terça-feira, 5 de abril de 2011

Receitas de Colomba Pascal de Chocolate e Diet


Receita de Colomba pascal de chocolate


Ingredientes:

3 tabletes de fermento biológico (45 g)·
½ xícara (chá) de leite morno·
5 xícaras (chá) de farinha de trigo·
5 ovos· 180 g de manteiga·
½ xícara (chá) de açúcar·
2 tabletes de chocolate meio amargo picado

Cobertura:

2 claras·
½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro·
1 colher (chá) de canela em pó para polvilhar

Modo de preparo:

Coloque em uma tigela o fermento, o leite morno e 1 xícara (chá) de farinha de trigo.·Misture e deixe crescer por cerca de 2 horas.·Junte os ovos, a manteiga, o açúcar, a farinha de trigo restante e misture bem.
Sove a massa até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e a massa bem lisa.· Deixe a massa crescer por cerca de 2 horas.
Adicione o chocolate picado e misture bem.·Divida a massa em duas partes iguais e enrole-as no formato de bolas.· Coloque cada massa em uma fôrma para colomba, modele as massas no formato da fôrma e reserve-as.
Cobertura:
Bata ligeiramente as claras com um batedor até ficarem esbranquiçadas,misture o açúcar e bata mais um pouco.Cubra a superfície das colombas com o suspiro e polvilhe a canela.·Leve ao forno médio (180°C) por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja bem dourada.

Dica:

Nunca coloque o fermento no leite quente pois o calor destrói as leveduras que fermentarão a massa.· A massa deve ficar em um lugar quente da cozinha, como por exemplo, perto do fogão ou dentro do forno desligado, para poder crescer.·A colomba se mantém fofinha por até três dias, embrulhada em papel de alumínio.A fôrma para colomba é feita em papel encerado e é vendida em lojas especializadas em artigos para festas.Para congelar, embale a colomba já fria com filme plástico para uso culinário, coloque em saco plástico e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, é só deixar de véspera em temperatura ambiente.

Rendimento: 2 colombas de 15 porções cada

Fonte: Culinária e receitas

Colomba Pascal diet·

Cobertura:

• 1 colher (chá) de canela em pó·
• ½ xícara (chá) de adoçante granular·
• 2 claras·

Massa:·
• 3 tabletes (45 g) de fermento biológico·
• 5 ovos·
• 180 g de manteiga·
• ½ xícara (chá) de adoçante granular·
• 5 xícaras (chá) de farinha de trigo·
• ½ xícara (chá) de leite morno·
• 1 tablete de cobertura de chocolate ao leite diet nestlé picado

Preparo da Receita

Massa: Dissolva o fermento em uma tigela com o leite e o adoçante, misturando bem. Junte os ovos, a manteiga e a farinha de trigo e misture bem. Sove a massa até que todos os ingredientes estejam bem incorporados e a massa bem lisa, grudando levemente nas mãos. Deixe a massa crescer por cerca de 2 horas. Adicione o Chocolate picado e misture bem. Divida a massa em duas partes iguais e forme duas bolas. Coloque cada massa em uma fôrma para colomba. Acomode as massas no formato da fôrma e reserve-as.Cobertura: Bata as claras levemente até ficarem esbranquiçadas, misture o adoçante e bata mais um pouco. Espalhe o suspiro na superfície das colombas e polvilhe a canela. Leve ao forno médio (180 °C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que a superfície esteja bem dourada.

Dica para esta receita

1. Se desejar, substitua a cobertura por 150 g de Cobertura de Chocolate Diet Nestlé ralados e polvilhados sobre as colombas ainda quentes.
2. As fôrmas para colomba e as forminhas individuais podem ser encontradas em lojas especializadas em chocolateria ou em casas de artigos para festas.
3. O leite deve estar morno ou em temperatura ambiente. O calor excessivo matará as leveduras que fermentam a massa.
4. Para congelar, embale a colomba já fria com filme plástico para uso culinário, coloque em saco plástico e leve ao freezer ou duplex por até 3 meses. Para descongelar, basta deixar em temperatura ambiente de um dia para o outro.

Rende 2 unidades de 750g ou 10 unidades de 150g.

Fonte: Cozinha Nestlé

Nenhum comentário:

Postar um comentário