domingo, 4 de setembro de 2011

Receita de Tortilla de bacalhau


A receita deste domingo é fácil como o dia pede. Inaugurado nessa semana nos Jardins, o Brasero Amatxu, restaurante que resgata as tradições da gastronomia do Paíse Basco, mas com o toque do chef brasileiro Gustavo Ubarana, foi quem deu a superdica pra gente. Quer aprender uma receita rápida e versátil para impressionar? Siga os passos da Tortilla de Bacalhau!



* Para fazer uma porção individual é necessário usar uma frigideira antiaderente de cerca de 15 centímetros de diâmetro. A receita leva uma batata grande – cerca de 200 gramas – e 50 gramas de cebola, além de três ovos para dar a liga. Apenas 50 gramas de bacalhau dessalgado é suficiente. No Amatxu, o espinafre acompanha o prato, mas pode ser substituído por outra folha escura. Não esqueça do azeite e do sal.



* Para preparar a tortilla comece cortando a batata em pequenos cubos, e a cebola, em tiras. Os dois devem ser salteados até que as batatas fiquem macias, e então retirados do fogo. Misturar os três ovos e bater até que fique uma mistura uniforme. O próximo passo é esquentar bem a frigideira de 15 centímetros, e adicionar a mistura. Conforme a borda for ficando cozida, ela deve ser puxada para o centro com uma espátula, até que o lado de baixo da tortilla esteja dourado. Vire a tortilla em um prato e depois recoloque na frigideira, com o lado ainda cru para baixo para, então, terminar de fritar.



* O bacalhau dessalgado e desfiado deve ser escaldado em água fervente até ficar bem cozido. Só então ele pode ser colocado por cima da tortilla. Como acompanhamento, o espinafre limpo deve ser salteado no azeite com um pouco de alho picado. E só. Simples e delicioso!


Fonte: Uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário