domingo, 22 de janeiro de 2012

Tenho 30 minutos para malhar e quero emagrecer. O que priorizo?

Quem quer perder peso deve começar por ter uma rotina de vida mais ativa.






Fabiana Gonçalves Meira Silva é coordenadora acadêmica da Academia Rio Sport Center, de Belo Horizonte (MG):

" Para quem deseja emagrecer a dica é gastar mais calorias do que consome. Dois fatores influenciam no gasto calórico negativo: um é o aumento do gasto energético e o outro é a diminuição da ingestão calórica. Para que haja mais gasto calórico no dia a dia é necessário que você se torne se uma pessoa mais ativa.

Pequenas mudanças no estilo de vida já são muito importantes para o processo de emagrecimento, como utilizar as escadas no lugar do elevador, ir à padaria ou ao trabalho caminhando em vez de usar o carro, entre outras. Além disso, pode-se optar por atividades mais ativas para o lazer, como trocar o barzinho por uma boate ou deixar de ir ao cinema e comer pipoca para passear no parque ou andar de bicicleta pela cidade.

Outra maneira de ser mais ativo é separar alguns minutos por dia para se dedicar à prática regular de atividade física. É muito importante que esse trabalho seja orientado por um profissional de educação física, pois ele poderá mensurar e ajustar as atividades adequadas para o seu objetivo e para o seu condicionamento físico atual – ou seja, por meio de testes o profissional saberá qual a atividade ideal para você, em qual intensidade que ela deve ser feita e quanto tempo ela deve durar, para obter os resultados esperados sem risco de lesão muscular.

Esta atividade física pode ser feita em uma academia com suas diversas atividades ou ao ar livre, pois todas as práticas aumentam o seu gasto calórico. É preciso frisar que o mais indicado para o emagrecimento saudável é combinar exercícios aeróbios com os de força, que aumentam a massa muscular, turbinando ainda mais o gasto energético.

No caso de quem tem apenas 30 minutos para malhar, recomendo que faça o treinamento de força na academia por meio da musculação, pelo menos duas vezes na semana. Nos outros dias, o ideal é se dedicar a atividades aeróbias – para poupar o tempo que gasta indo à academia, elas podem ocorrer ao ar livre mesmo.

Algumas sugestões: caminhar, correr, andar de bicicleta e pular corda. O segredo para ter resultado é não se acomodar no esforço confortável, ou seja, é preciso dificultar um pouco mais o exercício a cada treino."

Fonte: IG

2 comentários: