terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mulheres nas lutas

Um espaço que bem pouco tempo atrás era dominado exclusivamente pelos homens e que vem perdendo espaço para as mulheres. Cada vez mais as mulheres estão praticando artes marciais, seja para defesa, controlar os stress ou perder calorias.

Um treino de artes marciais pode consumir até 3 vezes mais calorias que uma aula de ginástica, por isso muitas academias tem oferecido esta modalidade de atividade física em seus quadros, como uma forma de complementar o treino e quebrar a rotina de seus alunos.

Muitas mulheres que praticam lutas relatam que, são ótimas terapias contra o stress diário e alivia a TPM. De fato é verdade a luta exige dos praticantes concentração, disciplina, força entre outras qualidades que rendem um melhor auto controle e um corpo mais em forma. Sem mencionar que as aulas são sempre distintas, o que para quem não gosta de rotina e um ótimo motivo para espantar a preguiça.

Engana –se quem pensa que ao praticar as aulas de lutas iram sair com hematomas ou ferimentos. Esse tipo de treinamento é mais utilizado para quem deseja ter fins competitivos.

Abaixo algumas modalidade para você escolher a que melhor se encaixa com seu perfil:

MMA

Mistura de artes marciais, os praticantes aprendem tanto lutar no chão (tipo Jiu Jitsu) como lutar em pé (tipo Boxe). Ganhou grande notoriedade com o crescimento do evento UFC.

Karate

Arte marcial japonesa que segue a risca a filosofia oriental. Possui vários estilos mais todos seguem uma rigorosa disciplina. Os golpes são rápidos o que exige pensamentos rápidos, além de exigir concentração e auto controle.

Jiu jitsu

Utiliza alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos Basicamente usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta ou desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação

Muai Thai

Luta de origem Tailandesa, conhecida como arte das 8 armas ( 2 punho, 2 cotovelos, 2 joelhos e 2 canelas). São usados socos como do boxe, mas a enfase maior é em chutes e joelhadas por isso exige mais força e explosão das pernas.



Judo

Seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele

Não restringie seus adeptos a homens com vigor físico, estendendo seus ensinamentos para mulheres, crianças e idosos.


Rafael Fernandes
Professor e personal trainer da Academia Stella Torreão
Especialista em ADM e MKT esportivo.
Pós graduando em gestão de empresas de fitness e wellness
Professor de Educação Física (CREF 027635)
Tel:(21) 78657860 rádio:10*28437

Nenhum comentário:

Postar um comentário