sábado, 14 de agosto de 2010

Vantagens do consumo do guaraná

GUARANÁ

Benefícios: Sementes torradas, moídas e reduzidas a pó têm propriedades estimulantes e revigorantes.
Inconvenientes: As sementes têm muita cafeína o que não é recomendado para pessoas que sofrem de dores de cabeça e problemas no coração.
Intimamente associado à atmosfera lendária da região amazônica, o guaraná é um arbusto trepador que pode atingir até 10 m de extensão. Os Índios Maués foram os primeiros à se dedicar ao cultivo do guaraná devido a sua notáveis propriedades afrodisíacas. Da mesma forma eles descobriram que o pó de guaraná dissolvido na água era um poderoso estimulante que auxiliava na realização dos trabalhos físicos mais pesados. Com a chegada dos colonizadores brancos a cultura do guaraná espalhou-se por toda Amazônia atingindo inclusive países limítrofes como a Venezuela, a Bolívia e o Peru. As indústrias de refrigerantes fazem um xarope com a fruta que, em seguida, é modificado, diluído e gaseificado. Essa bebida, além do seu sabor característico e agradável, não contém nenhuma propriedade especial, e deve ser bebido com moderação como qualquer outro refrigerante. Já as sementes possuem uma composição que incluem dois poderosos alcalóides, a cafeína e a teobromina, além de substâncias como o amido, fosfato e tanino. o pó de guaraná é um reconhecido estimulante e revigorante, que pode ser tomado diluído em um pouco de água ou suco. Atualmente alguns desportistas, como os adeptos da musculação e artes marciais, costuma incluir em sua dieta um suco de açaí com guaraná para melhorar seu desempenho nos treinamentos. A combinação desses dois alimentos tem realmente um efeito energético supreendente.
O guaraná estimula o metabolismo facilitando a perda de peso.A quantidade indicada depende de cada caso, pois existem várias situações que este produto é contra indicado ( hipertensão, gastrite, insônia,etc). Pdocure seu médico ou nutricionista para melhor orientá-lo.Não tome sem saber se pode consumir e a quantidade .
Fonte: Alimentação