domingo, 8 de maio de 2011

Festas: aprenda a escolher os melhores alimentos !



Muitas pessoas imaginam que quem está seguindo um plano alimentar com o objetivo de emagrecer deve se privar da maioria dos encontros sociais, principalmente das festas como as de casamento ou aniversários nas quais os alimentos "tentadores" ou "proibidos" estão sempre presentes.

As festas, assim como quaisquer outros programas como viagens e passeios, são ótimas oportunidades para aprendermos a escolher e controlar a ingestão de alimentos dentre as opções oferecidas.

O importante é participar dessas reuniões sabendo o que pode comer à vontade ou não.

Confira nas dicas abaixo:


Antes de ir à festa procure fazer um lanche rápido (por exemplo: coma uma fruta ou tome um copo de suco natural ou leite) pois, ficar muito tempo sem se alimentar fará com que você queira "devorar" tudo o que aparecer na frente. Além disso, pode ocasionar hipoglicemia (queda na taxa de açúcar do sangue) provocando mal-estar ou tontura.

Se antes do almoço ou jantar forem servidos salgadinhos ou, se na festa servirem apenas esse tipo de preparação, evite consumir os que são fritos (como coxinhas, bolinhas de queijo, pasteizinhos ou croquetes) pois são muito calóricos. Se não der para resistir, opte pelos assados (como mini-esfihas e pãezinhos de queijo), consumindo-os com moderação. Moderação, nesse caso, significa comer apenas 1 ou 2 unidades de cada salgadinho assado, totalizando no máximo 4 a 5 unidades.


Evite os petiscos feitos com massa "podre" (exemplo: empadinhas) ou folheada (exemplo: tortinhas e croissantes) pois, apesar de serem assados, eles possuem uma grande quantidade de gordura na sua composição, tornando-os, às vezes, tão calóricos quanto os salgadinhos fritos.

Com relação aos patês, evite consumí-los. Por serem elaborados, na maioria das vezes, com creme de leite ou maionese dificilmente, eles têm baixo valor energético. Com exceção para os feitos à base de ricota e, posteriormente, temperados com ervas desidratadas, frescas ou tomate seco.

Antes de você se servir, observe todas as preparações do bufê. Verifique se há saladas de hortaliças (verduras e/ou legumes) e inicie sua refeição, ingerindo-as. Você pode comê-las à vontade. No entanto, para temperá-las, evite a utilização de molhos cremosos, pois em geral, eles são feitos com maionese ou creme de leite, apresentando dessa forma, um alto valor calórico. A melhor opção é temperá-las com suco de limão e sal ou com molho vinagrete, molho inglês ou shoyu.

Na hora de escolher os alimentos quentes do bufê, lembre-se que existem dois fatores essenciais para o aumento do valor calórico dos mesmos:

a adição de ingredientes gordurosos durante o preparo - como, por exemplo: o acréscimo de bacon no feijão, de molhos cremosos nas carnes e massas ou de queijo ralado sobre o arroz, batatas ou massas;

a forma de preparo, por exemplo, os alimentos empanados e fritos - devido à maior absorção de óleo durante a fritura - apresentam um valor energético maior que os cozidos ou assados.


Pode-se deduzir, portanto, que as preparações mais calóricas são as que contêm ingredientes ricos em gordura e as que sofreram um processo de fritura. Portanto, evite-os.


Evite repetir as preparações. Em um único prato, coloque bastante salada e complete com outros alimentos, sem exagerar nas quantidades. Coma devagar. Mastigue bem, saboreando os alimentos, sem pressa. Se antes de terminar de comer, você se sentir "satisfeito", pare. Não coma, se estiver sem fome, só porque sobrou um pouco de comida no prato.

Quanto às sobremesas, lembre-se que a ingestão de muitos doces não é indicado para quem quer emagrecer, pois eles são muito calóricos principalmente, os que contêm gordura em sua composição. As melhores opções de sobremesa são as frutas, as gelatinas ou as saladas de frutas (sem creme). Caso queira saborear alguns docinhos, faça de maneira moderada: coloque em um pratinho, no máximo 3 unidades pequenas juntamente com uma fatia fina de bolo. Consuma no prato, pois assim, você terá uma melhor noção do quanto está comendo.


Para beber, prefira água mineral ou refrigerantes light. Dentre as bebidas alcoólicas, a champagne é a melhor opção por apresentar um dos menores valores calóricos (1 taça = 85 Kcal), vindo a seguir a cerveja (1 copo de chopp = 107 Kcal) e o vinho tinto (1 taça = 108 Kcal).


Por fim, não esqueça de curtir muito a festa. O objetivo principal dessas reuniões sociais não é comer, mas sim encontrar pessoas queridas, amigos e familiares. Portanto, tente se entreter com outras atividades, como conversar, dançar, ouvir músicas e, se divertir bastante.

Fonte: Cyber diet

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