sábado, 17 de abril de 2010

Conheça tudo sobre o Açaí- A Fruta do momento

Muita gente tem me perguntado se açaí realmente emagrece. Aqui nos EUA, o acaí já virou uma febre tendo sido recomendado pela Oprah Winfrey e outras celebridades. Inexplicavelmente na terra do acaí muita gente diz que nunca comeu a fruta ou nunca ouviu falar de seus benefícios na luta contra o peso.
Apesar das maravilhas que se ouve sobre o “poderes mágicos” do açaí, nada é realmente mágico quando se trata de emagrecimento! Assim como muitos outros alimentos, frutas, vegetais, castanhas, ervas, o açaí também oferece certas vantagens que ajudam a emagrecer, mas vamos deixar algo bem claro desde já ok: o açaí sozinho, assim como qualquer outra coisa isolada, não fará com que você perca 1 só grama, se o resto do “quebra-cabeça do emagrecimento” não estiver montado! Ou seja, se você só come porcaria e não faz exercícios, tomar um copo de suco de açaí por dia terá a verdade o efeito contrário, além de não ajudar na queima de calorias, esse copão de açaí que pode conter até 600 calorias irá é fazer você engordar ainda mais!
O mesmo mecanismo funciona com outros alimentos altamente calóricos que são usados como coadjuvantes no emagrecimento como ovos, nozes, amêndoas, amendoim e salmão. Todos esses alimentos são altamente calóricos e se consumidos dentro de uma dieta já rica em calorias, terão o efeito contrário do que se propõem e simplesmente adicionarão ainda mais calorias ao redor de sua cintura ao invés de ajudar a queimá-las!
Tendo esclarecido que acaí não é a panacéia universal para perder peso, vamos falar de seus benefícios dentro de uma dieta saudável e controlada e um estilo de vida ativo:
PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES
Frutas e vegetais roxos e vermelhos são ricos em antioxidantes. Antioxidantes são substâncias capazes de agir contra os efeitos da oxidação normal que ocorre em nossas células com o tempo e acabam causando diversas doenças como câncer e alzheimer. A oxidação das células também é o que causa o processo de envelhecimento. Alimentos e chás ricos em antioxidantes não só previnem doenças causadas pela degeneração natural das células, como retarda o envelhecimento.
FLAVONÓIDES
O acaí possui flavonóides em quantidade 20 vezes maior que a uva e 10 vezes mais do que cacau. Os flavonóides tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, prevenindo desde doenças cardiovasculares, até câncer e doenças degenerativas do cérebro.
SUPER METABOLISMO
A maior vantagem do açaí para quem quer emagrecer é a sua propriedade de acelerar o metabolismo, aumentando o gasto calórico. Essa vantagem só é aproveitada, no entanto, se você levar uma vida ativa, do contrário, toda essa energia extra acabará trabalhando contra você e se acumulando onde você não quer! Valor nutricional
Por 100g (cem gramas) de polpa:
· Calorias: 247kcal
· Proteínas: 3,8g
· Lipídios: 12,2g
· Fibra: 16,90g
· Cálcio: 118 mg
· Ferro: 11 mg
· Fósforo: 0,5 mg
· Vitamina B1: 11,80
· Vitamina B2: 0,36
· Vitamina C: 0,01
Apesar do alto teor de gordura do açaí, trata-se em grande parte de gorduras monoinsaturadas (60%) e poliinsaturadas (13%),[10] também presentes no abacate. Estas gorduras são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e melhoram o HDL, contribuindo na prevenção de doenças cardiovasculares como o infarto do coração.