domingo, 2 de janeiro de 2011

10 erros que não devemos cometer na educação alimentar da criança


1. Dizer Sempre Sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.

2. Lanches Fora de Hora: Já dissemos que o ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários.

3. Oferecer Comida Como Recompensa: “ Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.

4. Ameaçar Castigos para Quem Não Cumpre o Combinado: “ Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.

5. Brincadeiras na Mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.

6. Ceder ao Primeiro Não Gosto Disso: a criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser, mas pelo menos, experimentar não custa nada.

7. Substituir Refeições : Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.

8. Tornar a Ida a Uma Lanchonete, Um Programão : A comida de casa fica meio sem graça.

9. Servir Sempre a Mesma Comida : A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.

10. Dar o Exemplo : Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.

Fonte: site da Abeso

2 comentários:

  1. Xi... a número 3 e a 4 são as mais comuns. Uso sempre. Meu filho é péssimo para as refeições do almoço e jantar. Tanto que nas férias... estou dando mamadeira no jantar. Ele até come cachorro quente, de noite, ou um sanduíche... mas pra completar... mamadeira pois coloco uma média de oito frutas além neston ou farinha lac.

    ResponderExcluir
  2. Maria Cecile,
    Oi,
    Se continuar assim ele vai sempre usar esta tática e vai demorar para comer comida. A criança cresce e precisa se alimentar bem e de alimentos sólidos. Isto ajuda no desenvolvimento, no nascimento dos dentes e na fala.
    Deve ter paciência e criatividade, mas não desista, vale a pena!
    Patrícia

    ResponderExcluir