sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dicas para o Verão !


O verão é a estação mais quente do ano. Altas temperaturas, praia, piscina, sol, mar e calor deixam as pessoas de bem com a vida, porém, exigem um cuidado maior para não gerarem problemas de saúde. O cuidado principal deve ser com a alimentação. Nesta época é muito importante hidratar o corpo, pois com as altas temperaturas perdemos muito líquido e com isso os sais minerais, que são essenciais ao organismo. Uma dica: a água de coco é uma ótima opção, serve para hidratar o corpo, saciar a sede e ainda possui baixo teor calórico.

As bebidas alcoólicas podem levar à desidratação e perda de líquido intensa se consumidos em grandes quantidades, além de possuírem uma considerada taxa calórica, por isso é bom evitá-las. Outra informação importante é que com o calor excessivo da estação, a tendência é a falta de apetite. Porém, ficar sem se alimentar durante muito tempo é ruim para o organismo e deixa-o debilitado. Para evitar este problema, o ideal é consumir alimentos saudáveis e de fácil digestão, como as frutas, saladas, legumes, carnes magras, sanduíches leves, vitaminas de frutas e sucos naturais.

Outra dica: cuidado com o consumo de frituras e alimentos muito gordurosos, pois no verão se tornam mais difíceis de serem digeridos. E como no verão as temperaturas são muito elevadas, aumentam as possibilidades de proliferação de bactérias e facilitam a contaminação. Enfim, para aproveitar intensamente a melhor época do ano, não deixe de prestar atenção no que você come e… Bom verão!

Fonte: Congelados da Sônia

Dicas de jantares saudáveis e bem levinhos!




Todo mundo tem a maior dúvida do que consumir na hora do jantar! Ficam morrendo de medo de engordar e acabam apelando para refeições nada saudáveis e nutritivas na tentativa de não ganhar uns quilos extras.

O jantar é uma refeição essencial, não comer à noite irá tornar o metabolismo mais lento. Para quem deseja emagrecer ou manter o peso é necessário alimentar-se corretamente e realizar todas as refeições. Devemos optar por alimentos mais leves, como os integrais, saladas e frutas. Como o gasto energético nesse horário é muito pouco, devido a redução de atividades e o sono, consequentemente o metabolismo é reduzido. Por isso, o período noturno torna o indivíduo mais susceptível ao acúmulo de gorduras. A quantidade de alimentos permitida em um jantar, irá depender do tipo de alimento que será ingerido. É possível comer bem e saudavelmente no jantar!

O que comer então?!

■Arroz integral, file de frango ou peixe grelhado e salada verde, cenoura ou beterraba crua e uma fruta de sobremesa sempre é bem vinda!
■Pão sírio integral, queijo branco, tomate, orégano e rúcula
■Macarrão integral com mussarela de búfala, manjericão e pedaços de tomate
■Sopa de legumes com arroz integral (evite colocar mais carboidratos, como batata, mandioca, mandioquinha, cará, etc)
■Brusquetas de pão integral com queijo mussarela light, mini tomatinho e tominho
■Pão integral com omelete de claras com queijo branco e orégano, requeijão light e fatias de tomate e alface americana
■Legumes refogados (abobrinha, berinjela e cenoura) no azeite com bife grelhado e cuscuz marroquinho com cenoura ralada e salsão
■Torta salgada feita com ingredientes light e farinha integral em parte da sua composição, recheada com atum, palmito e tomate, acompanhado por salada verde de sua preferencia.
■Sanduíche no pão integral com patê de atum (requeijão light + atum) e salada verde
■Peixe assado com salada verde
Hummmm, deu fominha!

Bom apetite !


Fonte: Chef Nutri