domingo, 16 de janeiro de 2011

CUIDADOS NO VERÃO




O verão está aí e temos que ter alguns cuidados especiais nesta época do ano.
Com altas temperaturas deve-se dar uma atenção a hidratação, usar roupas leves e claras e alimentos leves.
Alguns sintomas podem ser sentidos nesta época: enjôos, dores de cabeça, queda de pressão arterial, muito suor, coração acelerado e câimbras.
Procure fazer seus programas ao ar livre antes das 10h ou após 16h, evitando assim o sol no horário mais forte. Não se esqueça do uso do filtro solar.
Quanto as suas refeições, prefira frutas frescas, sucos, sorvetes de frutas, água de coco, saladas, legumes, massas, cereais integrais e carnes magras (grelhadas, cozidas ou assadas). Dê preferência aos peixes e frango.Evite maionese, comidas gordurosas, excesso de temperos e alimentos crus. O excesso de proteína aumenta o metabolismo e a perda de líquido. Deve-se evitar também excesso de café, mate e bebidas alcoólicas que aumentam a desidratação, evitando uma boa absorção de nutrientes.
Cuidado ao escolher o local aonde compra seus alimentos. Verifique se estão em boas condições de higiene e temperatura. No verão o alimento se deteriora muito mais rápido.
Caso pratique exercícios, não se esqueça de hidratar-se bem. A hidratação sob o calor intenso deve ser constante, de 100ml a 150 ml, consumido em intervalos regulares de 30 minutos.
Para as crianças, eles suam menos. O consumo de líquidos adequado até 2 anos. Cerca de 120ml/kg de peso; de 2 a 6 anos 110 ml/kg peso e após 6 anos 100ml/kg de peso.Para quem pratica exercícios deve beber antes, durante e depois da atividade.
Para idosos, estes costumam ter menos sede. A recomendação é no mínimo de 1,5lt/dia, ou 30 ml/kg de peso/dia.
As frutas que possuem mais água são: melão, melancia, abacaxi, morango, limão, mamão e carambola. As verduras que possuem mais água são: acelga, alface, chicória e espinafre. Os legumes são abobrinha, berinjela, pepino e tomate.
Seguindo todas estas dicas, tenho certeza que passará um verão maravilhoso!
Aproveite esta linda época do ano.

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista

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