sábado, 7 de abril de 2012

Alimentos poderosos contra o câncer

Confira uma lista com 30 ingredientes para você incluir saúde e sabor no prato.




Uma alimentação saudável e equilibrada é a chave para uma saúde de ferro. Os pesquisadores já descobriram que uma dieta correta consegue evitar doenças graves, como o câncer.

"A verdade é que nosso comportamento alimentar, de modo geral, é efetivamente responsável por grande parte dos casos de câncer desenvolvidos", alerta David Khayat, em seu mais recente livro "A verdadeira dieta anticâncer" (Ed. Lua de Papel).

Para estar protegido, o ideal é comer um pouco de cada grupo alimentar, sem restringir nenhum deles. Equilibrar esses grupos e comer com moderação é o segredo para reduzir as chances de desenvolver a doença.

Na lista de alimentos com ótimas propriedades anticancerígenas estão frutas como a maçã, a melancia, a romã e o kiwi, legumes como o pimentão, temperos e ervas como a salsa, pimenta e a menta, e outros alimentos como o tofu, a semente de girassol e a quinoa.

A lista dos alimentos que combatem esta doença:

Abacate: rico em ácidos-graxos poli-insaturados e em vitaminas do grupo B, essenciais no combate ao câncer .
A abobrinha é rica em carotenoides, substâncias potentes contra o câncer

O agrião contém compostos índoles, conhecidos por sua capacidade anticancerígena.
O alho é rico em compostos sulfurados, que inibe o metabolismo da célula cancerosa .
Composto em sua maioria de ácidos-graxos, o azeite é rico em ômega-3, importante antioxidante e, por isso, anticancerígeno.
A beterraba contém antocianinas, um flavonoide antioxidante e anticancerígeno.
O brócolis tem folato, que tem propriedade anticancerígena.
A cebola branca contém selênio, rico em antioxidantes e, portanto, anticancerígeno.
O chá verde contém epigalocatequina, um composto semelhante aos flavonóides, que ajuda na prevenção do câncer.
Assim como a couve-flor, a couve-manteiga contém compostos índoles, que protegem contra o câncer.
Couve-flor é rica em compostos índoles, que protege contra o surgimento de câncer, principalmente de mama.
Cúrcuma contém curcumina, substância anti-inflamatória e antioxidante –
O gengibre tem um alto teor de vitamina C, que é capaz de levar as células cancerígenas à morte .
kiwi tem luteína, substância com propriedades antioxidantes e, portanto, anticancerígena.
A lentilha é uma ótima fonte de proteína vegetal e um poderoso anticancerígeno.
A maçã contém quercetina, um flavonóide potente contra o câncer.
Mel é rico em enzimas antioxidantes, potentes contra o câncer.
Melancia tem licopeno, um antioxidante que pode reduzir o risco de câncer.
Além de antisséptico, a menta é uma ótima fonte de antioxidantes.
As nozes contêm ômega-3. Esse ácido-graxo é eficaz na proteção contra o câncer.
O ovo é rico em zeaxantina e luteína, dois importantes antioxidantes, que evitam a doença.
O pão integral é rico em fibras, capazes de diminuir as chances de desenvolver câncer de intestino.
A pimenta contém piperina, substância com ação anti-inflamatória, que inibe o crescimento do câncer.
Pimentão tem bioflavonoides, agentes antioxidantes.
Quinoa, grão originário dos andes e rico em proteínas, contém também fibras insolúveis, que protegem contra o câncer.
A romã contém elagitaninos, poderosos antioxidantes - logo, um anticancerígeno natural.
A rúcula é uma ótima fonte de quercetina e carotenoides, poderosos antioxidantes e anticancerígenos.
A salsa é rica em vitamina C e cálcio, que evitam a proliferação dos radicais livres .
Semente de girassol é rica em proteína e fibra, essa última um poderoso anticancerígeno.
O tofu contém fitoestrogênios, que interferem no crescimento do câncer, principalmente o de mama.
A uva contém polifenóis, entre eles o resveratrol, que protege as células dos danos oxidativos causados pelos radicais livres.

Fonte: IG

Ganhou muitos ovos de Páscoa?


O que fazer para não engordar demais?

DICAS:

- Se ganhar muitos ovos ou seus filhos ganharem e você não resiste a chocolate faça algumas opções para isto não se tornar uma tentação.
- Pode pedir aos seus filhos que escondam, sem você saber onde, para que não vendo esqueça do chocolate.
- Peça para que eles quando forem comer, que façam longe de você.
- Se você ganhar muito chocolate, dê parte para seus familiares mais chegados e amigos, assim ficará com menos quantidade. Escolha um que você mais gosta e de preferência um menor.
- Aquele que você escolher divida em porções pequenas e coma uma vez ao dia. Não coma tudo de uma vez.Assim estará aprendendo a se controlar na quantidade.
- O chocolate mais saudável é o amargo, pois tem menos quantidade de gordura. O pior deles é o branco, este é o mais rico em gorduras.
- O chocolate dá uma sensação de felicidade que muitos comem por sentir isto, muitos viciam e acabam comendo sempre. Porém ele pode causar prejuízos a saúde:
Engorda, aumenta colesterol, aumenta espinhas por causa da gordura e açúcar (se for em quantidades grandes), aumenta celulite, altera a glicose, provoca cáries, então pense muito antes de quere consumi-lo diariamente.
- Se nada adiantar do que falei até agora, coma no máximo 30g ao dia, escolha o chocolate amargo e assim estará comprometendo menos a sua saúde. Isto não vale para o diabético.Pratique exercícios com freqüência, assim estará queimando parte das calorias e diminuindo os prejuízos do consumo deste chocolate.

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista