terça-feira, 6 de março de 2012

DIVERTICULITE


O cólon sigmóide é uma parte do intestino grosso sujeito à várias doenças e uma delas é a doença que se caracteriza pela presença de divertículos, sendo que o processo inflamatório e infeccioso que resulta na perfuração espontânea destes divertículos chama-se de diverticulite. Para entender melhor e saber Como Vencer a Crise de diverticulite quando ela se apresenta é bom sabermos um pouco mais desta doença.
A dieta para a diverticulite inclui o consumo de alimentos ricos em fibras para ajudar na formação do bolo fecal. Mas inicialmente quando o intestino encontra-se inflamado o ideal é não comer muitas fibras e seguir uma dieta líquida, à base de sucos de frutas naturais e sopas nas refeições principais.
Após 3 dias com a dieta líquida e com a toma dos medicamentos indicados pelo médico o intestino deverá estar menos inflamado e já será possível adicionar as fibras às refeições, embora esta passe a ser pastosa, após 3 ou 7 dias, o indivíduo poderá voltar a ter uma alimentação normal.
Algumas dicas de alimentos que podem ser ingeridos através da dieta líquida são todas as frutas em forma de suco ou em forma de vitamina, quando batidas com leite desnatado. Dentre os legumes e verduras estão a batata, cenoura, abóbora, abobrinha, lentilhas, beterraba, caldinho de feijão, mandioca, couve e espinafre.
Na dieta pastosa pode-se optar por passar ligeiramente no liquidificador arroz com caldinho de feijão, purê de batata com cenoura e frango desfiado, por exemplo. À medida que as dores vão diminuindo o indivíduo pode voltar à sua alimentação normal, tendo o cuidado de incluir as fibras às refeições optando por alimentos integrais, sempre que for possível.

O que não comer na Diverticulite

Confira o que não se deve comer em caso de diverticulite. A diverticulite é uma doença inflamatória do intestino que causa sangramento, dor e desconforto. Durante a vigência da doença não se deve comer alimentos como:
· Tomate;
· Pepino;
· Goiaba;
· Feijão com casca, o caldinho esta liberado;
· Brócolis;
· Lentilha;
· Nozes;
· Amendoim;
· Maracujá;
· Kiwi;
· Carnes vermelhas e gordurosas;
· Enchidos;
· Embutidos;
· Refeições congeladas;
· Alimentos enlatados.
Todos estes alimentos estão contra-indicados durante o tratamento da diverticulite, por causar gases ou por conter sementes que podem alojar-se nos divertículos aumentando a inflamação intestinal.
Durante o tratamento da diverticulite, seja ela crônica ou aguda, recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em fibras, beber bastante água e fazer exercícios físicos.


Sintomas
Divertículos são pequenas bolsas que se formam a partir de um ponto em que a parede mais interna do intestino enfraquece. Nestes locais formam-se hérnias ou pequenas bolsas que tem comunicação com o interior do intestino. Esses divertículos podem variar em localização e número no intestino grosso, porém sua ocorrência é mais comum no cólon sigmóide e é onde também se dá com mais frequência a diverticulite. Será que sabemos Como Cuidamos Da Nossa Saúde? Antes de responder veja a seguir as principais prováveis causas deste mal que atinge tantas pessoas nos dias atuais.

Dieta
As evidências são muitas de que a dieta pobre em fibras, a constipação intestinal e a idade avançada são fatores que estão diretamente relacionados com o aparecimento de divertículos no intestino grosso sendo consequentemente também responsável pela formação de um quadro de diverticulite. A verdade é que devemos cuidar de nossa saúde desde muito cedo, pois os exageros na alimentação começam como Brincadeiras de Criança e anos mais tarde vão sofrer as conseqeências destes atos.
Por isso, sempre que estiver acima do peso se empenhe e faça Dietas para Emagrecer, pois só terá a ganhar com isso, visto que a Obesidade também é considerada um fator que irá ajudar no desenvolvimento da doença. As estimativas são de que a maior parte das pessoas acima de 85 anos tem diverticulose e destes, 10 a 20% terão esse quadro evoluído para diverticulite.

Diverticulite
É preciso que você Não Esqueça que, apesar de ser uma doença mais comum em pessoas idosas, jovens também podem sofrer com este mal e quando isto acontece os sintomas são mais fortes e muitas vezes podem ser bem mais graves do que em pessoas de mais idade. Bom lembrar também, que a maioria das pessoas que tem divertículos no intestino grosso não tem sintomas e assim passa a vida sem qualquer incomodo e muitas vezes sem sequer saber que tem a doença.
Quando os sintomas se fazem presentes são em forma de alterações no hábito intestinal, cólicas, diarreias ou dor abdominal do lado esquerdo, que, geralmente, passa após a evacuação. É comum que muitos não façam a distinção dos sintomas e somente com o diagnóstico médico é que terão a confirmação da doença. Entretanto, a dor quando temos um quadro de diverticulite é de intensidade moderada a forte do lado esquerdo do abdômen e quem já passou por uma crise é capaz de identificar na hora. Como não existem Receitas Mágicas para debelar a doença, deve-se procurar de imediato o consultório médico ou o pronto-socorro.

