sexta-feira, 29 de junho de 2012

Remédio para emagrecimento ?

A fluoxetina é um antidepressivo largamente utilizado em nosso meio, vendido com o nome comercial de Prozac, e há muitos casos de pacientes que relatam emagrecimento ao tomarem a droga, daí o questionamento de muitas pessoas sobre os efeitos da fluoxetina no emagrecimento e o seu uso associado a dietas.




A resposta para a pergunta título do nosso artigo é não, a fluoxetina não emagrece. O que acontece é que como efeito colateral, em virtude da diminuição da ansiedade e outros fatores relacionados a depressão, o paciente pode realmente perder peso, mas neste caso o emagrecimento é apenas um dos efeitos colaterais da droga, que podem ser a anorexia e a perda de apetite, e não a sua indicação primária.

A fluoxetina ou o Prozac é um medicamento indicado sob prescrição e acompanhamento médico, para pacientes que apresentem quadros de depressão associados com transtorno obsessivo compulsivo, transtornos do pânico, bulimia, e TPM – Transtorno Pré-Menstrual, esta última quando ela for considerada incapacitante. Ela também auxilia melhorando a qualidade do sono dos pacientes e diminuindo os níveis de ansiedade.

Não existe nenhuma base científica para indicar a fluoxetina para tratamentos de emagrecimento, especialmente em virtude dos graves efeitos colaterais que a droga pode apresentar, como o aumento da taxa de suicídios, náuseas, insônia, sonolência, anorexia, ansiedade, nervosismo, astenia, ou seja, fraqueza orgânica e tremor. Além disso, a fluoxetina pode causar dores de cabeça e mal estar generalizado. Com tantos efeitos colaterais potencialmente graves, a fluoxetina só é prescrita para pacientes com as indicações estabelecidas pelo fabricante do medicamento e depois de analisado pelo médico o custo/beneficio da administração da droga.

Como já percebemos o uso da fluoxetina para emagrecer não tem nenhuma base científica, não tendo procedência as afirmações que indicam o seu uso para o emagrecimento. Porém quem deseja emagrecer e procura o auxílio de algum medicamento para facilitar este processo, existem inúmeras outras substâncias a disposição no mercado, a maioria delas são produtos fitoterápicos, que auxiliam no processo de emagrecimento de forma eficaz e saudável, sem a necessidade de recorrer a produtos perigosos a sua saúde e ineficazes.

Fonte: Emagreça Rápido

Nenhum comentário:

Postar um comentário