segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Desvendando os mitos das dietas

Não adianta se desesperar: emagrecer leva tempo.

"Dieta de Hollywood", "Emagreça dormindo"... Com tantos produtos e dietas sendo lançados, todos os dias, fica difícil saber qual o melhor caminho para emagrecer e preservar a saúde.

A equipe do Citen acredita e defende a idéia de que emagrecer é possível e prazeroso. Pode, inclusive, ser duradouro e até definitivo quando encarado com a maturidade de quem quer ser saudável para ser belo. A perda de peso ocorre com qualquer dieta de baixas calorias, mas a perda de peso duradoura só ocorre com dietas balanceadas e conhecidas de todo o mundo acadêmico.

Persistência e calma são necessárias para quem está tentando emagrecer. Fuja da tentação do emagrecimento fácil, "em apenas 1 semana", "em 3 dias". Desmistifique suas idéias sobre o processo de emagrecimento:

Pular refeições é uma boa forma de emagrecer?

Quando pulamos refeições, permanecemos em jejum por um longo período. Isso é prejudicial em vários aspectos. Primeiro, porque dificilmente vamos conseguir comer corretamente na próxima refeição, uma vez que podemos estar com muito mais fome e seremos menos seletivos em nossa escolha alimentar. Segundo, porque nosso organismo reage ao jejum com redução do gasto calórico e, conseqüentemente, isso dificulta a perda de peso.

É possível emagrecer comendo tudo o que se deseja.?

Todas as vezes que escolhemos alimentos mais calóricos, devemos reduzir o volume ingerido para conseguir perder peso. Às vezes, a redução de calorias inviabiliza a dieta, pois o pequeno volume ingerido nos causa muita fome. Por outro lado, é impossível aderirmos a um plano dietético, abolindo nossos alimentos prediletos. Por isso, a dieta deve sempre ser individualizada e discutida com o paciente.

Comer depois das 20:00 causa ganho de peso?

Não há nenhum estudo criterioso que comprove essa idéia, assim como é polêmica e infundada a suspensão do carboidrato do jantar. O maior problema é o excesso de alimentos, à noite, e sua influência na qualidade da digestão e do sono noturnos.

Certos alimentos, como berinjela, sopa de repolho e suco de limão podem queimar a gordura corporal e fazer perder peso rapidamente?

Não há alimentos que queimam gorduras. Todo alimento que será metabolizado pelo organismo causa um gasto energético, mas isso não causa perda de peso. O efeito das sopas na perda de peso deve-se ao fato de serem refeições pouco calóricas. Por outro lado, são frugais e de absorção muito rápida, podendo predispor a sensação de fome precoce.

Comer carne vermelha é ruim para a saúde e tornará mais difícil a perda de peso?

Não há alimento ruim, há dieta ruim. A carne vermelha é um componente muito importante para a nossa saúde, uma vez que contém ferro em sua forma de mais fácil absorção. Os riscos para a saúde são o fato de algumas delas serem fontes de gorduras saturadas, em geral, e de colesterol, em particular, e nesse caso, serem muito calóricas.

Fast foods sempre são uma escolha inadequada para a saúde e devem ser evitados durante a dieta?

Esses alimentos são, realmente, na maioria das vezes, inadequados à saúde. Isto, no entanto, não os tornam abolidos do cardápio. Hoje, preocupa-nos muito o grande consumo destes alimentos entre as crianças e adolescentes nas cantinas das escolas e nos almoços dos executivos e trabalhadores das grandes cidades.

Pouca gordura ou sem gordura significa que o alimento não tem calorias?.

Geralmente, as gorduras são os macronutrientes mais calóricos (9 calorias/grama) quando comparamos com as proteínas e carboidratos (4 calorias/grama). Então, os alimentos sem gorduras ou com baixo teor de gorduras têm menos calorias. Isso não significa que não contêm calorias.

Fonte: UOL

As Gordinhas tem vez no concurso de Miss Plus Size


Géssica Carneiro é a vencedora do Miss Plus Size Carioca 2011.
No total, 38 candidatas disputaram o título na noite de domingo (23), no Rio de Janeiro
Carioca 2011.
A noite de domingo (23) foi especial para a estudante Géssica Carneiro, de 21 anos. Ela venceu a segunda edição do Miss Plus Size Carioca 2011, que ocorreu na Lona Cultural de Jacarepaguá. “A felicidade é muito grande e o coração está batendo muito forte”, disse ela, logo após receber a coroa das mãos de Tatiana Gaião, ganhadora do concurso no ano passado.