Fonte: Culura mix e mais saúde

23 comentários:

  1. Minha mãe tem um problema sério de Diverticulite, já ez cirurgia e sempre volta as compicações, que são associadas com dor na Ureta e Fistula no Anus! Gostaria de saber que dietas liquidas que posso fazer para minha mãe? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio,
      No texto acima tem sugestões das preparações, como sopas, sucos e vitaminas. Tudo coado. Isto deve ser feito durante 3 dias e depois passar para pastosa e normal com fibras.O intestino deve funcionar sempre, caso contrário, as dores voltarão.
      Atenciosamente,
      Patrícia Mendes

      Excluir
  2. Boa noite
    Gostaria de sua ajuda
    tenho diverticulite e ja retirei o sigmoide (10/2011), tive uma crise a 15 dias .....
    Minha pergunta :
    Posso vez ou outra ir a uma churrascaria (estou fazendo uma dieta bem severa fibras + peixe , fibras+ frango etc.. )????
    Posso vez ou outra beber um chopp ou alguma bebida alcoolica ?? (ex 01 vez por semana )

    Grato

    Obs : seus comentarios sao otimos

    ResponderExcluir
  3. Cláudio,
    Olá!
    Este problema que tem é crônico, tem períodos de crise e fora da crise.Durante as crises não pode comer nada disto. Depois deve ter cuidado com as quantidades, qualidade e frequência dos alimentos proibidos na crise.Deve procurar seu médico e uma nutricionista para conhecer seu caso com detalhes e lhe orientar da melhor forma possível.
    Abraços,

    Patrícia Mendes

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, meu esposo está em tratamento a uma semana, o médico passou medicamento e uma dieta somente à base de arroz, macarrão e carne, nada de fibras, ele se sente fraco e o médico disse que somente após 1 mês ele poderá retomar à alimentação com fibras, gostaria de saber se ele pode tomar Gatorade, para amenizar essa fraqueza ou além do que omédico passou, se ele pode comer mais algum tipo de alimento, obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Seu marido foi internado? Ele teve a crise recentemente?
    Preciso de mais informações para te dar uma orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, no dia 12/06 ele teve febre de 39º, teve prisão de ventre e reclamou de dor na barriga, no dia 13 também, como pensávamos que era prisão de ventre ele tomou laxante e antespamódico mas não melhorou, no dia 14 ele piorou e fomos para o hospital. Foram feitos exames de sangue, urina, ultrasonografia e somente na tomografia é que o médico disse que era diverticulite, ele não foi internado mas o médico disse que ele deveria voltar após 72 horas para reavaliação. Foram passados Metronidazol e Ciprofloxacino, por 3 semanas, inclusive ele está na última semana da medicação, além disso o médico disse que ele só poderia comer arroz, macarrão e carne sem excesso e nada de fibras. Estamos fazendo direitinho tudo que o médico pediu mas até o dia de hoje ele reclama de um desconforto como se estivesse com prisão de ventre apesar de estar conseguindo ir ao banheiro, também sente uma leve dor no local (esquerdo) quando deita de barriga para cima ou aperta. Na reavaliação o médico disse que ele não precisava ficar internado e que depois de 1 mês poderia voltar a comer fibras, por isso gostaria de saber se ele pode além do que o médico mandou, comer outras coisas pois ele se sente fraco. Muito obrigada pela atenção.
      Meire (esposa).

      Excluir
  6. Boa noite Patricia, gostaria de sua orientação se comida japonesa pode favorecer o surgimento de diverticulite, pois consumo este tipo de comida em média 2 a 3 vezes por semana, e tive dois eventos de diverticulite nos últimos 18 meses. Estou bastante preocupado pois tenho 39 anos e não gostaria de viver sempre com este problema

    ResponderExcluir
  7. Leonardo,
    OLá!
    Depende do prato que costuma comer. Deve evitar aqueles que possuem cascas, sementes e caroços. Exemplo: camarão com casca
    Aconselho fazer uma consulta mais detalhada para poder avaliar melhor o seu caso.
    Abraços,
    Patrícia

    ResponderExcluir
  8. Tive uma crise de diverticulite, já passou. Quero saber se de vez em quando socialmente posso tomar alguma bebida alcoólica. Queria certa urgência na resposta se possível. Meu e-mail: nivan.seabra@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Excelente blog. Parabéns. Tive duas crises de diverticulite em apenas 4 meses, internação em ambas. A última foi semana passada e estou de alta porém ainda tomando medicamentos orais. Meu gastro sugeriu cirurgia, o que eu estou bastante recebida. Tenho 41 anos, sem histórico de prisão de ventre e sem sangramentos, até o momento. O estresse pode ser motivador de crises?

