sexta-feira, 6 de abril de 2012

Celebre a Páscoa com chocolate e sem espinhas

Pode comer sem culpa, mas é preciso ter alguns cuidados com a limpeza da pele; saiba como escolher o chocolate mais saudável

Páscoa é tempo de celebrações religiosas, reuniões familiares e muito chocolate. Para as pessoas que têm tendência à acne, essa também é uma época que pode trazer problemas para a pele. Mas dermatologistas afirmam: com cuidados específicos é possível comemorar a Páscoa sem abrir mão do chocolate e sem comprometer a saúde e beleza da pele.

Foto: Thinkstock/Getty Images Ampliar
Consumido com moderação, o chocolate não prejudica a saúde e a beleza da pele
Embora não existam estudos científicos que comprovem uma ligação direta entre o consumo de chocolate e o aparecimento de acne ou espinhas, alimentos muito gordurosos e com alto índice glicêmico podem sim piorar o processo inflamatório da pele e aumentar a produção das glândulas sebáceas. O chocolate se encaixa nos dois casos: tem muita gordura e alto índice glicêmico.
Isso não quer dizer que o chocolate seja um alimento proibido. “O chocolate não é um vilão. É um alimento muito rico em flavonoides, que são antioxidantes e fazem bem para a saúde, inclusive da pele”, explica Camila Moulin, dermatologista e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para evitar o aparecimento de cravos e espinhas sem abrir mão do chocolate, o mais importante é a moderação. “Pode comer sem culpa, mas não coma mais de 100 gramas de chocolate por dia”, aconselha Camila.
É melhor dar preferência aos chocolates amargos, com maior concentração de cacau e menos gordura que as versões ao leite. O chocolate branco deve ser a última opção: não contém pasta de cacau, só a manteiga, e é o mais gorduroso de todos. “Chocolates com castanhas ou amendoim também têm mais gordura que os chocolates comuns, e devem ser evitados”, diz Carolina Marçon, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.
Além da moderação e de escolher o chocolate certo, preste atenção nos cuidados com a limpeza da pele. Lavar o rosto duas ou três vezes por dia ajuda a controlar a oleosidade. Deve ser usado um sabonete específico para o rosto, que pode ter ativos como ácido salicílico, extratos vegetais ou enxofre. Os cuidados devem ser constantes, e não apenas na época em que se come mais chocolate.
Se as espinhas já apareceram, mantenha os dedos longe delas. “Nada de espremer espinhas ou utilizar receitas caseiras”, alerta Edith Horibe, cirurgiã plástica PhD pela Faculdade de Medicina da USP. O tratamento da acne deve ser acompanhado por um médico. “Podemos receitar remédios via oral, pomadas e loções. Mas o tratamento de acne é individualizado, de acordo com a necessidade de cada um”, explica.
Limpezas de pele feitas por profissionais podem ajudar a recuperar a pele que já tem acne, mas devem ser recomendadas por médicos dermatologistas. “Como cada pessoa precisa de um cuidado específico, não é recomendável procurar diretamente um esteticista. O tratamento deve ser orientado por um médico”, alerta Edith.

Fonte: IG

FELIZ PÁSCOA PARA TODOS OS MEUS LEITORES!

Torta dois musses

 

  • Mais de 60 minutos
  • Porções: 12

Ingredientes

  • Para a massa

  • 2 ovos
    3 colheres (sopa) açúcar
    1  colheres (sopa) chocolate em pó
    2  colheres (sopa) de farinha de trigo
    colheres (sopa)  de manteiga derretida
  • Para a musse branca

  • 3 claras em neve
    2 colheres (sopa) de manteiga
    1 caixa de creme de leite UHT
    100 g de chocolate branco derretido
    1 colher (café) de gelatina em pó incolor

  • Para a mousse negra
    3 claras em neve
    2 colheres (sopa) de manteiga
    1 caixa de creme de leite uht
    100 gra chocolate meio amargo
    2 col. sopa de açúcar 
    1 col. café (6 gr) gelatina em pó incolor

Modo de Preparo

Para a massa
Peneire a farinha e o chocolate em pó. Reserve. Bata os ovos, com o açúcar, até atingir uma espuma densa. Misture a farinha e o chocolate peneirados delicadamente para não perder aeração. Acrescente a manteiga derretida devagar, incorporando-a. Em seguida, asse em forno pré aquecido a 180 graus, por entre 10 e 15 minutos. Se a massa crescer demasiadamente, durante o aquecimento, corte a parte superior, o suficiente para ficar reta e uniforme. Reserve. 

Para a musse branca
Hidrate a gelatina. Bata, na batedeira, a manteiga com o creme de leite. Em seguida,  acrescente o chocolate derretido. Derreta a gelatina em banho maria, acrescente-a à  mistura do chocolate, até que fique bem homogênea. Em seguida, junte a clara em neve devagar, sem bater com força. Coloque toda a mistura por cima da massa e leve à geladeira por cerca de 40 minutos, até endurecer .Reserve.

Para a musse negra
Hidrate a gelatina. Bata, na batedeira, a manteiga com o açúcar, e junte o creme de leite. Em seguida, acrescente o chocolate derretido. Derreta a gelatina em banho maria, adicione à mistura do chocolate, até que fique bem homogênea. Em seguida, junte a clara em neve devagar, cuidadosamente. Acrescente-a por cima da mousse branca e leve à geladeira novamente, até endurecer.

Lembrete: só faça a mousse negra quando a mousse branca já estiver firme, para que não se misturem. 

Para finalizar, faça raspas de chocolate branco e jogue por cima da torta para decorar

Fonte: IG

Cheesecake de Chocolate


 
  • 45 minutos
  • Porções: 8

Ingredientes

  • 5 ovos
  • 2 potinhos de iogurte natural
  • 2 xícaras e meia (chá) de açúcar
  • 2 xícaras e meia (chá) de chocolate em pó  
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 3 xícaras (chá) de cream cheese  

Modo de Preparo

Bata todos os ovos e o iogurte no liquidificador. Acrescente o açúcar, o chocolate em pó, a farinha de trigo e o cream cheese. Bata até a massa ficar homogênea. Despeje a massa em uma forma de fundo falso e coloque no forno, aquecido a 150 graus. Asse por 30 minutos. Gele e sirva.



Fonte: IG