quarta-feira, 30 de maio de 2012

Dançar kuduro queima 660 calorias por hora

Veja outras danças que também eliminam gordura e ajudam a emagrecer.



Kuduro: mais de 600 calorias em uma hora de práticaSe durante a abertura da novela da TV Globo Avenida Brasil, os móveis da sala forem afastados para permitir a coreografia típica do kuduro, ritmo que embala a trama das 21 horas, é possível queimar as calorias extras consumidas no jantar.


A dança - que nasceu na Angola - é uma importante aliada no emagrecimento, explica o personal trainer Juliano Maestro, especializado em música latina, salsa, merengue, som e agora kuduro.

“Os passos são sempre feitos na ponta dos pés, os joelhos ficam flexionados o tempo todo (abrindo e fechando), os braços não param de mexer e a coluna também faz movimentos para frente e para trás”, diz o professor de educação física.

“Todo este contorcionismo, composto por muito rebolado, acelera os batimentos cardíacos, eleva a transpiração e manda a gordura embora. Em uma hora, é possível eliminar até 660 calorias”, completa Maestro.
O potencial emagrecedor do kuduro foi detectado pelos especialistas em educação física já em 2010, mas o assunto ganhou fôlego com a novela e foi tema da última edição da Fitness Brasil (que aconteceu em maio de 2012) - evento que reúne profissionais das academias nacionais.

A tendência - afirmaram os organizadores da feira que oferecem cursos de capacitação em diversas modalidades da ginástica - é trazer para as aulas os passos dados nas pistas de dança das boates. No ano passado, foi a vez da Zumba e do Sh’Bam, por exemplo.

O fato é que dançar é uma das atividades aeróbias mais completas, porém os benefícios também valem para o sistema psíquico. A bailarina argentina Maíra Fux, sabendo disso, elaborou o conceito “dançaterapia”, que agora começa a chegar ao ambiente corporativo brasileiro, como arma para aliviar o estresse dos funcionários. Este efeito terapêutico acontece porque, durante a dança, substâncias como adrenalina e endorfina são liberados e funcionam para aumentar a sensação de bem-estar e satisfação.
Estas mesmas substâncias também ampliam o gasto calórico (e até diminuem a ansiedade) e por isso as academias têm investido nas aulas de dança. A pedido do iG Saúde, a D’Elia Sports– empresa de consultoria de atividades físicas – elaborou uma tabela com os gastos calóricos de algumas danças que já chegaram às redes de fitness.

Fonte: IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário