terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dieta para Quimioterapia


As drogas quimioterápicas poderão provocar efeitos colaterais que muitas vezes influenciam diretamente na sua ingestão alimentar.

Se você não estiver apresentando nenhum efeito colateral (diarréia, constipação intestinal, náuseas e vômitos, perda de apetite, alteração de paladar, mucosite, leucopenia, plaquetopenia), a sua alimentação deve ser de consistência normal ou de acordo com sua aceitação, fracionada (cinco a seis refeições/dia), variando ao máximo os componentes do cardápio, para evitar monotonia alimentar.

A ingestão de líquidos (água, sucos, água de coco, sopas etc.) deverá ser de no mínimo 1,5 a 3 litros por dia, para que haja eliminação da parte tóxica do medicamento. Durante o tratamento a ingestão de bebidas alcoólicas não é aconselhada.
Exemplo de cardápio nutritivo

Para atender a todas as recomendações nutricionais deve-se variar os alimentos diariamente. A quantidade do alimento a ser ingerido varia de indivíduo para indivíduo, pois cada um tem a sua própria necessidade para tanto. Consulte um nutricionista que ele saberá como melhor adaptar a sua dieta com suas necessidades.
Refeições Alimentos Substituições
Café da manhã Leite com alto teor de ferroCafé Pão integralGeléia de frutas Mamão Queijo, coalhadaChá ou achcolatadoPão francês, torrada, bolachaMargarinaFrutas da época
Lanche da manhã Pêra Frutas da época
Almoço Arroz Feijão Peixe cozido Vagem cozida Agrião em salada Azeite de oliva e sal em pouca quantidadeLaranja Massa, batata, polentaLentilha, ervilha, grão de bicoFrango sem pele, ovo ou carne magraChuchu, abobrinha, cenouraAlface, rúcula, catalonia, acelgaErvas aromáticas Frutas da época
Lanche da tarde Mingau de aveia Leite ou iogurte com cereal
Jantar Massa ao sugoFrango assadoEscarola refogadaBeterraba em saladaAzeite de oliva e sal em pouca quantidadeMelão Arroz integral, batata,mandiocaCarne magra, peixe, ovoAcelga, almeirão, agriãoBerinjela, quiabo, tomateErvas aromáticas Frutas da época
Lanche da noite Leite Bolacha cream crackerMargarina Iogurte, queijo Torrada, bolo, pãoGeléia de frutas

Caso apresente algum efeito colateral, algumas mudanças nos hábitos diários e na alimentação também auxiliam o paciente no combate desses sintomas, tais como:

• Prefira alimentos de fácil digestão.
• Procure fazer pequenas refeições várias vezes ao dia.
• Respeite seus gostos e preferências.
• Evite alimentos gordurosos e frituras em geral.
• Coma devagar, mastigue bem os alimentos.
• Prefira alimentos frios, gelados, ou em temperatura ambiente.
• Evite deitar-se logo após as refeições.
• Evite odores fortes.
• Procure ficar afastado da cozinha durante o preparo das refeições.
• Se necessário, adicione um suplemento nutricional para melhorar a ingestão de nutrientes (converse com o nutricionista para saber qual o suplemento indicado para você).
• Procure não exercer atividades que exijam esforço físico.
• Procure vestir roupas leves.
• Converse com seu médico para ajustar a medicação para melhorar os efeitos colaterais.

Petiscos de pão

Bruschetta de escarola e aliche

Ingredientes:
2 fatias de pão italiano
120g de mussarela especial fatiada
30g de aliche
240g de escarola crua
4 dentes de alho
4 colheres (sopa) de azeite

Modo de Preparo:
Doure o alho em uma frigideira. Em seguida, coloque a escarola e deixe até murchar. Reserve. Doure o pão em uma frigideira, coloque a mussarela por cima e leve ao forno até derreter. Retire, coloque a escarola e o aliche por cima e sirva ainda quente.

Crostini de queijo brie com tomate, balsâmico e mel

Ingredientes:
1 baguete média (cortada em 8 fatias de 1 centímetro)
Sal e pimenta do reino moída na hora
8 lâminas de queijo brie
8 tomates cerejas cortados ao meio
2 colheres (sopa) de aceto balsâmico
1 colher (sopa) de mel
Um fio de azeite
Flor de sal e pimenta do reino ralada na hora para finalizar

Modo de Preparo:
Leve as fatias de pão ao forno quente para dourar ou até ficaram firmes. Em uma frigideira, ferva o aceto balsâmico com o mel, deixe reduzir levemente, adicione os tomatinhos e salteie por 1 minuto até estarem completamente envolvidos com o caramelo. Retire do fogo e reserve.
Monte os crostinis usando as fatias de pão como base. Sobre elas, coloque a fatia de brie e depois os tomatinhos. Regue com azeite salpique sal e pimenta do reino. Decore com uma erva fresca de sua preferência.

Tostada de presunto serrano e figo assado

Ingredientes:
2 fatias de pão português
1 tomate maduro
10 colheres (sopa) de azeite virgem
40g de presunto serrano fatiado
2 figos frescos
Pimenta do reino a gosto
1 colher (sopa) de caramelo de balsâmico*

Modo de Preparo:
Corte os figos em quatro partes e coloque-os em uma assadeira. Regue com azeite e salpique pimenta do reino. Asse os figos rapidamente. Em seguida, toste o pão. Esfregue levemente o alho e depois o tomate cortado ao meio. Distribua o presunto serrano, coloque um pedaço de figo em cada quadrante e regue com o caramelo de balsâmico. Corte em quatro partes e sirva.

*Caramelo de balsâmico
Ingredientes
3 quilos de açúcar
350ml de água
3 laranjas (retirar as cascas)
150ml de vinho do Porto
50ml de aceto balsâmico

Modo de preparo
Na panela, derreta o açúcar e coloque o vinho do Porto. Espere o álcool evaporar, adicione a água e as cascas de laranja. Deixe ferver até adquirir ponto de fio bem fino. Misture o caramelo ao aceto balsâmico. Reserve fora da geladeira.

Fonte: IG