sábado, 30 de junho de 2012

Como pode melhorar o seu Sono

O sono é fundamental para o nosso bem estar e uma noite bem dormida significa maior vigor físico e disposição para realizar as tarefas da vida moderna cada vez mais agitada. Dormir não significa apenas descansar, quando dormimos nosso corpo sofre vários processos metabólicos que, se alterados, podem trazer danos ao equilíbrio de todo o organismo.




Uma das formas de dar qualidade ao sono é tomando alguns cuidados especiais com a alimentação. A última alimentação do dia, por exemplo, é importante evitar chás preto e verde, mate, guaraná, café, chocolate e outros que contenham cafeína, pois são estimulantes. Alimentos gordurosos também devem ser evitados, pois tem digestão mais lenta. Outra dica é evitar consumir grandes quantidades de líquidos para não ficar com o estomago repleto.

Por outro lado, existem os alimentos que possuem nutrientes que ajudam na regulação do sono e, consequentemente, noites bem dormidas. As carnes magras, vegetais e até mesmo uma massinha com molho vermelho, são ótimas para última refeição do dia. As sopas também são indicadas, mas devem fornecer ao organismo energia (através dos carboidratos) e proteínas (que pode ser uma carne magra ou um queijo branco).

Como sempre o mais adequado é possuir uma alimentação equilibrada. A má alimentação pode ocasionar o sobrepeso e a obesidade, fatores que contribuem negativamente para qualidade do sono. Lembrando que as noites mal dormidas, podem acelerar o envelhecimento, diminuir o vigor físico, aumentar o estresse e ainda pode facilitar o surgimento de doenças como infecções, sobrepeso e obesidade, pressão alta e diabetes.

Então, tenha hábitos alimentares saudáveis e aproveite para tomar um chá calmante como de maracujá ou camomila e tenha bons sonhos!

Blog dos Congelados da SÔnia