    ResponderExcluir
  10. Excelente blog. Parabéns. Tive duas crises de diverticulite em apenas 4 meses, internação em ambas. A última foi semana passada e estou de alta porém ainda tomando medicamentos orais. Meu gastro sugeriu cirurgia, o que eu estou bastante recebida. Tenho 41 anos, sem histórico de prisão de ventre e sem sangramentos, até o momento. O estresse pode ser motivador de crises?

    ResponderExcluir
  11. TENHO DIABETES E DIVERTICULITE COMO FAÇO A MINHA DIETA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruth,
      A sua dieta deve ser feita pessoalmente, numa consulta com dados pessoais, exames e outros dados importantes para seu melhor atendimento. No blog tem meu endereço de atendimento.Aguardo você.

      Excluir
  12. Achei esse Site formidável .Parabéns.Sucesso
    Vou me operar semana que em,sei qe vou ter que fazer uma alimentação adequada durante um mes.....a sra poderia me indicar quais as melhores opções,poi eu tenho que deixar tudo preparado.Agradeço de coração seu conselho....
    Mais uma vez Sucesso!
    Um grande abraço
    Albertina.
    Se necessario meu e-mail betinadal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Albertina,
    Me desculpe, mas so vi sua pergunta hoje. Já deve ter sido operada. Espero que esteja bem.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se o caldo de carne vermelha pode ser consumido durante a crise. Ficamos muito restritos ao peixe ao frango.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. Acabei de fazer a cirurgia de diverticulite.
    1. Quanto tempo levarei para me sentir normal, sem dor e evacuando normalmente.
    Por enquanto evacua 20-30 min após as refeições. Também tenho muita flatulência e incômodo com a dor.
    2. Vou poder me alimentar normalmente, digo comendo grãos, fibras ...

    ResponderExcluir
  16. Oi Simone,
    Não sei a extensão de sua cirurgia.
    Seu médico será a pessoa que poderá te dar melhor esta resposta pois está acompanhando seu caso.
    Tenha um pouco de paciência, vai melhorar aos poucos.
    Deve pedir ao seu médico remédio para gases para sentir alívio.
    Evite leite e derivados, causam muitos gases.
    Outros alimentos que causam gases: brócolis,couve,pepino,pimentão,cebola,maçã,morango,doce em geral,repolho. Estes alimentos devem ser evitados.
    Comer normal depende se tirou todos os divertículos.
    Se tiver ainda alguns divertículos, terá que evitar a frequência de consumo de certos alimentos( grãos, sementes e caroços).
    Enfim, peça ao seu médico para te orientar e tirar suas dúvidas para ficar mais tranquila!
    Desejo uma excelente recuperação.
    Evite gorduras,carne vermelha,leite e derivados.
    Tudo deve ser coado.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Muita obrigada pela resposta, Patrícia.
    Delato que hoje, 30dias após a cirurgia de diverticulite.
    As dores começaram a melhorar gradativamente, à partir do 25.
    A frequência da evacuação já diminui. Eram pelo menos 20 vezes ao dia. Consistência das fases bem mole. Claro que a espessura é metade do normal.
    A princípio, não tomava luftal, mas perdi meu tempo...à partir do momento que comecei a tomar luftal logo após as refeições, ajudou muitíssimo e diminuíram as dores abdominais. Tonou-as, toleráveis.
    Não pensem que o analgésico ajuda a tirar a dor...quem tira as dores é mesmo o luftal. Detalhe: não tinha flatulências, por isso não tomava o Luftal. Realizei que eram gases e que o Luftal os desmancham de alguma forma fazendo diminuir as dores.
    Portanto deixo o meu depoimento, que o pós cirúrgico dóis e dói...pelo menos 25 dias....mais passa...e a gente volta a ser feliz de novo.
    Continuei a cuidado da alimentação, conjuntamente, tirando leite e seus derivados, repolho e seus familiares, ovo, carne somente a de frango e uma vez ou outra carne vermelha bem cozida, todos os legumes e vegetais cozidos, nada de feijão e seus familiares...

    ResponderExcluir
  18. Faustino Lins
    Boa noite. Queria saber se leite desnatado e apos ser"digerido" pelo Kefir, faz mal pois tenho diverticulite e mitas crises.
    Excelente trabalho o seu Payticia. Parabens

    ResponderExcluir
  19. This blog is so nice to me. I will continue to come here again and again. Visit my link as well. Good luck
    obat aborsi
    cara menggugurkan kandungan
    obat telat datang bulan
    obat penggugur kandungan

    ResponderExcluir