sábado, 29 de outubro de 2011

O que é inulina?

Inulina é uma fibra alimentar e funcional, encontrada naturalmente em uma variedade de plantas. A maior parte da inulina comercializada é sintetizada a partir da sucrose ou extraída e purificada da raiz de chicória. A inulina natural é composta de uma molécula de glicose ao final de cada cadeia de frutose. É resistente à ação de enzimas gástricas do organismo humano, influencia a função intestinal aumentando a freqüência das evacuações, principalmente em indivíduos constipados, aumentando o peso das fezes, diminuindo o pH das fezes (que está relacionado com supressão de substâncias putrefativas no cólon). Além disso, a inulina também está associada à diminuição sérica de triglicerídeos e níveis de colesterol sérico em pacientes hipercolesterolêmicos.
Aonde se encontra para comprar é em casa de produtos naturais.
Esta farinha dá saciedade e ajuda no emagrecimento.

Bibliografia (s)Schneeman BO. Fiber, inulin and oligofructose: similarities and differences. J. Nutr. 1999;129(7 Suppl):1424S-7S.Niness KR. Inulin and oligofructose: what are they? J. Nutr. 1999;129(7 Suppl):1402S-6S.

Cálcio: suplementação na gravidez tem benefícios limitados



A maioria dos médicos estimula as mulheres a aumentarem o consumo de cálcio durante a gravidez a fim de reduz o risco de complicações no parto e de diminuição da densidade óssea devido à perda do cálcio para o desenvolvimento do bebê.

Contudo, o cálcio adicional não evita o nascimento prematuro nem aumenta a densidade dos ossos da gestante, de acordo com um novo estudo. Ele apenas pode ser útil para diminuir o risco de hipertensão.

Os pesquisadores reuniram dados de 21 testes aleatórios controlados envolvendo aproximadamente 17 mil gestantes. Os estudos comparavam se, para a gestação e o parto saudáveis, a ingestão de suplementos traz mais benefícios do que o placebo ou nenhum tratamento.

De modo geral, os pesquisadores descobriram que os suplementos de cálcio não diminuíam os riscos de parto prematuro ou o peso baixo ao nascer. Não foram verificados benefícios para a saúde ou para a densidade óssea das mães, afirmou o doutor Pranom Buppasiri, principal autor da análise, do departamento de ginecologia e obstetrícia da Universidade Khon Kaen, Tailândia.

O estudo descobriu que o consumo de cálcio está associado a um ligeiro aumento de peso no nascimento. Porém, havia incertezas quanto ao projeto ser significativo estatisticamente. O relatório foi publicado este mês no banco de dados de revisões sistemáticas da Cochrane.

Segundo Buppasiri, embora os suplementos de cálcio pareçam fornecer poucos benefícios na prevenção de complicações, eles parecem ajudar a prevenir a pré-eclâmpsia, um problema marcado pela elevação da pressão arterial durante a gravidez e a presença de proteína na urina e que pode pôr em perigo a mãe e o bebê.

Buppasiri mencionou que em uma extensa análise publicada no ano passado, pesquisadores britânicos reuniram dados de 13 estudos diferentes envolvendo 15.470 mulheres e descobriram que os suplementos de cálcio diminuíam pela metade o risco de pré-eclâmpsia.
Fonte: IG

Sanduíche de peito de peru com mussarela de búfala


Sanduíche de peito de peru com mussarela de búfala
Por Receita da lanchonete The Fifties, em São Paulo

Receita boa para o final da tarde no final de semana!

5 minutos
Porções: 1

Ingredientes
2 fatias de pão de forma

1 colher (sopa) de maionese light

4 rodelas de tomate

6 fatias de peito de peru

10 fatias de mussarela de búfala

10 fatias finas de cenoura

Modo de Preparo
Passe a maionese no pão e recheie com os outros ingredientes.

Fonte: IG