terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Veja as dicas de uma personal que perdeu 20 kg




Em um ano, a paranaense Barbara Eckonen deixou para trás 20 quilos e virou personal trainer de sucesso nos Estados Unidos somente com reeducação alimentar e exercícios físicos.

Abandonou fritura, sal e açúcar e hoje prefere alimentos frescos ao industrializados. Inseriu uma rotina diária de exercícios que inclui 45 minutos de treino aeróbico, divididos entre três ou quatro quilômetros de corrida e elíptico, além de seis exercícios diferentes alternados para cada grupo muscular.

Para quem quer, como ela, eliminar alguns quilos e enxugar a silhueta, a personal dá dicas certeiras:

1) Estabeleça metas a curto, médio ou longo prazo. “No Ano-Novo temos que imaginar como queremos estar na Páscoa e depois como estaremos no ano seguinte”, recomenda. Dividir o objetivo parece mesmo o caminho mais certo para o sucesso. Pesquisadores do Centro Metodista de Tratamento do Peso, em Houston, EUA, descobriram que a dieta é mais eficaz quando feita em etapas.

“Todo mundo quer perder peso em 15, 30 dias. Mas o importante é manter uma meta longa e continuar no caminho para consegui-la”, afirma. Dentro dessa recomendação, ela também indica estipular quantas vezes por semana a pessoa irá frequentar a academia. “O ideal é fazer pelo menos quatro vezes por semana, entre musculação e exercício aeróbico”, recomenda.

2) Comer de maneira saudável. “Dieta é uma coisa que você faz durante 30 dias e depois abandona. É preciso adotar um estilo de vida saudável”,aconselha. Para Barbara, é preciso manter a linha durante toda a semana para poder se permitir um brigadeiro no final de semana. “Prefira os produtos naturais sempre. Se vier em uma caixa, evite”, diz.

3) Reduzir o tamanho das porções. Mudar a qualidade do que se come é extremamente importante, mas reduzir é essencial. “Mesmo comendo errado, se as porções estão menores, a pessoa já começa a emagrecer”, relata. A personal dá a dica para não se perder na medida: carnes em geral (peixe, frango, boi) devem ter o tamanho da sua mão aberta. Porções de arroz (de preferência o integral) ou outros carboidratos devem ser do tamanho da mão fechada.

4) Monte seu prato de forma consciente. O primeiro passo é incluir mais legumes e vegetais na dieta. “O importante não é ter um monte de coisa diferente, mas sim concentrar três tipos de ingredientes: a proteína (carne magra, de preferência), vegetais ou legumes (salada ou abobrinha, por exemplo) e carboidratos (pão integral, arroz integral, quinoa, macarrão)”, revela.

5) Adeus, açúcar e trigo branco. Segundo ela, esses dois alimentos devem ser evitados a todo custo. “Tudo o que tiver açúcar branco e trigo branco é veneno”, exagera. A dica é trocar o arroz comum, pelo integral, assim como a massa e o pão. Se precisar adoçar alguma coisa, prefira o mel, até desacostumar o paladar ao doce.


6) Evite a qualquer custo o refrigerante. “Ele faz mal, engorda e incha a barriga”, afirma. Para matar a sede, prefira água, sucos naturais ou água de coco.

7) Hidrata-se bem. “A pessoa precisa de pelo menos um galão de água por dia, ou seja, quase quatro litros. A água desintoxica o organismo, ajuda no metabolismo, tem vários benefícios”, afirma.

8) Suplementação de vitaminas. “Suplemento é legal, especialmente para as mulheres. Mas devem ser aqueles desenvolvidos especialmente para elas. A mulher perde muito ferro, por isso ingerir vitaminas e minerais é interessante. Ômega 3, 6 e 9 também são essenciais”, aconselha.

9) Organize o tempo para academia. Para driblar a preguiça, Barbara recomenda sair do trabalho e ir direto para a malhação. “Se for para casa, perde o pique”, diz. “Deixe tudo arrumado e vá direto”, aconselha.

10) Dupla matadora. Para quem quer perder peso, não há outra forma: é preciso apostar na dupla exercícios físicos + musculação.

