quinta-feira, 11 de março de 2010

Idas ao supermercado- Atenção !!!!!

Como você avalia suas idas ao supermercado? Muitas vezes compramos mais do que o necessário ou então, menos do que o necessário, apesar do nosso carrinho estar cheio. Se isso acontece com você, deve ser porque você não escolhe bem o que comprar.

Surpreenda-se em saber que o supermercado pode se tornar um aliado na redução do seu peso.

Sempre faça uma lista de compras antes de sair de casa! Coloque tudo o que precisa nesta lista, separando por itens (limpeza, utensílios do lar, alimentação) e separe os alimentos que vai comprar por refeição (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).

Procure ir após as refeições para o supermercado! Ir ao supermercado com fome nunca é bom pois compramos mais e, normalmente, são alimentos calóricos e sem nenhum valor nutricional. Esta dica vale também para evitar grandes surpresas no seu bolso! Afinal, compramos mais e quem sente é o bolso.

Tenha cuidado com as promoções! Muitas vezes compramos no impulso do melhor preço mas não nos damos conta do que estamos comprando. Aproveite a promoção tendo visão crítica em que você pode comprar e evite alimentos calóricos.

Sempre lemos recomendações deste tipo mas, normalmente, não colocamos na prática sobre verificar a integridade das embalagens e a validade. Estamos sempre com pressa e podemos, em função disso, levar um produto fora do prazo da validade ou com a embalagem violada. Tenha cuidado e, se acontecer, peça para trocar!

Tenha atenção do rótulo! Verifique a quantidade de calorias de um produto para o outro. Depois dê uma olhada no teor de gordura, que deve ser o mais baixo possível! Compare os produtos não só pelo preço, mas pela quantidade do produto por embalagem. Vale mais a pena comprar um produto que tenha 500g com um preço um pouco maior do que um que tenha 400g.

Observe qual é o melhor dia para a comprar as verduras e legumes da sua saladinha! Se possível, procure saber os dias em que estes produtos chegam ao supermercado de sua preferência. Este sempre é o melhor dia para comprar estes alimentos por estarem frescos.

Deixe para comprar os perecíveis e congelados por último! Assim você evita que eles descongelem ou até mesmo se estraguem. Esta dica vale ainda mais para aqueles que moram mais distantes da onde costumam fazer compras.

E, claro, evite passar pelos corredores tido como verdadeiras tentações. Aquele setor de biscoitos, chocolates ou congelados pode ser deixado de lado na sua compra. Ao invés de perder tempo nestas seções, aconselho que você conheça a seção dos diet/light ou demore mais para comprar os ingredientes para aquela saladinha!

A partir de agora, tenho certeza, que você saberá escolher da melhor forma o que comprar e de que maneira proceder em determinadas situações.

Cuidados na Páscoa

Dicas para passar a páscoa sem sair da dieta

A páscoa simboliza um importante feriado cristão que representa a ressurreição de Cristo. É uma época de festividades, em que costumamos reunir a família para celebrar diante de uma mesa farta e fazer a tradicional troca de ovos de chocolate, uma perdição para quem não pode relaxar com a dieta. E as tentações estão por todos os lados. Por se passa as prateleiras estão recheadas com chocolates de diversos tipos e tamanhos, e diante de tanta oferta, fica difícil resistir. Mas como é possível aproveitar essa época sem que ela se torne uma tortura, e continuar mantendo a forma?

Antes de mais nada, é preciso entender que o chocolate, em doses moderadas, não é um vilão. O cacau, matéria prima deste doce, é rico em flavonóides antioxidantes, substâncias que protegem as artérias e o coração, prevenindo a ocorrência de doenças cardiovasculares, além de retardarem o envelhecimento. Alguns estudos também indicam que o consumo moderado de chocolate pode estar relacionado com redução da pressão arterial, inibição da atividade plaquetária – uma das responsáveis pela formação das temidas placas de ateroma – e diminuição da inflamação. Tudo isso acompanhado de diversas vitaminas e minerais e de compostos que estimulam a produção de serotonina, substância que melhora o humor e provoca a sensação de prazer.

Para aproveitar os benefícios dessa delícia, sem abrir mão da dieta, moderar a ingestão é fundamental, já que o chocolate possui um percentual elevado de calorias. Peça aos amigos e familiares que te presenteiem com bombons ou ovos pequenos, ao invés de preferirem a versão grande. Aprecie o chocolate aos poucos, ingerindo um pedacinho pequeno a cada dia, ao invés de devorar um ovo inteiro de uma só vez. O ideal é não ultrapassar 50g por dia.

Além da quantidade, é necessário estar atento também ao tipo consumido. Apesar do número de calorias não ser muito diferente (o chocolate amargo é o menos calórico, seguido do chocolate ao leite e do branco, com maior número de calorias), as versões branca e ao leite possuem maior quantidade de leite na sua composição, o que confere um teor aumentado de gordura saturada, responsável pelo aumento do colesterol, enquanto que o amargo possui mais gordura proveniente da manteiga de cacau, tipo que não provoca aumento no colesterol LDL (“colesterol ruim”).

Lembre-se que a ingestão de calorias já vai estar maior e, por isso, procure economizar no resto da alimentação, abusando das saladas e passando longe das frituras e dos alimentos gordurosos. Aumentar a atividade física será importante para compensar o aumento das calorias causados pelo consumo do chocolate. Além disso, você pode aproveitar para ingerí-lo no melhor momento: após o exercício, o corpo utiliza essa energia para se recuperar, tornando mais difícil o armazenamento na forma de gordura.

E não se engane com os diets. Por não conterem açúcar, é preciso adicionar uma maior quantidade de gordura à sua composição, fazendo com que sejam até mais calóricos. Portanto, devem ser consumidos somente por pessoas que possuam necessidades especiais, como os diabéticos. Já as versões light, por possuírem um percentual de gordura reduzido, são mais indicados para quem deseja perder peso.