Uma atmosfera de muito glamour, ansiedade e alegria: esse era o clima nos bastidores do concurso. As 38 candidatas tiveram dia de princesa, como definiu Aline Fernandes, umas das concorrentes. “Nós passamos o dia inteiro no salão cuidando da pele e do cabelo. Foi maravilhoso porque deu pra tirar um pouco do peso que estávamos sentindo. Estamos confiantes para cumprir nosso papel e defender nossa causa, que é mostrar o que a gordinha tem de bonito e acabar com esse preconceito. Independentemente do resultado, todas nós já somos vitoriosas.”

As candidatas acalentam o sonho de seguir os passos de Tatiana Gaião que, depois do concurso, escreveu um livro e se tornou modelo plus. “Minha vida virou um turbilhão, passei a ser conhecida pela mídia e já fui chamada de a Garota de Ipanema GG. Consegui trabalhos como modelo e meu livro Da depressão as passarela – subindo os degraus da autoestima, tem feito muito sucesso e ajudado muitas pessoas a se aceitarem e serem felizes com os quilinhos a mais. Isso é maravilhoso”, contou.

É exatamente essa fama que Géssica Carneiro pretende alcançar. Ainda nos bastidores, ela contou que não tinha pretensão de ganhar o concurso. “Meu intuito é aparecer na mídia para mais tarde conseguir fazer alguns trabalhos como modelo.” A morena, estudante de enfermagem e administração, foi alvo de todos os flashes e levou para casa a coroa e a faixa de miss. Ela conta que já sofreu muito preconceito por causa dos quilinhos a mais. “Sempre fui gordinha, mas só passei a me sentir rejeitada na adolescência, quando comecei a paquerar e a procurar emprego, mas graças a Deus hoje vivo bem comigo e sou feliz. Meu namorado, que também é gordinho, me acha linda e é isso que importa”, afirmou a morena de 1,65 m, 94 quilos e manequim 48.

Kelly Cordeiro
A psicóloga Kelly Cordeiro, de 30 anos, ficou com o segundo lugar. “Foi uma surpresa maravilhosa! Adorei! Estou aqui para seguir carreira de modelo e vou investir nisso. Ano passado perdi o prazo para fazer a inscrição, mas hoje estou aqui e sair com uma faixa de vice é bom demais. Meu marido está radiante e orgulhoso. Isso já é um grande prêmio e tanto!”

A Lona Cultural de Jacarepaguá ficou lotada e muita gente teve de acompanhar tudo do lado de fora. “Se soubesse que o sucesso seria tão grande, teria procurado um lugar maior como o Engenhão”, disse o empresário Eduardo Arauju, idealizador do concurso. Com o sucesso do evento, ele planeja organizar o Miss Plus Size Brasil by Eduardo Arauju. "Será em novembro de 2012, após a terceira edição do Miss Plus Size Carioca, que será em setembro."

Maturidade
A senhoras acima de 40 anos também tiveram seu dia de glória. Paralelamente ao Miss Plus Size, houve o concurso de Miss Maturidade Jacarepaguá. Dez candidatas concorreram ao título. A vencedora foi Márcia Jerônimo, capitã da Polícia Militar, de 50 anos. Com um ano de curso, ela revela que muita coisa mudou em sua vida. “Estou fazendo as aulas com o Eduardo desde setembro do ano passado. De lá pra cá, minha autoestima subiu mais ainda, tenho aprendido muita coisa e me sinto mais jovem por dentro e por fora.”

Sobre o evento, ela considera a oportunidade única. “Esta é a primeira vez que participo de um desfile. É uma sensação de resgate, de mostrar às pessoas que ser uma mulher madura é estar viva, com viço e jovialidade. Sabemos que não somos mocinhas, mas também não desistimos da vida, estamos dizendo não a todos os rótulos que tínhamos até pouco tempo. Não somos mais dependentes do amor dos outros, temos o nosso amor próprio e a prova disso está aqui”, disse ela, apontando para a faixa de vencedora.


Fonte: IG