sábado, 17 de novembro de 2012

LANCHES SAUDÁVEIS!



Se você é adepto dos lanchinhos que têm aqueles nomes difíceis de pronunciar, mas que, em geral, adicionam calorias extras à dieta, fique de olho nas dicas para deixá-los mais leves e saborosos: "muitos lanches oferecem a possibilidade de substituir recheios gordos e calóricos por outros mais leves e nutritivos sem perderem o sabor, como no caso da troca da maionese tradicional pela versão light ou por requeijão, por exemplo," explica Giovana Longo, nutricionista da Unifesp.

Quer deixar o seu lanche mais saudável também? A seguir, confira as substituições propostas pela nutricionista. 
  •  
Kebab Sherazade - Foto divulgação Kebabel
Kebab Sherazade
 (Kebab com carne (frango/bovina) = 260 Kcal) Ingredientes: uma fatia de pão libanês, 120g de tiras de frango marinado em especiarias árabes,70g de coalhada seca, uvas passas brancas e pretas, folhas de hortelã inteiras e salada de salsa, tomate, cebola e alface a gosto. Dica da nutri: "nesta receita seria interessante substituir a couve-flor frita pela grelhada, ou então refogada, diminuindo assim o teor de gorduras e valor calórico da preparação. O pão também poderia ser integral".
Wrap Mediterrâneo - Fotos Getty Images Wrap Mediterrâneo (100 kcal)
Ingredientes: 4 unidade(s) de tortilha(s), 120 g de queijo de cabra, 100 g de tomate seco picado, rúcula à gosto, azeite de oliva para dar uma aromatizada no prato. Dica da nutri: "nesta receita não há grandes problemas de composição, exceção do tomate seco, que acaba sendo altamente calórico por ser preparado com óleos. Se possível, utilize o tomate in natura, mais saudável e menos calórico".
Tacos- Fotos Getty Images Tortilhas para o taco:
(12 unidades = aproximadamente 30 Kcal)
Ingredientes: 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 xícara e 1/2 de chá de água morna, sal a gosto. Dicas da nutri: "a farinha de trigo poderia ser substituída pela farinha de trigo integral para deixar a massa mais saudável". Guacamole: (100g = 450 Kcal) Ingredientes: 2 tomates médios sem sementes, 1 pimenta dedo-de-moça média, folhas de 1/2 maço médio de coentro, 1 abacate médio, 1 cebola média picada, suco de 1 limão médio, 3 colheres de sopa de azeite de oliva, sal a gosto. Dicas da nutri: "o guacamole que acompanha os tacos, embora seja uma preparação com alto teor calórico, devido ao abacate, é uma boa opção, uma vez que contem ômega 3, portanto traz benefícios à saúde".
Temaki Califórnia- Fotos Getty Images Temaki Califórnia: (270 Kcal)
 Ingredientes: 55 g de arroz japonês, 1/2 unidade(s) de nori ( espécie de alga típica da culinária japonesa), 1 colher (café) de gergelim, 12 g de manga, 6 g de pepino. Dica da nutri: "a culinária japonesa é caracterizada por alimentos de baixo teor de gordura. O temaki e o sushi, por exemplo, são preparações de baixo valor calórico, porém, devem também ser consumidos com moderação, principalmente no que se refere aos molhos, como o shoyo, molho de soja, que apresenta alto teor de sódio, contribuindo para o aumento da pressão arterial".
Chawarma- Arábia Restaurantes- Foto divulgação Chawarma: (100g = 250 Kcal)
 Ingredientes: uma fatia de pão sírio, salsinha, tomate e cebola a gosto, 20 gramas de picles, 100 g de carne bovina assada e molho de gergelim. Dicas da nutri: "prefira carnes com cortes mais magros e não exagere no picles para não exceder a dose de sódio".

fONTE: MSN

Nenhum comentário:

Postar um comentário