domingo, 1 de maio de 2011

Yoggy e suas calorias


Esta delícia do potinho virou tendência forte em várias cidades brasileiras. O frozen yogurt (sorvete + iogurte) ganhou adeptos, principalmente quem está interessado em seguir a dieta (conheça o Dieta e Saúde) e não dispensa um gostinho doce no cardápio.

Diferentemente do "primo gordo", o sorvete de iogurte não é feito com leite integral, mas sim com iogurte desnatado - em algumas lojas, como a Yogoberry, que tem lojas espalhadas em várias cidades do país, há versões com 0g de gorduras (contra quase 5g para a mesma quantidade do sorvete à base de leite). Em relação às calorias, comparadas às de um sorvete tradicional de sabor creme, ele também ganha a disputa: tem metade das calorias.

Entretanto, esse valor vale para a versão do frozen yogurt puro (que por si, já é uma delícia), isto é, sem os acompanhamentos. As lojas que oferecem a iguaria costumam disponibilizar coberturas e caldas para os mais variados paladares. Daí, também fica mais fácil cair em tentação e sair da dieta. É comum apostar em: biscoito recheado triturado, confeitos de chocolate, marshmallow e muitas outras guloseimas que engordam seu frozen.


A nutricionista Roberta Stella, responsável pelo Programa de Emagrecimento Dieta e Saúde alerta para o cuidado na escolha dos acompanhamentos. "Pense que você já escolheu o iogurte por se tratar de uma opção mais saudável, então siga a mesma linha e opte por acompanhamentos leves. Escolher as frutas e deixar as coberturas doces e açucaradas de lado é a melhor alternativa", explica ela. "Assim, você evita a ingestão de mais calorias, gorduras e de açúcar refinado. Nenhum alimento está totalmente liberado ou proibido. É preciso ter controle da quantidade que será consumida para não prejudicar a dieta."

Mas que recheio!

Quem se preocupa em manter a forma, também encontra opções de acompanhamentos bem atraentes e leves para o frozen. Frutas variadas e granola entram nessa lista, além de chocolate light (esse último com moderação!). As caldas são dispensáveis, tendo em vista que levam açúcar e poucos nutrientes.


Uma boa opção para quem quer mais sabor no frozen é pedi-lo na versão batido com frutas ou granola, que por ser feita com frutas frescas preserva vitaminas e nutrientes. Alguns sabores tentadores são o de chá verde (da Yogoberry), de Jabuticaba (da Yoggi) e o de framboesa (da Yogolove).

Se você se render a esta novidade, é bom saber qual o limite de ingestão diário. Roberta responde: "ele pode ser consumido diariamente. O limite é um porte pequeno 120g, sempre observando aquelas recomendações sobre as coberturas e caldas." De resto, caia nessa tentação do frozen yogurt: refrescante, doce, magro e delicioso!

Fonte:Minha vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário