segunda-feira, 8 de novembro de 2010

HIPERTENSÃO


Veja abaixo quais os alimentos que devem ser evitados no dia a dia e o que é mais indicado para o consumo diário.

ALIMENTOS PROIBIDOS:

COCA COLA NORMAL , DIET ,LIGHT, EMBUTIDOS, ENLATADOS, SOPAS PRONTAS, TEMPEROS KNORR OU MAGGI, TEMPEROS PRÉ-PREPARADOS, SHOYU,CARNE SECA,TEMPERO DE MIOJO,ADOÇANTE COM CICLAMATO DE SÓDIO,ÁLCOOL, CAFÉ,QUEIJOS AMARELOS,MARGARINA E MANTEIGA COM SAL, BISCOITOS SALGADOS, PASTELARIAS, SALGADINHOS, MOLHOS PRONTOS PARA SALADAS, MAIONESE,AZEITONA,HAMBURGER,SALSICHA, CONGELADOS, PÃO FRANCÊS,FAST FOOD,PIZZA, CATCHUP E MOSTARDA.

O sal deve ser diminuído. Use 1 colher de café rasa sobre a comida do almoço e uma sobre a do jantar.

ALIMENTOS QUE PODEM DIMINUIR A PRESSÃO ARTERIAL:

Alho, damasco, banana, aipo, vegetais verdes, salsinha, alcachofra,atum fresco, salmão, cavala, arenque, azeite de oliva, alimentos ricos em fibras e vit.C e alimentos ricos em cálcio (ex: leite desnatado, queijos brancos sem sal e margarinas sem sal).

DICAS:

Ø Inclua , no mínimo, 1 colher de sopa de azeite na salada.
Ø Cozinhe sem adicionar sal, coloque outros temperos para melhorar paladar,como:limão,açafrão,gengibre,alecrim,curry,estragão,man-jericão,hortelã,alho,cebola,cheiro verde,coentro,orégano, pimenta, cravo e canela.
Ø Coma peixe três vezes por semana.
Ø Limite o uso do álcool em uma a duas doses por semana.
Ø Perca 5% de seu peso, isto vai ajudar a melhorar sua pressão.
Ø Faça exercícios regularmente.
Ø Se você é fumante, faça um tratamento para parar de fumar. A nicotina aumenta a pressão arterial e favorece o acúmulo de gordura nas artérias.
Ø Aprenda a relaxar, o estado emocional influencia muito na pressão.
Ø Não coloque saleiro na mesa.
Ø Use limão e vinagre para temperar sua salada.

Patrícia Brigagão Mendes
Nutricionista

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