“Comece com 20 ou 30 minutos de aeróbico. Por ser caminhada na esteira, ou aula de dança, qualquer coisa que faça o batimento acelerar e você suar. Depois, faça séries simples de musculação”, indica.

A frequência deve ser de pelo menos três vezes por semana para quem está começando. Depois de duas semanas, acrescente um dia a mais de malhação. Com o tempo, em geral depois de um mês ou de 45 dias, os exercícios já estarão mais fáceis de serem realizados. Neste momento, a indicação é procurar por um professor de educação física que possa aconselhar um novo treino.

Fonte:IG

Depois das festas e dos excessos, siga cinco passos para deixar a sua pele mais bonita com receitas caseiras.




Natal, maquiagem. Réveillon, mais maquiagem. Sol, água do mar, piscina, comidas gordurosas, bebidas alcoólicas para brindar uma, duas, dez vezes. Os excessos do fim de ano refletem na pele, e já é hora de correr atrás do prejuízo. Saiba como limpar e revitalizar a pele do rosto com receitas caseiras.

A esfoliação elimina as células mortas e renova a pele

1. Comece higienizando a pele com um produto indicado para o seu tipo de pele. Se for oleosa, prefira os géis de limpeza. Para as peles secas ou maduras, as melhores opções são os cremes de higienização. A água usada em todo o processo deve ser fria, para não estimular a oleosidade. Não tem nada disso em casa? Use sabonete neutro glicerinado.

2. O segundo passo é renovar a pele com uma esfoliação suave. A dermatologista Bianca Gastaldi, de São Paulo, ensina duas receitas caseiras de esfoliantes:

- esfoliante de açúcar: misture uma colher (de sopa) de açúcar cristalizado com uma colher (de sopa) de mel. Aplique em movimentos circulares e lave com água em seguida. “É ideal para peles com muitos cravos, mas não é recomendável para peles sensíveis”, explica Bianca.

- esfoliante de aveia: misture duas colheres (de sopa) de aveia em flocos com duas colheres (de sopa) de mel. Aplique em todo o rosto com movimentos circulares. Retire o produto com água fria. “Como é mais suave, ele é indicado para peles sensíveis”.

3. Tonificar é a ordem após a limpeza profunda. Não vale usar produtos com álcool, que ressecam ainda mais a pele. A esteticista Roseli Siqueira, especialista em tratamentos naturais, dá uma dica valiosa de tônico para fazer em casa.

- tônico de rosas: junte duas rosas brancas despetaladas com um litro de água fervente. Espere esfriar totalmente e faça compressas com algodão em todo rosto, pescoço e colo.

4. As máscaras são indispensáveis para recuperar a vitalidade da pele. “As peles oleosas funcionam melhor com máscaras adstringentes, as mistas preferem as hidratantes à base de gel creme. Já as secas ou maduras precisam de máscaras hidratantes, nutritivas e rejuvenescedoras em creme ou mousse”, descreve Roseli. A esteticista ensina uma receita de máscara que pode ser usada em todos os tipos de pele e é perfeita para devolver o brilho e a beleza para os rostos cansados.

- máscara de maçã: rale meia maçã gelada e misture com uma colher (de sopa) de farinha de trigo e duas colheres (de sopa) de leite. Misture bem, até que fique bem lisa, e aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Retire com água mineral.

5. A última etapa é hidratar. E não se engane, até as peles oleosas precisam de hidratação. Mas, nesse caso, os produtos devem ser fluidos ou em gel. As peles secas ou maduras, por outro lado, beneficiam-se mais com os cremes. Aplique o hidratante de dentro para fora, aplicando uma leve pressão.

Três dicas rápidas para o resto do verão:

- Escolha protetores solares com antioxidantes e vitaminas na fórmula, pois eles ajudam a deixar a pele mais resistente;

- É imprescindível beber dois litros de água ou suco por dia. Alimentos desintoxicantes também não podem faltar na dieta, como melancia, melão e muita salada;

- A pele perdeu o viço de novo? Aí vai um truque rápido: faça uma massagem no rosto com movimentos de ondinhas e dê leves batidinhas com as pontas dos dedos. Aplique compressas frias com rodelas de pepino ou batata.

Fonte:IG

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Patrícia Mendes