sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Dicas para um Natal Light


O Natal está chegando, e com ele aquela ceia maravilhosa! Com esta refeição tão farta, é sempre bom nos preocuparmos em como não ganhar aqueles quilinhos a mais. O ideal é que a ceia continue sendo saborosa, porém mais saudável, e para isso basta usar a criatividade e preparar pratos sofisticados, porém menos calóricos.
Seguem algumas dicas para deixar sua ceia mais leve:

O peru é menos calórico que o tender

Em 100g de carne de peru sem pele você encontra cerca de 107 calorias e 2,2g de gordura, sendo só 0,7g de saturadas. Já 100g de tender tem 260 calorias com 7g de gordura, sendo 2,6g de gordura saturada. Então, faça uma bela receita de peru e economize em calorias. Para incrementá-lo, experimente fazer um molho de shitake, shimeji e cogumelo Paris, fatiados e refogados com vinho e molho shoyu até ficarem bem macios. Sirva sobre o peru.
O ideal é a ceia ficar saborosa, porém saudável
Substitua a farofa por cereal matinal

A farofa que acompanha o peru também não pode faltar. Faça uma farofa de cereais matinais, que, além de ser mais leve, também é mais saudável e repleta de vitaminas e minerais. O ideal é usar um cereal sem açúcar e triturá-lo, até obter uma farofa.
Substitua o arroz branco por arroz "de mentirinha"

Você pode "inventar" um novo arroz usando couve flor. Refogue a couve com alho e cebola até que ela fique "al dente". Tempere com sal, pimenta e salsinha. Depois, pique-a sem o talo, bem picadinha. O arroz branco tem 170 calorias por porção. Já o arroz feito com couve flor tem 69 calorias por porção.

Fonte: Guia-me

Cupcake light


Ingredientes
Massa
3 col. (sopa) de margarina light
1/2 meia xíc. de açúcar mascavo
2 ovos
1 col. (chá) de canela em pó
1 xíc. de farinha de trigo
1 col. (sopa) de fermento
1/2 xíc. de leite semidesnatado
1 col. (chá) de essência de canela (opcional)
1/2 xíc. de uva-passa

Cobertura
3 col. (sopa) de açúcar refinado
1/2 xíc. de água
1/2 xíc. de uva-passa
1/2 xíc. de castanha-do-pará picada

Recheio
1 col. (chá) de geleia de framboesa light

Modo de fazer
Para a massa: bata a margarina (em temperatura ambiente) com o açúcar mascavo até formar um creme. Acrescente os ovos e a canela Em seguida, vá adicionando aos poucos a farinha de trigo peneirada, o fermento e o leite de forma alternada. Misture bem. Depois, junte a uva-passa. Em uma forminha para cupcake, coloque 1 colher de sopa de massa, a mesma medida da geleia e mais 1 colher de sopa de massa. Essa medida não deve ultrapassar 2/3 da forminha de papel. Leve ao forno preaquecido a 180° C por 15 minutos.
Fonte:Boa Forma

Para a cobertura: em uma panela, leve o açúcar ao fogo com meia xícara de água e deixe ferver até ficar mais consistente. Jogue um pouquinho sobre o cupcake e salpique a uva-passa e pedacinhos de castanha-do-pará.
Para tornar esta receita mais light substitua o açúcar por sucralose ( forno e fogão), use metade da farinha comum por farinha integral e o leite desnatado.