sábado, 19 de fevereiro de 2011

A importância de um bom café da manhã para crianças

Dicas em nutrição infantil

Café da manhã – Obrigatório

Estudos mostram que as crianças que consomem o café da manhã ficam mais despertas e aprendem mais do que aquelas que não tem o hábito de se alimentar nas primeiras horas do dia. Pais: o exemplo é fundamental! Se você não se alimenta pela manhã, a chance de seu filho repetir este (mau) hábito é maior. E lembre-se: você também precisa do café da manhã.
Dicas para um café da manhã rápido e saudável:

• Cereais que podem ser adicionados ao leite ou iogurte;
• Queijo quente;
• Frutas;
• Salada de frutas;
• Iogurte;
• Vitamina de frutas;
• Biscoito com requeijão.

Flexibilidade – As crianças precisam consumir alimentos com maior freqüência. Geralmente 6 ou 7 refeições são necessárias. Sanduíches de queijo, sucos, frutas, pipoca e biscoitos simples (sem recheio) satisfazem e não tiram o apetite para as refeições principais.

Limites – As crianças precisam de alimentos saudáveis para um bom crescimento e desenvolvimento. Porém, não adianta muito proibir as guloseimas de forma radical já que as crianças em idade escolar acabam conseguindo balas, chocolates, pirulitos, salgados, refrigerantes e outras guloseimas na cantina ou com colegas. O melhor é ensinar através do exemplo que uma alimentação saudável é importante e saborosa. E tenha ocasionalmente estes alimentos apreciados pelas crianças (e adultos), em pequena quantidade. O importante é não usa-los como premiação e nem fazer de seu consumo uma festa. Todos os alimentos devem ser valorizados igualmente.


Outros benefícios do café da manhã

Estudos sugerem que o consumo regular do desjejum pode:

- reduzir o risco de obesidade e colesterol alto;
- diminuir a resistência à insulina (condição que aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares);
- aumentar o consumo de nutrientes essenciais;
- melhorar a memória.

Fonte: blog de Andreia Torres

Nenhum comentário:

Postar um comentário