sopa é altamente energética devendo ser tomada no almoço.


SOPA DE AVEIA COM CEBOLA

Ingredientes:

-4 cebolas picadas, azeite, 4 colheres de sopa de aveia em flocos grandes , 4 xícaras de água, sal a gosto.

Modo de fazer:

-Leve ao fogo as cebolas picadas com uma colher de sopa de água. Quando começar a dourar, junte a água e o sal, mexa e deixe ferver por 5 minutos. Acrescente aos poucos a aveia, mexendo sempre para não embolar. Deixe cozinhar 20 minutos.


SOPA DE BATATA BAROA COM ABÓBORA

Ingredientes:

-½ kg de abóbora, 4 batata baroa , 1 cebola pequena, sal , azeite, 1 litro de água.

Modo de fazer:
-Cozinhe a abóbora e as batatas baroas descascadas e cortadinhas, juntamente com a cebola e a água. Quando estiver pronto, acrescente o sal e o azeite, bata no liquidificador.


SOPA DE CENOURA , BATATA E CHUCHU

Ingredientes:

-3 cenouras, 2 batatas, 1 chuchu, 1 cebola pequena, sal , azeite, 1 litro de água.

Modo de fazer:

-Cortar as cenouras longitudinalmente, descascar e cortar o chuchu em pedacinhos, por fim, descasque as batatas e corte-as bem pequenas. Levar ao fogo com a cebola cortadinha e a água, por 25 a 35 minutos, quando estiver pronto, adicione o sal e o azeite passando pelo liquidificador.


SOPA DE BATATA COM ESPINAFRE

Ingredientes:
-4 batatas, 1 molho de espinafre, 1 cebola pequena, sal, 1 colher de azeite, 4 xícaras de água.

Modo de fazer:
-Cozinhe o espinafre depois de bem lavado e guarde a água. Coloque a batata descascada e cortada para cozinhar juntamente com a cebola. Quando a batata estiver cozida acrescente o espinafre, também cozido, complete com a água do espinafre. Coloque sal e azeite e bata no liquidificador.


SOPA DE CENOURA COM ARROZ

Ingredientes:

-3 cenouras, 1 xícara de arroz integral, 1 cebola pequena, 1 litro de água, 1 colher de salsa e cebolinha verde, sal, azeite.

Modo de fazer:
-Corte as cenouras longitudinalmente e cozinhe-as juntamente com a cebola cortada, a água e o arroz lavado e escorrido por aproximadamente 35 minutos. Quando estiver pronto junte o sal, o azeite, a salsa e a cebolinha. Se preferir bata no liquidificador.


SOPA DE INHAME

Ingredientes:
-½ kg de inhame, 2 cebolas pequenas, 1 litro de água, 2 colheres de sopa de alga hijiki, 1 colher de sopa de missô, 1 maço de cheiro verde.

Modo de fazer:
-Cozinhe o inhame descascado, amasse com garfo ou bata no liquidificador. Cozinhe as cebolas, a alga e depois acrescente o inhame amassado com água. Deixe cozinhar mais 7 minutos. Dissolva o missô em separado. Desligue o fogo, acrescente o cheiro verde e o missô.


SOPA MULTICOR

Ingredientes:
-½ beterraba, 2 cenouras, 1 batata, 1 tomate, 1 pedaço pequeno de abóbora, 1 colher de salsa, 1 cebola pequena, sal, azeite, 1 litro de água.


Modo de fazer:
-Corte a cenoura longitudinalmente. Retire a pele e a semente do tomate, descasque e corte a abóbora e a beterraba. Corte a cebola ao comprido. Após isto, junte tudo num recipiente com a água, inclua a salsa, e deixe cozinhar durante aproximadamente 30 minutos. Quando estiver cozido, coloque o sal e o azeite, e bata no liquidificador.

Fonte: Nutrição que funciona