quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dieta para Artrite

Há dois tipos de artrite mais freqüentes que são:

•Osteoartrite: uma doença dolorosa na qual a cartilagem das juntas entra em processo de desintegração;
•Artrite reumatóide: uma doença sistêmica que pode causar dores intensas e perda de mobilidade.

Ambas as doenças têm sintomas semelhantes e respondem aos mesmos tipos de tratamentos.
Uma nutrição adequada pode ser de grande valia para prevenir e amenizar os incômodos sintomas.

Vejamos agora alguns alimentos recomendáveis:
Salmão e outros peixes com alto teor de gordura, para suprir os óleos ômega-3.
Recomenda-se o consumo três ou mais vezes por semana;
Vegetais verdes e amarelos frescos, para garantir o betacaroteno, a vitamina C e outros antioxidantes que ajudam a reduzir os danos às células.
Recomenda-se o consumo pelo menos duas vezes ao dia;
Frutas frescas, devido aos flavonóides cítricos, que são considerados substâncias fomentadas do efeito antioxidante da vitamina C ,podendo também ter efeito antiinflamatório.

Recomenda-se o consumo diário;
Ervilhas e outras leguminosas, devido ao zinco – mineral essencial para o funcionamento perfeito do sistema imunológico.
Outras boas fontes de zinco são as ostras, o gérmen de trigo e produtos que contenham trigo integral e leite.
Recomenda-se o consumo diário de pelo menos um tipo de alimento rico em zinco;
Gengibre, para usufruir dos benefícios do seu efeito antiinflamatório.
Ingira um ou dois pedaços de gengibre cristalizado, ou utilize cinco gramas no preparo de seus pratos, a cada dois ou três dias.

Fonte de referência: Alimentos saudáveis, alimentos perigosos

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