sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Metabolismo a mil por hora!

Aprenda estratégias para acelerá-lo e queime calorias como nunca.




Quando comemos, nosso metabolismo logo entra em cena, transformando as calorias na energia que precisamos para viver e realizar as mais diversas atividades, como tomar banho, trabalhar, fazer academia... Por questões genéticas, algumas pessoas realizam esse trabalho de forma mais acelerada do que outras, resultando em um gasto calórico maior. A boa notícia é que, independente do que diz seu DNA, é possível aumentar a velocidade do metabolismo, transformando-o em uma verdadeira máquina de queimar calorias. Confira!

Pimenta e canela: inclusão na dieta estimula o organismo a gastar mais energia.

Aliados na cozinha

Segundo a nutricionista Catarina Stocco, da clínica Dietclin, de Curitiba (PR), alguns alimentos são capazes de estimular o metabolismo a gastar mais energia mesmo quando você está em repouso. “Eles também atuam na diminuição da inflamação, uma das causas de obesidade”, completa. Mas, para sentir os efeitos na cintura, deve-se incluí-los com regularidade na alimentação, combinado? Agora, pegue a listinha do mercado e anote o que não pode faltar na sua despensa e como deve ser o consumo.

Chá-verde: de 2 a 4 xícaras por dia
Café: 1 xícara antes dos exercícios
Pimenta vermelha: uma pitadinha por dia, no molho ou na comida
Gengibre: 1 colher (café) de folhas picadas por dia. Use em alimentos ou sucos
Farinha de linhaça: 1 a 2 colheres (sopa) por dia
Curcuma (açafrão-da-terra): 1 colher (café) por dia, adicionada à comida
Peixe: 100 a 150 gramas, de 2 a 3 vezes na semana
Brócolis: 1 xícara (chá) por dia
Cacau: 1 quadradinho ou 30 gramas de chocolate amargo por dia
Chá de hibisco: 2 a 3 xícaras por dia
Algas: 1 folha, 2 vezes por semana, adicionada aos alimentos
Semente de mostarda: 1 colher (chá) por dia. Salpique na comida
Canela: 1 colher (chá) ao dia
Vinagre de maçã: 1 colher (chá) por dia. Use para temperar a salada
Frutas cítricas (como laranja e kiwi): 1 a 2 unidades por dia
Alecrim: 1 colher (sobremesa) por dia. Adicione aos alimentos
Azeite de oliva extra-virgem: 1 a 2 colheres (sopa) por dia

Turbine o treino


Sabia que dá para continuar despachando calorias depois da academia, quando você já está em casa, assistindo à televisão? Para realizar essa façanha, basta providenciar pequenos ajustes no treinamento. “O segredo é manter o consumo de oxigênio elevado mesmo depois da malhação”, conta Amanda Alves Costa, professora da Cia Athletica e do CEU Uirapuru, de São Paulo (SP). Como? É simples, veja só:

Nos exercícios aeróbicos


“Na esteira, prefira fazer pequenos intervalos em uma velocidade desconfortável e depois descansar em um ritmo mais tranqüilo a ficar o tempo inteiro no nível intermediário. Isso porque os ajustes de intensidade fazem o consumo de oxigênio disparar”, descreve a profissional. Para quem gosta de aulas com mais interatividade, uma boa pedida é o spinning (na bicicleta ergométrica), que trabalha o tempo inteiro com variações de esforço.

Na musculação


Já para as que curtem puxar ferro a recomendação é fazer intervalos curtos entre uma série e outra – 30 segundos já está ótimo. O truque para não cansar e precisar diminuir o peso é trabalhar dois músculos ao mesmo tempo. “Faça uma série de 15 repetições para braço e, ao invés de ficar descansando ao lado do aparelho, realize uma série para o bumbum. Assim, você se mantém sempre acelerada”, ensina Amanda.

Acelerador: intercalar esteira e musculação aumenta e prolonga o gasto calórico.

Combinando musculação + aeróbico
Aliar as duas atividades é uma excelente estratégia para o consumo de oxigênio subir. A dica da professora da capital paulista é fazer alguns minutos de esteira ou bicicleta toda vez que completar um exercício de musculação (com 3 séries de 15 repetições). “Você alia os benefícios das duas atividades e, de quebra, garante que o metabolismo continue a todo vapor mesmo depois do fim do treino”.

Mudança de hábitos
Quando o assunto é dar um gás no gasto calórico, algumas regrinhas de comportamento valem ouro. Ter uma boa noite de sono é uma delas. “É nesse período que tudo acontece: hormônios são liberados, forma-se a massa magra, etc. Por isso, se não dormir bem, o organismo tende a ficar desregulado durante o dia”, explica a nutricionista da Dietclin.

Comer várias vezes durante o dia também faz parte dos mandamentos para ativar o metabolismo. Isso porque, se ele não tiver descanso, não entrará no modo “superlento”. Aí que sai ganhando (ou melhor, perdendo) é sua cintura. Catarina lembra, no entanto, que à noite o metabolismo também merece uma pausa, por isso, o ideal é jantar cerca de três horas antes de ir para a cama. “Nesse momento, ele não trabalha tanto a seu favor, então nada de exagerar na comilança. O ideal é repetir a refeição do almoço ou optar por uma sopa de legumes. Se não for possível, faça um lanche completo, com pão integral, salada verde e outros vegetais e proteína magra, como atum, sardinha, peito de peru, presunto magro ou ovo mexido”, finaliza.


Fonte: IG

Dicas para a dieta funcionar neste final do ano!

Veja como fazer as refeições, opções de alimentos e receitinhas para ajudar a secar nas próximas 2 semanas.




Hábitos saudáveis à mesa fazem o sucesso do plano de emagrecimento
Não existe milagre para perder peso. O emagrecimento saudável e duradouro depende de uma série de fatores, como alimentação equilibrada e atividade física regular.

Mas alguns alimentos podem acelerar o metabolismo e assim, auxiliar a perda de peso. São os termogênicos.

“Eles fazem o organismo gastar mais energia para digeri-los. Alguns exemplos são chá verde, gengibre, pimenta, canela, abacaxi e limão”, diz a nutricionista Aline Queiros, do Spa Med Sorocaba Campus, em São Paulo.

Confira a seguir outras dicas da especialista para seu plano de secar até as festas de fim de ano funcionar:

Refeições
Devem ser fracionadas, em cinco ou seis vezes ao dia (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), para acelerar o metabolismo.

Aprenda estratégias para acelerar o metabolismo e queime calorias como nunca

Hidratação
A ingestão de líquidos é fundamental para ajudar a eliminação de toxinas expelidas pelo suor e pela urina e também para o funcionamento intestinal.

“O recomendado é, em média, 2 litros por dia para adultos”, diz a nutricionista.

Não espere a sede chegar, pois quando o corpo pede água é sinal que já está desidratado. O consumo deve ser distribuído ao longo do dia.

Alimentos que ajudam na hidratação

Atividade física
O exercício pode turbinar a perda de peso. O recomendado é praticar cerca de 30 minutos por dia, com uma frequência de cinco vezes por semana.

“Mas como nem todo mundo tem condicionamento para todos estes dias logo de início, aconselho começar duas vezes por semana e aumentar a intensidade e o volume progressivamente”, diz o educador físico José Marcellino, do Spa Med Sorocaba Campus.

Os exercícios indicados são aeróbicos (caminhada e corrida leve, no parque ou na esteira, bicicleta), fortalecimento (musculação) e alongamento.

Nutrientes para ajudar a "derreter" gordura

Cálcio: evidências científicas indicam que uma dieta rica nesse mineral ajuda a queimar mais calorias por dia. “De modo geral, vitaminas e minerais são reguladores do organismo. Se a oferta destes micronutrientes está em baixa, o metabolismo começa a trabalhar mais lentamente. Para atingir a quantidade ideal de cálcio, consuma diariamente porções de leite e derivados e vegetais verde-escuros”, sugere Aline. Alimentos ricos em cálcio: leite, queijo cottage, espinafre, brócolis, salmão.

Onde encontrar a dose certa de cálcio

Ômega 3: estudos sugerem que os ácidos graxos ômega 3 são aliados na perda de gordura permanente, por manter níveis saudáveis de açúcar no sangue, inibindo o armazenamento de calorias como gordura e aumentando a produção de calor (termogênese). Além de contribuir para o emagrecimento, auxilia na redução do LDL (o colesterol ruim) e mantém o HDL (o colesterol bom) com altos níveis, protegendo o coração. Alimentos ricos em ômega 3: peixe gordo, feijão, grão de bico, ervilhas, abacate, nozes.

Os benefícios do ômega-3 para o organismo

Astaxantina: trata-se de um carotenóide, pigmento vermelho que dá a cor rosada a alimentos como salmão, camarão, lagostim, lagosta. Ela aumentaria o uso de gordura como fonte de energia acelerando a queima durante o exercício.

Receitas refrescantes e aceleradoras do metabolismo

Suco de limão com gengibre
Bata com água o suco de 1 limão com 1 colher (café) de gengibre ralado

Suco de cenoura, maçã, gengibre, couve, hortelã e salsão
Bata com água 1 rodela de cenoura, 1/4 de maçã, 1 colher (café) de gengibre ralado, 1 folha de couve, 3 folhas de hortelã e 1/2 talo de salsão

Suco de abacaxi, couve, maçã, limão, gengibre e água de coco
Bata 250 ml de água de coco com 1 fatia de abacaxi, 1 folha de couve, 1/2 maçã, suco de 1 limão, 1 colher (café) de gengibre ralado. Se desejar acrescente mais água

Suco de abacaxi com hortelã
Bata com água 2 rodelas de abacaxi e 3 folhas de hortelã

Fonte: IG