sábado, 13 de novembro de 2010

Quinoa


É encontrado em forma de flocos, grãos e farinha, em grande parte do Brasil. Dentre os benefícios do consumo, estão a prevenção de câncer de mama, osteoporose e problemas cardíacos, além da melhora da imunidade, da aprendizagem e da memória e recuperação de tecidos, entre outros.
A quinoa pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o milho para biodiesel e o arroz na alimentação.
De que forma consumir?

Este maravilhoso alimento pode ser aproveitado desde as folhas, que podem ser preparadas refogadas, assim como preparamos a couve-mineira, o espinafre, etc, até os botões das flores que podem ser consumidos como brócolis. O grão, que é a forma de mais fácil aquisição, pode ser utilizado de várias maneiras: cozido e temperado como salada, cozido como arroz, utilizado no preparo de sopas, etc.

A farinha é utilizada para preparar mingaus, pães, pudins, massa para panqueca, biscoitos, enfim, basta ter criatividade e aproveitar de diversas formas este alimento.

Onde encontrar?

Você já encontra a quinoa em grãos, farinha e flocos e está disponível em lojas de produtos naturais e alguns supermercados.


Além destes nutrientes, outros também estão presentes na quinoa, como vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês.

Como você pode perceber é um alimento bastante nutritivo, mas assim como qualquer outro alimento é importante consumi-lo como parte de uma alimentação saudável e balanceada. Então, vale a pena experimentar.

Fonte: Cyber diet

Receitas com Amaranto e Quinoa

PÃO ENRIQUECIDO
Uma xícara de farinha de grãos de QUINOA ou AMARANTO. Três xícaras de farinha de trigo. Uma xícara de água. Uma colher e meia de sopa de açúcar. Uma colher de chá de sal. Uma colher de fermento biológico granulado (ou um tablete de 15g de fermento fresco).
Meia xícara de óleo. Amorne a água (aproximadamente 30 a 40°C). Adicione o açúcar, o sal e o fermento. Misture as farinhas e o óleo. Despeje a água com a mistura de açúcar, sal e fermento; amasse e deixe crescer até dobrar o volume. Amasse novamente, coloque em forma e deixe crescer.
Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos.

SALADA
Duas xícaras de grãos de QUINOA OU AMARANTO. Duas xícaras de água. Um a dois dentes de alhos (médios). Meia cebola média. Meia xícara de cebolinha picada. Meia xícara de salsa ou coentro picado. Meia xícara de tomate picado. Meia xícara de pepino picado. Uma colher de sopa de suco de limão. Três colheres de sopa de azeite de oliva. Lave os grãos, adicione a água e coloque para cozinhar por cerca de 8 min. Desligue e espere esfriar. Adicione os temperos, o suco de limão e o azeite; adicione sal a gosto, misture bem e está pronta para servi.

BISCOITO
Uma xícara de grão de QUINOA ou AMARANTO. Uma xícara de farinha de quinoa ou amaranto. Duas xícaras de amido de milho. Três quartos de xícara de água (ou leite). Dois ovos. Meia xícara de manteiga. Meia xícara açúcar. Uma colher de sobremesa de fermento químico. Uma colher de sobremesa de sal. Deixe os grãos de molho por uma noite. Moa no liquidificador, com água e adicione os ovos, o sal e o açúcar. Despeje em uma tigela, bata com a manteiga, o amido e a farinha; adicione o fermento por último. Unte bandejas e despeje em pequenas quantidades. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C. Retire quando começar a dourar (20-30 min).

PANQUECA
Duas xícaras de grãos de QUINUA ou AMARANTO. Uma xícara de farinha de trigo ou amido de milho. Uma colher de manteiga. Um ovo. Duas xícaras de água ou leite. Uma pitada de sal. Deixe os grãos de molho por uma noite. Bata no liquidificador com pouca água no inicio, e após a adição de todos os ingredientes, adicione o restante da água. Aqueça uma frigideira e adicione um fio de óleo. Coloque quantidade suficiente para cobrir o fundo da frigideira, vire após um minuto. Acompanha mel e/ou manteiga. Pode ser usada como panqueca salgada.

TORTA DE AMARANTO
Ingredientes: 3 ovos caipiras 400g de queijo ralado grosso (tipo minas, meia cura) – 1 cebola refogada-150 g de AMARANTO cozido – 3 colheres de sopa de azeite de oliva – sal a gosto.
Modo de Preparo: Misturar a cebola refogada, o amaranto cozido, dois ovos e 300 g de queijo. Colocar em uma forma untada. À parte bata um ovo com o restante do queijo e o azeite. Espalhe em cima da massa e leve ao forno até corar.
SALADA DE OUTONO
2 xícaras de AMARANTO cozido – 1 maço de cheiro verde misto – 2 maçãs – 2 colheres de sopa de azeite de oliva – ½ limão – sal ou molho de soja (shoyu) à gosto. Cortar as maçãs em cubinhos e o cheiro verde bem miúdo. Tempere com o azeite, o limão e o sal. Acrescente o amaranto e sal, se for necessário.
Decore com agrião e rabanete.


Fonte; Empório do Arroz