domingo, 29 de maio de 2011

Casadinho


Receita de bacalhau

INGREDIENTES


50ml de azeite
1 cebola cortada em rodelas
800g de bacalhau dessalgado e desfiado
1 pimenta dedo de moça picadinha
150g de azeitonas pretas picadas
Cheiro verde a gosto picadinho
6 batatas grandes cortadas em lâminas finas
4 dentes de alho picadinhos
Galhos de alecrim a gosto
Sal e pimenta do reino branca moída
1/2 pimentão vermelho cortado em rodelas
1/2 pimentão verde cortado em rodelas


MODO DE PREPARO


Numa panela coloque o azeite e refogue 1/2 cebola. Acrescente o bacalhau dessalgado e desfiado, a pimenta dedo de moça, as azeitonas e o cheiro verde. Deixe apurar por 3 minutos e reserve.
Numa tigela coloque as batatas, o alho, o alecrim, sal e pimenta do reino branca, misture e reserve.
Num refratário (31x22cm) untado com azeite coloque metade das batatas (reservadas acima), metade do bacalhau refogado (reservado acima), 1/2 cebola, o pimentão vermelho, o pimentão verde. Depois coloque a outra metade do bacalhau e cubra com o restante das batatas laminadas. Regue com azeite e coloque mais um pouco de alecrim. Leve ao forno preaquecido a 150°C por 1 hora.

Dica: o recheio também pode ser feito com frango desfiado ou carne moída refogada.


RENDIMENTO


6 porções



Fonte: Ana Maria Braga

Bruschetta à pomodoro


Receita italiana ( Muito boa!)

INGREDIENTES


4 fatias de pão italiano com cerca de 1,5cm de espessura
2 dentes de alho
5 colheres (sopa) de azeite
3 tomates maduros
½ xícara (chá) de mozarela de búfala em cubos
Sal e orégano a gosto

Montagem:
Folhas de manjericão a gosto


MODO DE PREPARO


Grelhe em uma frigideira ou asse as fatias de pão de modo que fiquem crocantes por fora e macias por dentro. Molhe os dentes de alho em metade do azeite e esfregue-os suavemente nas fatias de pão.
Retire a pele e as sementes do tomate e corte em cubos pequenos. Em uma tigela, misture os tomates, a mozarela de búfala e o azeite restante. Tempere com sal e orégano. Se preferir aqueça antes de colocar no pão.

Montagem: Disponha os tomates sobre as fatias de pão, finalizando com as folhas de manjericão.
Sirva imediatamente.


RENDIMENTO


Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 25 minutos
Cozimento: 10 minutos

Fonte: Ana Maria Braga

Dicas para você não engordar nos meses mais frios do ano


Magrinha no inverno


Quando começa o friozinho, não tem jeito: aquela vontade louca de comer sempre vem junto. Existe até uma explicação muito boa e científica pra isso. O que acontece é que, com a temperatura do corpo baixa, o organismo necessita de mais energia pra o manter aquecido. É aí que a gente come, come, come... e quando começa o verão a dar pinta é aquele desespero!

Mas como não sucumbir a toda uma estação de feijoadas, fondues, queijos, vinhos, profiteroles, massas e todas as outras delícias do inverno? Se você seguir as essas dicas, a única sanfona que você vai ver nos meses de frio será a das festas juninas!

*Não se torture tanto se obrigando a fechar a boca no inverno. Também não é assim. Se a sua determinação de fechar a boca virar neurose, isso vai gerar uma mega ansiedade e aí, já viu... Você comendo em dobro! Coma e beba o que tiver vontade, desde que com moderação.

*Regra básica universal para todas as estações do ano: atividade física! A gente conhece bem o desejo de se largar no sofá por horas enroladas no edredom, com uma bacia de pipoca no colo assistindo a dvds, um atrás do outro. Mas dá pra dar um jeitinho, quer ver? Assista a dois filmes, vá até a locadora devolver e pegar mais dois... E assim por diante. De bike ou a pé, já é um bom exercício.

*Cuidado com produtos light e diet. Mesmo esses devem ser consumidos com critério, principalmente os chocolates, que são feitos para quem tem restrições ao açúcar, mas são igualmente calóricos, cheios de gorduras. Prefira um pedacinho de um chocolate amargo ou meio-amargo - é mais saudável e engorda muito menos.

*Vai passar um final de semana nas montanhas? Curtir um daqueles festivais de inverno? Divirta-se! Mas, atenção, nunca deixe para comer nas festas. Tente sempre sair de casa bem alimentada pra não cair em tentação.

*Mantenha-se bem hidratada (mesmo sentindo menos sede no inverno, mantenha o padrão de 8 copos dágua) e procure comer a cada três horas. Isso também vai evitar exageros nas cantinas, rotisserias e outros restaurantes.

*Namore horrores! Queima calorias e é um ótimo incentivo pra manter a boa forma.

*Vai um chazinho? Existe uma infinidade de chás que, além de ajudar a aquecer, podem ser grandes aliados durante a estação: desde os digestivos até os que dão sensação de saciedade.

*As frutas do inverno são deliciosas, ajudam a saciar o desejo por doces.... Mas tente comê-las sem creme de leite ou chantilly, ok?

E pra ninguém dizer que falar é fácil, aí vai uma sugestão de uma sopinha cremosa e pouco calórica. Depois nos conte se gostou!

Sopa cremosa light de espinafre

Ingredientes:
1 maço médio de espinafre
1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 litro de leite desnatado
½ caixinha creme de leite light
Sal a gosto

Modo de preparo:
Limpe e lave o espinafre, separe somente as folhas e coloque-as numa panela. Tampe a panela e leve ao fogo até as folhas murcharem e ficarem macias. Retire do fogo, esprema as folhas para eliminar o excesso de líquido e pique-as bem finas. Leve a panela um pouco de margarina e a farinha de trigo e deixe dourar sem parar de mexer. Junte, aos poucos, o leite e cozinhe por mais 6 minutos, ou até obter um creme não muito encorpado. Misture o espinafre, o creme de leite e o sal. Assim que ferver, acerte o sal e retire do fogo. Bom apetite!

Fonte: IG