domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dicas para o Carnaval


Para aguentar firme todos os dias de folia, o segredo está no planejamento. A alimentação deve ser leve, equilibrada e altamente nutritiva, sem sobrecarga digestiva para não causar desconforto. A recomendação geral é tomar muitos líquidos e fazer refeições leves, sem jamais deixar de comer.
Os carboidratos devem estar presentes nas alimentações nos dias anteriores ao Carnaval, para armazenar energia na forma de glicogênio, mas é bom evitar gorduras e açucares simples. Bomba de chocolate e sonho, portanto, não valem como opção. Pense em pães, massas, biscoitos integrais, frutas e vegetais, como cenoura e beterraba. E, acima de tudo, os carboidratos não podem ser 'cortados' para poupar calorias. Caso o objetivo seja não sair (muito) da dieta, são as gorduras e o álcool que devem ser consumidos com moderação.Quando o assunto é álcool, não é a forma de produção da bebida (destilada ou fermentada) que deve ser levada em consideração, mas sim o teor alcoólico. Muitas vezes uísque ou vodka misturados com refrigerante podem apresentar menor teor de álcool do que uma cerveja ou vinho. O cuidado passa por beber água ao longo da noite, e não permanecer em jejum.O álcool desidrata, portanto é importante beber água entre os copos de cerveja ou vodca para que isto não aconteça. De manhã nunca beba em jejum refrigerante que também causa desidratação. Nesta situação vai piorar. Tome sucos ou água de côco ou bebida isotônica.
Bebidas isotônicas também são ótimas, porque têm açúcar, reidratam, não têm gás e são saborosas. Sucos de frutas e água de coco são as melhores opções.Ao final das festas, a nutricionista aconselha o consumo de um chá de boldo para ajudar o fígado, órgão encarregado da sensação de ressaca. Pode ingeri-lo gelado com folhas de hortelã, ou suco de limão. O limão é bem-vindo em todas as bebidas do período: rico em vitamina C, que é um antioxidante e ajuda a combater os males causados pela folia. Ainda: laranja, acerola, kiwi, manga e tomate. Também é indicado comer uma castanha do Pará por dia. Rica em selênio, outro ótimo antioxidante, protege o organismo dos excessos. Mas apenas uma já é suficiente, pela alta concentração do mineral.
Já quando voltar, na quarta-feira de cinzas, caso o estômago esteja reclamando, a dica é tomar shakes com leite desnatado, sopas leves e saladas de frutas, mas se a ideia é repor as energias, a dica são os carboidratos outra vez.
Fonte : Assessoria

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