terça-feira, 15 de junho de 2010

Colágeno- Quais os alimentos mais ricos?

Alimentos formadores de colágeno


O organismo começa a reduzir a produção de colágeno a partir dos 25 anos de idade. Aos 50, produz apenas 35% do colágeno necessário. Nas mulheres,devido à diminuição do hormônio estrogênio na menopausa, a queda é mais acentuada.

A perda do colágeno em nosso organismo, pode ser atenuada por meio de uma alimentação equilibrada. A dieta rica em proteínas magras estimula a produção de colágeno. Para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo, é importante consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre,selênio,zinco e silício, afirma Dra.Daniela Graff.

O silício está presente no corpo humano (pele, cabelo, unhas, cartilagens, etc..) desde a fase fetal e vai diminuindo com a idade (após os 30 anos). É um oligoelemento que temos no organismo com a função de regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação (colágeno, elastina

ALIMENTOS FIRMADORES DA PELE - Formadores de colágeno

PROTEINAS MAGRAS- Atum,Salmão,ovo,peito de peru ou frango,queijo cottage,iogurte desnatado

VITAMINA C - caju, kiwi, acerola, goiaba, laranja, cenoura, pepino

VITAMINA A e E - cenoura

ZINCO - avelã ,amêndoa, castanha do Pará, ovos, frutos do mar

SELENIO - nozes, salmão, arroz preto, frango, carne

SILÍCIO - aveia, cevada, salsa, nabo, avelã, feijão, centeio, trigo, banana, alho, alcachofras, Alho porro,Cebola, Aspargos, Mel, Morango, Nabo, Pepino, Pinhão, Tâmara.

COBRE - fígado bovino, caju, avelãs, cogumelos, lentilha e aveia

Enzimas que fortalecem o colágeno e as fibras elásticas- abacaxi

DICAS

EVITAR - fumo, álcool e ingestão de gordura saturada

A gelatina tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele .

Atenção para pessoas que consomem alimentação vegetariana. Nestes casos, é aconselhável ingerir cápsulas de colágeno via oral para complementar a alimentação.
Consulte um nutricionista para melhor lhe orientar.

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