quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Pimenta e purê para perder peso


Pesquisas mostram que comer mais certos alimentos pode cortar ataques de fome e controlar as calorias.
Misture um pouco de pimenta no próprio purê e reduza a vontade de comer
Alimentos como pimenta-caiena e purê de legumes são inibidores naturais de apetite e uma opção bem-vinda para quem luta com o próprio peso, segundo pesquisadores norte-americanos.

Para a pesquisa, publicada pelo jornal “Physiology & Behavior”, cientistas da Universidade Purdue estudaram o efeito de apenas meia colher de chá de pimenta-caiena num grupo de 25 pessoas.

Embora a pimenta-vermelha já tenha sido avaliada como inibidora de apetite, o aspecto notável deste estudo foi comparar pessoas que gostavam de comida apimentada com quem não gostava. O efeito foi maior entre quem não consumia comida apimentada com frequência.

Os participantes recebiam um prato de sopa de tomate temperada com meia colher de chá de pimenta, sopa de tomate pura ou a sopa pura com um suplemento de pimenta-vermelha em formato de pílula.


Nesse caso, acrescentar pimenta-vermelha à sopa levou as pessoas a comerem uma média de 60 calorias a menos na próxima refeição, comparando com quem tomou a sopa pura. Nos dois grupos que comeram pimenta-vermelha, ela parece ter aumentado o metabolismo e feito o corpo queimar dez calorias a mais.

“Descobrimos que quando os indivíduos consumiam a pimenta-vermelha na sopa e não como suplemento, eles queimavam mais calorias”, disse Mary-Jon Ludy, que conduziu a pesquisa como aluna da Purdue.

Os pesquisadores tomaram cuidado em não fazer muito alarde com seu achado. Segundo eles, os efeitos da pimenta-caiena são reais, mas modestos, acrescentando que as pessoas podem perder a sensibilidade ao produto à medida que se acostumarem a comer alimentos picantes.

“Não estamos propondo que seja uma cura miraculosa para a obesidade”, disse o autor principal, Richard D. Mattes, professor de alimentação e nutrição da Purdue. “É uma mudança pequena com um efeito pequeno que pode ser conquistado por meio de uma leve alteração na dieta. É a direção correta”.

Amassadinho

Quem está fazendo dieta pode conseguir resultados melhores acrescentando purê de legumes aos pratos favoritos, segundo um relatório publicado em fevereiro pelo “American Journal of Clinical Nutrition”. Nesse estudo, os pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia deram, a 20 homens e 21 mulheres, refeições preparadas com quantidades variadas de purê – estratégia popularizada por Jessica Seinfeld, autora de livros culinários, que incentiva os pais a “esconder” hortaliças em pratos como espaguete.


Outros alimentos que ajudam a emagrecer:
Óleo de coco na luta contra os quilinhos a mais
Suplementos alimentares podem ajudar mulher a emagrecer
Frutas cítricas para emagrecer
Mas no estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, o objetivo não era fazer as pessoas comerem legumes sem saber. Acrescentar o purê resultou em menos calorias por porção.

Por exemplo, numa receita de macarrão com queijo criada pelos pesquisadores, o molho de queijo é feito com leite desnatado, queijo light e uma xícara de purê de couve-flor e outra de abobrinha.

As pessoas que participaram do teste comeram basicamente a mesma quantidade e não relataram diferenças no sabor ou prazer. Contudo, quando recebiam os pratos com purê de legumes, os indivíduos comiam de 200 a 350 calorias a menos por refeição.

“Pudemos variar bastante as receitas, até com produtos assados, e estamos fazendo para crianças da pré-escola e adultos”, disse Barbara Rolls, diretora do laboratório de estudo comportamental de ingestão humana da Estadual da Pensilvânia. "Tivemos um efeito enorme no consumo de energia. Estamos acrescentando xícaras de legumes às receitas e as pessoas nem percebem.''

Outra pesquisa de Rolls, autora da popular série de livros de dieta “A Dieta Volumétrica”, mostrou que comer sopa ou salada antes da refeição também pode controlar o apetite, resultando num consumo menor de calorias. Mas o uso de legumes escondidos permite que as pessoas comam a mesma quantidade dos pratos preferidos sem ingerir as mesmas calorias. Segundo Rolls, acrescentar purê para reduzir calorias funciona bem com pratos condimentados.

“Oferecemos um prato da cozinha Tex-Mex e pudemos acrescentar legumes mais facilmente. Depois de adicionados os sabores picantes, eles disfarçam as outras alterações na densidade calórica e conteúdo de legumes. As pessoas simplesmente não percebiam que estávamos botando montes de hortaliças”.
Fonte: IG

Um comentário:

  1. Vou mergulhar na sopa de tomate e me esparramar no purê, amoooooooooo os dois e com pimenta então, affffffffffffffff tudo de bom!

    ResponderExcluir